Raça de gato - Oriental



O nome do Oriental não significa que ele tenha origem oriental (embora certos exemplares descendam, de fato, do Extremo Oriente). Refere-se a um grupo de raças com um corpo flexível e esguio, os olhos oblíquos, as orelhas grandes e pontiagudas e o pêlo fino e curto, descende do Siamês.

Nacionalidade: Tailândia
Porte: Médio
Temperamento: Dependente
Nível de Energia: Alto
Tipo de Pêlo: Curto
Valor Estimado: R$ 250 à R$ 600


História e Origem

A raça Oriental é originária do Egipto dos tempos dos faraós. Existem pinturas, esculturas e relevos daquela época que denunciam sua existência. Como todos os gatos que tiveram o privilégio de viver no mundo antigo, o Oriental era considerado um objecto sagrado. Por esse motivo, os sacerdotes e faraós o protegiam com todos seus poderes. Segundo a lenda, era tido em tão alta consideração, que se alguém o matasse, deveria pagar com a própria vida.
Após a invasão do Império Egípcio espalhou-se e se misturou com outras, perdendo sua pureza. O Oriental recuperou suas verdadeiras características somente depois de selecções rigorosas.
Começou-se a criar-se o Oriental na metade da década de 1970, nos EUA. Dez anos antes, na Inglaterra, a mesma raça já era conhecida com o nome de Foreign Shorthair (Estrangeiro de Pêlo Curto). Na Inglaterra dos anos 20, estes Siameses de cor uniforme, foram excluídos da categoria siamesa, tendo sido denominados de Foreign pelos seus criadores. Tanto nos EUA como na Inglaterra, os Siameses acasalaram-se com outros gatos de pêlo curto para produzirem um tipo elegante de Foreign, sem malhas nas pontas. O reconhecimento oficial foi concedido no final da década de 1960.

Características


O gato Oriental é muito parecido com o Siamês. Aliás, os dois estão classificados dentro do mesmo grupo e possuem praticamente o mesmo padrão oficial. Com excepção da cor dos olhos – que no Oriental é verde e no Siamês azul, bem como a coloração da pelagem, e ainda pequenos detalhes, como a cauda que no Siamês é mais grossa na base do que a do Oriental, – as diferenças entre as duas raças são mínimas, sendo imperceptíveis até mesmo a muitos criadores.
Os orientais são corpulentos, elegantes, apresentam a constituição física do Siamês. Devem ter a cabeça em forma de um triângulo perfeito, larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direcção do queixo, com contornos delicados. Os olhos são oblíquos, em forma de amêndoas, inclinados em direção ao nariz. As orelhas devem ser grandes e pontiagudas. existem Orientais de pêlo curto e de pêlo longo.
De uma forma geral os machos são maiores que as fêmeas e ambos apresentam um corpo bastante resistente, além de serem bastante dispostos e ativos.


As cores

São agrupadas em classes solido, shaded, smoke, tabby e bicolor.

Cores uniformes: branco, de preferência com olhos azuis ou verdes .
Sombreados: prata (Shaded Silver), subpêlo branco com pêlo mais longo ponteado de preto. Olhos, lábios e nariz com contorno preto, camafeo igual em vermelho.
Esfumaçados:
> Preto fumê (Ebony Smoke): subpêlo branco intensamente ponteado (Tipped) de preto
> Azul fumê (Blue Smoke): igual ao anterior, mas em cinza
> Marrom fumê (Chesnut Smoke: igual, mas em marrom;
> Lilac fumê (Lavander Smoke): igual, mas em vermelho.
Atigrados: estão admitidos todos os desenhos e cores deste tipo (como no Europeu de Pêlo Curto).
Particolor:
> Casco de tartaruga (somente fêmas): manto preto com grandes manchas de cor avermelhada e creme;
> Azul-creme: manto cinza com grandes manchas de cor creme;
> Chestnut-tortie: manto marrom com grandes manchas de cor rosada e creme;
> Lavanda-creme: manto cinza com grandes manchas de cor creme.






Temperamento

Possui a mesma energia e curiosidade do Siamês, esperto, está sempre em movimento, é capaz de saltar muito alto e mia com bastante frequência. É extremamente apegado ao dono e mais dócil que o Siamês. Adapta-se facilmente a diferentes ambientes, aceita bem a presença de outros gatos e animais. Se alguma coisa correr mal fica nervoso e assustado, eriça seus pêlos e dá grunhidos selvagens.
Dependente, costuma se apegar mais a uma pessoa em especial. Gosta da rotina diária do lar, de receber atenção e as brincadeiras o deixam feliz. Aprende hábitos de higiene com facilidade. Aceita bem a presença de outros gatos e animais.
Adapta-se facilmente a diferentes ambientes.
Manter este gato limpo pode ser um problema, dependendo do tipo de pêlo que este tiver. Apesar da maior parte dos Orientais serem fáceis de escovar, alguns precisam de mais atenção.


Fonte: catish.net / br.viarural.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...