Alergia a esmalte de unha

O esmalte além de deixar nossas unhas bonitas, auxilia no fortalecimento e protege de agressões diárias. Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é que ele pode causar alergias. Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, que está presente na resina do esmalte e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto, o tolueno, que é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e a mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolado.

O nome que se dá a esta alergia é dermatite de contato ou eczema de contato. Os principais sintomas da alergia a esmalte de unha são inchaço nas pálpebras, vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos (lugares onde levamos as mãos com freqüência).

A base incolor aplicada antes do esmalte dá alergia?

Sim,ela tem os mesmos produtos que o esmalte,sendo que a quantidade de resina (tolueno, sulfonamida, formaldeído) é maior, para aumentar a aderência do esmalte.

 
Como posso saber se tenho alergia a esmalte de unha?

Apresentando os sintomas da alergia a esmalte de unha, o ideal é procurar um médico para fazer um teste de contato. Aplica-se uma fita nas costas da paciente contendo 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas presentes no esmalte. Após 48 horas a fita é retirada e é feita a primeira avaliação, observando se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde. Uma segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local de determinada substância aparece vermelhidão e até mesmo bolhas.

 
Tratamento

O tratamento para alergia a esmalte de unha ou dermatite de contato é feito através de medicações para controlar as lesões, como em qualquer outra alergia. Pensando nas mulheres que sofrem com esta alergia e não podem usar os esmaltes convencionais, mas querem estar com as unhas sempre bonitas, foram criados os esmaltes hipoalergênicos.

Há algum tempo atrás não era fácil encontrar esmaltes sem as substâncias causadoras de alergias, mas hoje em dia, muitos fabricantes já disponibilizam linhas específicas destes produtos, inclusive lançando versões hipoalergênicas das tendências em cores de esmaltes.

 

Usei um esmalte antialérgico e continuei tendo alergia, é normal?

No esmalte antialérgico ou hipoalergênico,o formaldeído e o tolueno são substituídos por outra resina.Você pode ser alérgica a esta nova resina,ou a algum outro componente do esmalte.

 

Saiba quais são os esmaltes nacionais sem formaldeído e tolueno

Algumas marcas nacionais com linhas especiais sem formaldeído e tolueno

Importados (que encontramos no Brasil) sem formaldeído e tolueno

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...