Artes Marciais criadas nos Estados Unidos e no Brasil

Existem milhares de tipos de lutas, sendo que cada país possui as suas próprias artes marciais. Listamos aqui as artes marciais que foram criadas nos Estados Unidos e no Brasil. Algumas delas já se expandiram para outros países, e até para outros continentes. Aqui foram listadas apenas aquelas em que conseguimos encontrar informações a respeito.

 

Estados Unidos

Artes Marciais Mistas

Frequentemente conhecidas sob seu acrônimo em inglês: MMA - mixed martial arts, são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão. Dentre as organizações responsáveis pelos torneios de artes marciais mistas, as principais são o Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships.

As artes marciais mistas modernas têm suas raízes em dois acontecimentos: as exibições de vale-tudo no Brasil, e o shootwrestling japonês. O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da arte marcial brasileira Gracie jiu-jitsu, começou a convidar um competidor de cada modalidade distinta de luta para participar do mesmo evento.

Com o sucesso do UFC, os japoneses criaram, em 1994, o Free Style Japan Championship ou Open Free Style Japan — eram os dois maiores torneios de MMA do mundo. Ao contrário do PRIDE que reinou absoluto entre 1997-2007, O UFC passou por um período de baixa, perdendo valor e sendo proibido em vários estados dos Estados Unidos.

Em 2007 O UFC compra o Pride, levando vários atletas do Japão para os EUA e tranformando o UFC na maior organização de MMA do planeta. O Vale Tudo tornou-se imensamente popular, rapidamente se tornando o segundo esporte mais popular em termos de vendas de ingressos, no Brasil por trás do futebol.

 

Jeet Kune Do

Também conhecido como Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee. Recentemente, em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar o estilo. Estilo, sem formas fixas, o Jeet Kune Do é um sistema criado por Bruce Lee, que mais que uma arte marcial, é uma síntese de seus próprios pensamentos.

Segundo sua mulher, Linda Emery Lee, Bruce sempre se considerou primeiro um artista marcial, depois um ator. Aficionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Bruce acreditava que a velocidade era elemento fundamental do combate, e que as técnicas mais simples eram mais rápidas, tanto em velocidade de reação, quanto de aplicação.

Através de experiências em combates reais, percebeu certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos de seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Os estilos pesquisados e sintetizados por Lee são o Boxe, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling), o Wing chun (Ving Tsun) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man entre outros.

A abordagem filosófica do Jeet Kune Do é o mais importante do sistema, já que ele não se limita a conjuntos de movimentos. Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações. Jeet Kune Do é um método pessoal, onde o praticante adapta o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo.

Na maioria dos estilos tradicionais, todos os alunos são obrigados a fazer as mesmas técnicas, independente de seu tamanho, peso ou condição física. Já no caso de adaptar o estilo ao corpo, a situação se inverte, e o aluno aprende mais facilmente. Para Bruce Lee, o Jeet kune do é um método pessoal que se desenvolve no íntimo de cada um e a sua filosofia não se limita apenas a um conjunto de movimentos, mas sim à “liberdade de expressão” que um lutador tem e manifesta em combate.

 

Kajukenbo

Arte marcial híbrida, que combina o caratê, o judô, o jujitsu, o kenpō e o wushu. Durante dois anos (1945-1947) os fundadores combinaram seu conhecimento com a prática. Em 1959, o "sijo" Emperado adicionou as técnicas do wushu no kajukenbo e mudou esta arte em uma combinação fluente de técnicas duras e "suaves". Charles Gaylord, Tony Ramos, e Aleju Reyes, que tinham recebido os seus cintos pretos de Emperado, transmitiram o kajukenbo no continente americano.

Atualmente, o kajukenbo tem mais agarramentos e arremessos que outras escolas de kenpō, e inclui vantagens em junções, os golpes baixos e os ataques com a ajuda de combinações. Embora os tipos diferentes do kajukenbo tenham uma base comum, as variações são possíveis. Em algumas escolas de kajukenbo, a assim chamada Oração de Kajukenbo (Kajukenbo Prayer que é escrito por Frank Ordonez) tem um papel importante, mas na maioria de escolas falta este tipo de misticismo.

O Kajukenbo surgiu na Europa na década de 1970. Teve um desenvolvimento considerável sendo que continua a crescer. Existem ainda na Europa outras escolas de Kajukenbo que provêem de outras organizações de Kajukenbo tais como a KAA do 'Gaylord Method' ou ainda outras correntes como o denominado 'Kajukembo'.

 

Kickboxing Americano

Também chamado de boxe americano. É um esporte de combate que teve sua origem através das técnicas de boxe e caratê. Essa arte foi criada com o anseio de mais expressão dentre as artes marciais. O kickboxing americano surge no inicio dos anos 70 promovido pela Professional Karate Association (PKA), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de artes marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais como o taekwondo e o caratê juntamente com as técnicas de punhos do boxe inglês.

A intenção era criar um novo esporte onde os praticantes de caratê dos Estados Unidos poderiam lutar com contato pleno e com rounds como no boxe, já que eles não eram autorizados a atingir uns nos outros em torneios de caratê tradicional. O primeiro evento de kickboxing americano foi realizado em 17 de Janeiro de 1970, com uma luta entre Joe Lewis e Greg Baines.

Este sistema de combate tomou corpo após uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de caratê Dominique Vallera em Long Beach, no Mundial de Caratê de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do contato pleno. Muitas questões foram levantadas sobre o alto risco de lesão quando o esporte começou. Nos anos 80 surge um novo estilo de full contact promovido pela WKA, o full contact com lowkick (kickboxing) por influência do muay thai.

Atualmente, o kickboxing americano é organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton), WUFC (World Ultimate Full Contact), WFCA (World Full Contact Association), FCFF (Full Contact Fighting Federation), WKA (World Kickboxing Organization). Como este é um esporte relativamente novo, não existem tradições de longo prazo.

As regras contrastam com o muay thai, onde o uso de cotovelos e joelhos são permitidos. O Ultimate Full Contact é uma competição completa onde são permitidos todos os recursos lutando-se de pé ou no chão usando as técnicas mais eficazes de todas as distâncias de combate, técnicas estas executadas com contato pleno (full contact) tornando-o um desporto de combate difícil e exigente, mas impressionante e espectacular, pois é bastante dinâmico, exigindo muita resistência, concentração inteligência e astúcia dada a sua complexidade e duração (realizado com rounds longos ou sem limite de tempo) sendo o resultado aos pontos, por submissão ou nocaute.

O Brasil tem alguns dos maiores lutadores de full contact do mundo. O full contact foi introduzido em Portugal nos anos 70, nomeadamente na zona dos Olivais e Sacavém por acção de vários lutadores e mestres de artes marciais.

 

Brasil

Capoeira

É uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

A história da capoeira provavelmente começa com o início da escravidão africana no Brasil. A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática.

Muitos historiadores defendem que de facto a Capoeira é angolana, tendo as suas raízes na arte marcial "Kabetula" também conhecida por "jogo da zebra" que devido à proibição colonial de lutas entre escravos, evoluiu para uma espécie de dança, que camuflava a luta em si. Já existiam registros da prática da capoeira nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife desde o século XVIII, mas o grande aumento do número de escravos urbanos e da própria vida social nas cidades brasileiras deu à capoeira maior facilidade de difusão e maior notoriedade.

Houve até uma proibição, onde qualquer cidadão pego praticando capoeira era preso, torturado e muitas vezes mutilado pela polícia. Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história.

Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Em pouco tempo a notoriedade da capoeira de Bimba demonstrou ser um incômodo aos capoeiristas tradicionais, que perdiam espaço e continuavam a ser malvistos. Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior.

O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro.

 

Jiu-jitsu Brasileiro

É uma arte marcial brasileira e estilo de judô desenvolvido pela família Gracie, no quartel inicial do século XX, que se tornou a forma dos descendentes do jiu-jitsu (excepto o judô) a mais difundida e praticada no mundo, mormente depois das primeiras edições dos torneio misto de artes marciais UFC, nos idos da década de 1990.

A despeito do nome da modalidade ser jiu-jitsu, a bem da verdade, a modalidade foi desenvolvida como especialização e ênfase das técnicas de controle e luta de solo, ne waza e katame waza, e ínfima atenção às técnicas de luta executadas de pé, tate waza. O criador do estilo foi, em princípio, Carlos Gracie, que adaptou o judô com especial apreço à luta de solo, haja vista que sua mirrada compleição física punha-lhe em severa desvantagem contra adversários de maior porte.

Pequeno e frágil por natureza, Carlos encontrou no judo (na época ainda conhecido como "Kano jiu-jitsu") o meio de realização pessoal que lhe faltava. Detentor de uma eficiente técnica de defesa pessoal, Carlos Gracie vislumbrou no jiu-jitsu um meio para se tornar um homem mais tolerante, respeitoso e autoconfiante. Lutando contra adversários vinte, trinta quilos mais pesados, Gracie e seus irmãos logo conseguiram fama e notoriedade nacional.

Ao modificar as regras internacionais do judo e jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história esportiva mundial. Anos depois, a arte marcial passou a ser denominada de gracie jiu-jitsu ou brazilian jiu-jitsu, sendo exportada para o mundo todo, até mesmo para o Japão.

O jiu-jitsu hoje é o esporte individual que mais cresce no país: possui cerca de 350 mil praticantes com 1.500 estabelecimentos de ensino somente nas grandes capitais. Com a criação da Federação de Jiu-Jitsu Brasileiro, as regras e o sistema de graduação foram sistematizados, dando início a era dos campeonatos esportivos. O jiu-jitsu brasileiro tradicionalmente é lutado com kimono trançado (embora haja a modalidade jiu-jitsu sem kimono) e as técnicas visam levar o adversário a uma posição chamada de finalização, o que significa que, se levada adiante, causaria a fratura de um osso ou a morte por asfixia respiratória ou circulatória.

 

Kombato

Sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileira, calcado nos princípios das forças militares. O sistema é utilizado por guarda-costas para proteger autoridades, empresários e celebridades. Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente. O Kombato é praticado por diversas organizações no Brasil e já existe em outros países, como EUA, Itália e Moçambique.

 

Luta Marajoara

Estilo de wrestling tradicional brasileiro praticado no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó. Segundo o pedagogo Márcio Vitelli, um estudioso das tradições da região marajoara, as origens da luta marajoara ainda são desconhecidas. Atualmente existem as lutas marajoara tradicional e desportiva.

 

Maculelê

Tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.

Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro, chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação. A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito. Existem diferentes versões para cada lenda, mas a maioria mantém como base o ataque rival, a resistência solitária e a improvisação dos dois bastões como arma.

O maculelê é uma dança que pode envolver mulheres e homens. Hoje em dia a maioria das apresentações de maculelê usam como vestimenta as saias feitas de sisal, além de pintura corporal tradicionalmente indígena. A música no maculelê é composta por percussão e canto.

 

Morganti Ju-jitsu

Estilo de ju-jitsu idealizado por Ricardo Morganti, faixa preta de vários estilos de artes marciais. Ju-jitsu "significa arte suave" era a técnica usada pelos samurais no combate corpo a corpo, onde eram aplicados defesas, desequilibrantes e luta de solo. O Morganti Ju-Jitsu é um caminho para se viver. Muitos faixas pretas começaram a disseminar o MJJ pelo mundo, divulgando a arte para outros países.

Ao todo são cerca de 180 técnicas diferentes, sendo que se contabilizado as variações de cada técnica o total de técnicas chega próximo a 1800 técnicas, divididas em técnicas traumatizantes (socos e chutes), desequilibrantes (quedas) e de solo.

 

Seiwakai

Estilo de caratê criado em 1996 pelo Kancho Ademir da Costa, derivado do Kyokushin (caratê-dô de combate). O brasileiro Ademir da Costa foi um reconhecido lutador no estilo Kyokushin, mas desentendimentos iniciados após a morte do fundador Masutatsu Oyama em 1994 o levaram a romper com a organização e fundar seu próprio estilo.

A exemplo dos demais estilos de caratê, a graduação é feita conforme a corda da faixa, ou obi.

 

Huka-huka

Arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato Grosso. Como luta ritual, o huka-huka é praticado durante o Quarup e possui simbolismo competitivo, onde a força e virilidade dos jovens é testada. O huka-huka vem sendo introduzido, em caráter experimental, na formação de policiais militares do estado de São Paulo, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...