Como aplicar douração em cera em móveis

Aplicar um acabamento dourado ou a douração é uma opção para restaurar seu móvel de madeira. Este processo pode ser utilizado para decorar entalhes, molduras de espelhos entalhadas e painéis em móveis para criar um efeito especial.

O método tradicional de douração é a colagem com folhas de ouro, feito com folhas de ouro muito finas. A folha de ouro é bonita e durável, porém, também muito cara. O bronzeamento, uma técnica de douração mais recente, é feita com ouro em pó, misturado com um veículo ou aplicado diretamente.

Entretanto, poderá esmaecer com o tempo. O pó para o bronzeamento é feito em ouro, prata, cobre e outras cores, geralmente utilizado com estênceis em móveis.

A maneira mais fácil de aplicar o ouro é a douração com cera. A cera para douração é uma pasta nas cores ouro, prata, bronze, cobre e colorida vendida em lojas de material para artesanato. É barata e se parece muito com a folheação a ouro. A cera para douração é a melhor escolha para frisos ou para destacar pequenas áreas.

Para obter melhores resultados utilize sobre tinta para folheação.

 

Técnicas de aplicação

Para receber a douração, a superfície deve estar limpa. Remova toda a cera e sujeira. Caso esteja trabalhando em um porta-retrato, limpe suavemente a superfície com um pano úmido e deixe secar bem.

Para obter um efeito dourado mais profundo, pinte a área a receber a douração com tinta para folheação a ouro, utilizando um pincel de 1/2 polegada. Deixe a tinta secar completamente, aproximadamente 30 minutos, e então aplique a cera de douração.

Para aplicar a douração, molhe um pincel para artesanato ou um pedaço de pano macio em terebintina e então na douração; caso a douração esteja em um tubo, esprema uma pequena quantidade para fora do tubo para facilitar a aplicação.

A cera da douração é espessa; aplique-a em pouca quantidade, uniformizando-a. Pressione delicadamente enquanto trabalha, uniformizando ou pincelando para frente e para trás, para que brilhe.

Quando toda a superfície estiver coberta, deixe a douração descansar por aproximadamente uma hora, então faça um polimento cuidadoso da superfície, somente em uma direção, com um pano macio. O polimento distribui e destaca a douração. Não é necessário nenhum acabamento ou proteção superficial.

Dica: Aplicar estêncil em móveis de madeira é uma forma mais simples e econômica de decorar um móvel.

Fonte: casa.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...