Curiosidades sobre alimentos

Na Roma Antiga, era costume quebrar a casca dos ovos sobre o prato para evitar que os maus espíritos lá se escondessem.

Um ovo de avestruz corresponde a uma dúzia de ovos de galinha.

As fatias de Tomar, doce típico português, necessitam de 24 gemas de ovo para serem confeccionadas.

Devido a uma crença de que os ovos ruivos são melhores do que os brancos, na Turquia era hábito ferver os ovos em café para lhes dar sabor e cor.

A massa contém hidratos de carbono que possuem grande valor dietético graças à fibra que contêm. Por isso mesmo, os pratos de massa contêm menos gorduras e até menos calorias que outros alimentos.

Uma parte do malte utilizado nas fábricas de cerveja é por vezes substituído por desperdício de arroz.

É possível extrair do arroz um óleo idêntico ao extraído do amendoim.

O arroz só passou a ser utilizado na gastronomia a partir do século XIX.

O arroz faz parte da alimentação básica de mais de metade da população mundial.

Cada bago de arroz é composto por 0,6% de gorduras, 7% de proteínas, 80% de hidratos de carbono e aproximadamente 12% de água.

O Chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter, que vendeu o conceito para o seu vizinho Henri Nestlé.

30 gramas de chocolate contém cerca de 20mg de cafeína.

O café é a semente de uma cereja da árvore do gênero Coffea.

Três quartos dos peixes capturados são comidos - o resto é usado para fazer coisas como cola, sabão, margarina e fertilizantes.

Em setembro de 1999 Dustin Philips dos EUA estabeleceu um Recorde Mundial no Guinness bebendo uma garrafa de 400 ml de molho de tomate com um canudo em 33 segundos.

Para fazer um quilo de mel, as abelhas têm que visitar 4 milhões de flores e percorrer uma distância igual a 4 vezes ao redor da Terra.

Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é uma fruta.

Depois de tomates, as bananas são as frutas mais populares do mundo. Nos países ocidentais, elas representam cerca de 3% do total de vendas de uma mercearia.

Muitas pessoas reclamam quando as bananas estão maduras demais ou mesmo "sardentas". O fato é que as bananas manchadas são mais doces, com um teor de açúcar maior que 20%, comparado com 3% em uma banana verde.

Cerca de 44 milhões de toneladas de bananas são produzidas anualmente, em comparação com mais de 60 milhões de tomates. As maçãs são as terceiras mais populares, com uma produção de aproximadamente 36 milhões de toneladas, depois são as laranjas com 34 milhões de toneladas por último a melancia com 22 milhões de toneladas.

O termo científico para o tomate comum é Lycopersicon lycopersicum, que significa "pêssego lobo".

Há mais de 10 mil variedades de tomates.

O abridor de latas foi inventado 48 anos depois que as latas foram introduzidas no mercado.

Nos últimos 40 anos a produção de alimentos aumentou mais rapidamente do que a população.

Na Idade Média, o açúcar era um luxo e custava 9 vezes mais do que leite.

Mais de 90% de todos os peixes capturados são do hemisfério norte.

O vinho é vendido em garrafas coloridas, pois ele estraga quando exposto à luz.

Aproximadamente um bilhão de caracóis são servidos em restaurantes por ano.

A vitamina A evita a "cegueira noturna". Nas cenouras podemos encontrar uma grande quantidade dessa vitamina. Sendo que apenas uma, nos fornece mais de 200% da ingestão diária recomendada de vitamina A.

Cenouras têm conteúdo zero de gordura.

O chá foi descoberto em 2737 AC por um imperador chinês quando algumas folhas de chá caíram acidentalmente em uma panela de água fervente.

Cebola, maçã e batata têm o mesmo gosto. As diferenças nos sabores são causadas pelo cheiro.

Os americanos comem duas vezes mais carnes do que os europeus.

O termo "água com gás" foi inventado em 1798.

A água com gás foi patenteada por Samuel Fahnestock em 1819 e em 1835 foi disponibilizado a primeira garrafa com água com gás.

O primeiro refrigerante gelado foi vendido em 1874  nos EUA.

A primeira bebida com sabor cola foi introduzido em 1881.

Coca-Cola foi inventada em Atlanta, Georgia pelo Dr. John S. Pemberton em 1886.

Pepsi - Cola foi inventada por Caleb Bradham em 1890 como uma ajuda digestiva e impulsionador da energia. Foi renomeado como Pepsi-Cola em 1898.

A primeira bebida diet, chamado de "Bebidas No-Cal" foi lançado em 1952.

Latas de alumínio foram introduzidos em 1957 e dois anos mais tarde, o primeiro refrigerante sabor cola foi vendido.

Garrafas de plástico foram usadas para refrigerantes em 1970.

China usa 45.000.000.000 pauzinhos por ano. 25 milhões de árvores são derrubadas para fazê-los.

O Chocolate é o sabor número "um" dos alimentos no mundo, batendo os sabores de baunilha e banana por 3 a 1.

As melancias são compostas por 97% de água, os alfaces 97%, os tomates 95%, as cenouras 90% e os pães 30%.

Se os estudantes comerem castanhas cozidas meia hora antes de um exame dificilmente ficarão “em branco”.

Se você pensa que o estômago ronca quando está com fome você está enganado. O estômago está sempre trabalhando e quando ele fica vazio faz esse barulho característico, mas isso não significa que a pessoa está com fome.

Comer devagar emagrece. Se mastigar bem os alimentos, demorará mais tempo para sentir fome e acabará assim comendo menos.

Comer à noite engorda. Se comer muito à noite e ir dormir logo em seguida não haverá gasto de energia.

Os tomates podem ajudar a tornar a pele mais jovem durante mais tempo e prevenir queimaduras solares.

O melão amarelo, devido ao seu baixo teor calórico, é recomendado para quem quer emagrecer. Uma das suas propriedades principais é o seu carácter anti cancerígeno.

A ação medicinal do alho é muito variada. Não se limita apenas aos aparelhos circulatório e digestivo. Graças ao seu efeito expectorante alivia a tosse e facilita a expulsão de mucosidades. O alho não só diminui os níveis de açúcar como aumenta os da insulina.

A vitamina C é fundamental para o desenvolvimento dos dentes, das gengivas e dos ossos, facilita a absorção de ferro, ajuda a metabolizar as gorduras e estimula o sistema imunitário e a capacidade de reparação dos tecidos.

Tanto a laranja como a toranja contêm vitaminas e antioxidantes que são fundamentais na prevenção do cancro do pulmão. A laranja é ainda uma grande ajuda nos problemas circulatórios, já que fortalece os vasos sanguíneos.

O abacate é o substituto ideal da carne. É a fruta com maior conteúdo natural em gorduras, especialmente na forma de ácidos gordos polinsaturados, que não elevam os níveis de colesterol. É indicado para as pessoas que querem ou devem evitar as gorduras animais na sua dieta.

Para estimular o apetite tome meio copo de sumo de limão 20 minutos antes das refeições.

Os cientistas defendem que a soja reduz os afrontamentos, previne a perda de massa óssea e diminui o colesterol total.

O kiwi é um dos frutos mais ricos em vitamina C. São quase 1mg por grama de fruta.

A laranja é chamada de "o alimento solar" porque é a fruta que mais armazena sol. Comer uma laranja no inverno é como absorver a energia protetora do sol de verão.

Graças à sua variedade de vitaminas e oligoelementos a laranja melhora o tom vital, reforça o desejo e a potência sexual, afugenta a apatia e o desânimo e é a melhor aliada contra o stress e a depressão.

As cerejas, graças ao seu conteúdo em fibra, água e potássio, e aos seus elevados níveis de ácidos salicílico, são laxantes e diuréticos, e ajudam a eliminar os níveis de ácido úrico no sangue, dividindo assim o reumatismo e a gota – antiácidas, são também um remédio contra indigestões.

O kiwi reforça o sistema imunitário, fortalece veias e artérias, ajuda a evitar infecções (constipações, afonia, bronquites e gripes, entre outros), favorece a absorção de ferro, estimula a produção hormonal, melhora a agudez visual e a saúde de tecido conectivo, de modo que proporciona uma prevenção eficaz contra lesões cartilaginosas e entorses.

O limão destaca-se como poderoso antibiótico e anti-septico. Com notáveis efeitos bactericidas, e um protetor eficaz contra doenças contagiosas, capaz de destruir micróbios e vírus em poucos minutos. Desintoxicante e purificador, a ingestão de limão elimina as substâncias estranhas e nocivas que se alojam no corpo e combate as impurezas do sangue nivelando de modo natural o regular funcionamento dos órgãos.

A maçã tem efeitos diuréticos, indicados no tratamento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, e outras doenças associadas a retenção de líquidos. Também reforça o sistema imunitário e os vasos sanguíneos, e estabiliza o açúcar no sangue. Além disso é muito útil para o rejuvenescimento da pele.

A cor rosada da polpa da melancia permite reduzir o risco de certos tipos de cancro, especialmente da próstata.

O morango fortalece os ossos, o cabelo e a pele.

O pêssego, devido ao seu alto conteúdo em vitamina B3, que combinada com o magnésio, selénio e zinco, melhora o estado de espírito e liberta da intranquilidade e de nervosismo. Por isso o pêssego é um fruto recomendado para superar as situações de stress.

A uva por ser um dos frutos mais energéticos, representa um combustível direto para o cérebro.

O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo em um prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a deitar os grãos soltos diretamente para o fogo. Outra forma era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afeta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

Os buracos do queijo suíço são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a dar-lhe o seu sabor característico.

Apesar do café ser geralmente passado com água fervente, estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar a infusão de café é de 95 a 98 graus centígrados. Ou seja, alguns instantes antes da fervura. A água fria demais não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos, enquanto que a água fervente provoca um elevado aumento do índice de acidez da bebida, prejudicando seu sabor.

O requeijão catupiry é uma criação brasileira. Ele foi inventado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".

A barriga avantajada dos bebedores de cerveja faz crer que esta bebida é engordante. A ciência não confirma o mito. O problema é outro. Um copo de cerveja tem 70 calorias, a mesma coisa que um bife saudável. Ninguém come 10 bifes de uma assentada, mas engole 10 copos de cerveja, conversando com os amigos no bar.

O milho é um portento da natureza. Afora ser alimento precioso, dele se obtêm muitos produtos, desde a cola fina, usada em selos e envelopes, ao óleo comestível. Do milho pode-se se extrair matéria-prima para fabricar tintas, tecidos, papel, substitutos da borracha, sabão, álcool e até pólvora sem fumaça.

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...