Dicas para criar um bom portfólio


Um bom portfolio é a chave para o sucesso profissional.
Portfolio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa e pode ser considerado seu perfil público. Se você pretende desenvolver seu próprio portfólio deverá seguir alguns passos para que ele fique bom e lhe renda frutos.
As regras não são difíceis, são apenas pequenos detalhes que se deve dar atenção e que farão a grande diferença. Alguns itens são essenciais em um portfólio, veja:

1 - O domínio deve ser pequeno e fácil de lembrar. O mais indicado é ter um domínio pago.
2 - Coloque seus melhores trabalhos no portfólio. Lembre-se que quantidade não é qualidade. Se for preciso edite o trabalho a fim de melhorá-lo.
3 - Não se esqueça de inserir seus dados para contato: nome, e-mail, telefone…
4 - Todo portfólio deve ter um curriculum.
5 - Muito cuidado com a ortografia, isso também será analisado antes de você ser contratado para algum serviço.

Antes de começar a criar o portfólio você deverá planejar como ele será: design, organização, etc. Colete todos os dados e separe todos os trabalhos que você exibirá no portfólio.
Para deixar tudo mais organizado no portfólio você poderá criar subcategorias para os trabalhos. Supondo que você é web designer e programador, você pode deixar essas duas áreas separadas e dentro delas criar outras áreas. Na área de web designer você pode separar os trabalhos em Web e Impresso e na área de programador separar por linguagens (HTML, PHP, Java…).
Além dos trabalhos já realizados é importante falar um pouco sobre você. Diga seu nome e faça uma descrição do que você faz e qual seu tempo de experiência.
Ao adicionar um trabalho no portfólio você deverá colocar imagens, colocar uma pequena descrição e qual foi sua participação (caso o trabalho tenha sido feito em grupo). Se for um site coloque o link.


Com todas essas dicas memorizadas com certeza você terá um bom portfólio. Boa sorte e sucesso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...