Feijão - Conheça as propriedades e os benefícios deste grão

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, grão).

Quanto ao aspecto nutricional é muito bom, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais.

O seu cultivo é bastante antigo. Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).

 

Prato tipico

O prato "feijão com arroz" (ou "arroz-e-feijão") é um dos mais típicos dos lares brasileiros, acompanhado com alguma "mistura" (nome comum no estado de São Paulo para qualquer coisa que se coma com arroz-e-feijão, como, por exemplo, bife ou batata-frita).

O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada tal como em Portugal onde o feijão comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e ainda em alguma doçaria (por exemplo o pastel de feijão). As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.

O consumo de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

 

Cuidado na hora de comprar

No Brasil existem mais de 14 mil tipos de feijão, mas apenas 4 mil desses grãos são colhidos aqui. Apesar do tipo mais comercializado e consumido no país ser o carioquinha, de coloração bege e listrinhas marrons, 70% do mercado.

O feijão preto ocupa o segundo lugar do ranking dos mais consumidos, ocupando 20%, enquanto todas as outras variedades juntas somam 10% das vendas.

Mas, cuidado na hora de levá-los para casa. Verifique as dicas abaixo e não corra o risco de levar grãos velhos ou danificados para casa.

  • Se for a granel, de preferência aos grãos uniformes, de casca homogênea, brilhante, sem rachaduras ou manchas.
  • Pressione o grão com os dedos, se ele rachar facilmente, ele está velho e demorará mais tempo para ser cozido.
  • Agora se você for comprá-lo já embalado, verifique a safra. Sempre escolha as mais recentes.

Para armazenar: Escolha sempre locais secos e arejados, nunca guarde o feijão por mais de um ano e mesmo assim, verifique a validade da embalagem antes do uso.

 

Tipos de feijoes

Feijão azuki, feijão fava, feijão, etc, são alguns dos vários tipos de feijões.  Existem vários tipos de feijão que são abrangidos por esta família. Alguns tipos de grãos são utilizados para cozinhar, enquanto alguns são comestíveis. Feijão são conhecidos por sua alta proteínas, Baixo teor de gordura e baixo colesterol. Eles também são ricos em minerais úteis exigidas pelo organismo, como potássio, magnésio e ferro. Beans são muito versáteis e são utilizados em várias cozinhas de todo o mundo. Veja a seguir são os tipos de feijão lista e informações resumidas sobre cada tipo.

Feijão Azuki São cultivados extensivamente nos países orientais como Japão e China. Estes grãos são pequenos no tamanho, na cor vermelha, de forma redonda com sabor doce e são apontados a partir de um lado. Devido ao seu sabor doce, esses grãos são usados para fazer pasta doce de feijão. Arroz de feijão vermelho, a lua-bolos, baozi, etc, são algumas das cozinhas asiáticas que utilizam feijão azuki. Esses grãos são uma boa fonte de nutrientes como potássio, Ferro, cobre, fibra e vitamina B3. Eles são pobres em gorduras e sódio e, consequentemente, ajudar a manter os níveis normais de pressão arterial.

Feijão Preto - Estes feijões são brilhantes, escuras e têm como forma de concha, daí nomeado como Feijão. Esses grãos são uma parte da dieta básica dos latino-americanos e caribenhos. Feijão preto é conhecido por seu sabor suave e textura macia quando cozida. Eles são usados como ingredientes principais para preparar guisados, sopas, receitas de macarrão. Domino, valentine, gavião-preto, etc, são algumas das variedades de feijão preto. Estes grãos são redutores de colesterol natural e fazer dieta boa opção para pacientes diabéticos.

Favas – São consideradas algumas das mais antigas cultivadas legumes. Outros nomes para incluir favas feijão pombo, favas, favas e feijão Windsor. Estes grãos têm sabor único, com textura suave e cremosa após o cozimento. Estes grãos são também chamados de favas, pois eles podem causar favismo. Favismo nada mais é que uma deficiência da enzima causada devido à exposição a fava.

Feijão-de-bico – Conhecido como grão de bico, também são chamados de ervilha indiana, ervilha ou grão de bico e Ceci são nativos para o Médio oriente. Este feijão é um dos tipos de grãos comestíveis e muito ricos em proteínas. Grão de bico são considerados como alguns dos mais antigos cultivados legumes. Eles têm uma textura firme e seu sabor pode ser dito ao intervalo entre o gosto de castanhas ou nozes. Hummus, curries, falafel, etc, são algumas das receitas que usam o grão de bico.

Feijão branco - Marinha feijão, feijão ervilha, feijão branco, etc, são alguns dos nomes alternativos para o feijão. Esses grãos são usados especialmente para fazer receitas cozido feijão. Eles tem o nome de feijão “navy”, uma vez que foram usados extensivamente perto do mar no século 19. São ovalados, pequenos e têm cor creme. Estes feijões devem ser embebidos antes de cozinhar.

Feijão - Feijão como seu nome sugere, são em forma de feijão que são vermelhos, vermelho escuro ou de cor clara. Às vezes, esses grãos são chamados de “chilli feijão”. Estes feijões são livres de colesterol e, portanto, fazem parte da dieta saudável. Eles contêm uma quantidade moderada de carboidratos e é rico em ferro e cálcio. Feijão são amplamente utilizados para preparar diversas receitas que incluem saladas e ensopados. Estes feijões adicionar textura incrível e sabor à receita e, portanto, usado em cozinhas diversas, especialmente na Índia.

Feijão Lima - Lima feijão também são chamados de feijão manteiga, feijões Pallar, feijão Haba, feijão Madagascar, feijões açúcar, feijão, etc Lima são realmente sementes de uma leguminosa chamada Phaseolus lunatus. Grãos de Lima são planas, com sombra verde-branco. Eles são nomeados como feijão manteiga, devido à sua manteiga, como sabor e textura macia cremoso. Estes grãos são encontrados em grandes e pequenos variedades e são usados para preparar uma série de receitas.

Feijão jacinto - Feijão indiano, feijão egípcio, bulay, etc, são alguns outros nomes de feijão jacinto. Este feijão é amplamente cultivadas como culturas alimentares em regiões tropicais, que incluem, Índia, Indonésia e África. O feijoeiro realmente cresce como uma trepadeira e tem vagens que estão em roxo escuro. Não só o feijão, mas as folhas e flores desta planta são também comestíveis.

 

Lista de Tipos de feijao

  • Feijão
  • Feijão Verde
  • Carioquinha
  • Rajado
  • Feijão Preto
  • Feijão de Corda
  • Jalo
  • Feijão Branco
  • Rosado

 

Beneficios Nutricional do feijao

Com tantos nutrientes importantes presentes nos grãos, os benefícios de saúde de feijão são infinitas. Não há colesterol presentes em grãos, o que torna os produtos hortícolas coração saudável. Beans são elevadas em ambas as fibras solúveis e insolúveis. Assim, eles absorvem o mau colesterol presente no organismo. Segundo uma pesquisa, uma pessoa pode reduzir o nível de colesterol ruim em 10% em 6 semanas comendo uma xícara de feijão cozido diariamente.

Este consumo de feijão automaticamente reduz o risco de doenças cardíacas em 20%. Uma vez que eles são ricos em proteínas e fibras, elas fazem o estômago cheio logo e reduzir a fome. Feijão também são benéficos para pacientes diabéticos, uma vez que ajudam na regulação do nível de insulina no organismo. Eles também são baixos no índice glicêmico, o que as torna fontes de energia boa para os diabéticos. Feijão são ricos em antioxidantes e ajudam a reduzir o risco de desenvolver certos cancros como o cancro colo-rectal e próstata. Potássio, magnésio, Cálcio e ferro são alguns dos minerais importantes presentes nos grãos. Potássio e magnésio são necessários para manter a pressão arterial normal, enquanto o cálcio eo ferro são necessários para ossos saudáveis.

Feijões enlatados são ricos em sódio e gordura devido ao uso de preservativos. Assim, certifique-se comprar feijões enlatados que são baixos em sódio e gorduras.

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