O par perfeito no seu prato

Calma, não estamos falando de amor. Ou até estamos, mas não do jeito que você pensa. Queremos falar da combinação de duas partes que ficam tão bem juntas que se complementam. É um casamento… De comidas. Essas comidas ficam tão bem juntas que se ajudam, seja na absorção de um mineral importante, seja na complementação dos nutrientes que faltam. E para começar a falar dessas uniões, não poderíamos ter um casal mais conhecido: o feijão com arroz.

Essa união é tão boa que os aminoácidos que não têm em um, têm no outro. E assim eles conseguem suprir todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa e um prato da dupla se torna uma fonte de proteínas semelhante à carne. E tem mais. Enquanto o arroz é fonte de energia e tem alto valor glicêmico, o feijão é rico em fibras e ajuda a regular a glicemia.

Outra boa pedida é tomate com azeite. As gorduras mono e poli-insaturadas do azeite ajudam na absorção do licopeno presente no tomate. Melhor ainda se a fruta estiver quente, pois o aquecimento ajuda na liberação do licopeno.

Licopeno é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados.

Ferro. Mineral tão essencial pelo nosso organismo. É melhor absorvido na presença de Vitamina C. Ou seja, ao consumir carnes, espinafre e feijão (sim, o espertinho tem mais de um casamento que dá certo), tome suco de laranja ou coma um pedaço dela. Ainda temos a ervilha, rica em zinco, e a cenoura, em betacaroteno. O componente da ervilha ajuda na conversão do betacaroteno, convertendo ele em Vitamina A.

Como você pode ver, combinações na alimentação são mais que vem vindas no prato. Além de tornar algumas refeições mais saborosas, elas ainda ajudam a melhorar o funcionamento do seu corpo.

Fonte: minutosaudavel.com.br

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