Cemitérios que também são galerias de arte

Cemitérios são lugares de paz, certo? Sim, mas não apenas isso. Eles também são belos museus e galerias de arte a céu aberto, além de guardarem o silêncio definitivo de personagens importantes da história e da cultura. Traçamos para você um roteiro pelos cemitérios que representam um legado à população e um resumo do que eles têm a transmitir para os seus visitantes.

Se você não pretende gastar todas as suas economias com arte quando for à capital francesa (afinal, Paris é uma cidade cara em todos os sentidos), uma ótima alternativa é visitar o Cemitério de Père Lachaise. A qualidade do acervo desse cemitério deixa pouco a desejar ao do Museu do Louvre, acredite. Alguns nomes importantes da literatura e da música repousam por lá, como o escritor Oscar Wilde, a cantora Edith Piaf e o compositor Frédéric Chopin.

O cemitério de San Michele em Veneza é uma ilha em forma de cruz. Lá repousam o poeta e crítico literário Ezra Pound, o compositor russo Igor Stravinsky e o poeta também russo Joseph Brodsky, mas para encontrar suas lápides é preciso muita paciência, porque são discretas.

O cemitério La Recoleta tem ruas, praças e até um mapa. Ali está enterrada Evita Perón – atriz e mulher do general Juan Domingo Perón, que se tornou presidente da Argentina em 1946 – , além de figuras importantes na arte e na política daquele país. Os túmulos também são assinados por artistas, como o arquiteto francês René Sergent.

Victor Brecheret é um dos três escultores que produziram obras para o Cemitério da Consolação, no bairro central da cidade de São Paulo. Você pode encontrar ali túmulos artisticamente expressivos ocupados por personalidades como o escritor Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e o presidente Washington Luís. O majestoso mausoléu da família Matarazzo, com 25 metros de altura desde o subsolo, também vale uma visita.

 

Conclusão

Fazer uma visita a um cemitério pode soar como um programa pouco ortodoxo. Entretanto, romper com esse (pre)conceito pode enriquecer bastante o repertório cultural, além de ampliar significativamente a visão de um local tão subestimado por sua limitada conotação de morbidez.

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...