Remédios caseiros que funcionam - Parte 3

Confira a seguir mais algumas receitas de remédios que podemos preparar facilmente em casa e que realmente funcionam. Nesta terceira parte você irá conferir 31 receitas caseiras de infusões para diversos tipos de desconfortos, dores e doenças. É possível encontrar as ervas indicadas nas receitas em farmácias, lojas especializadas, herbolários ou na própria natureza.

 

Infusão de espinheiro-branco

Em caso de distúrbios cardíacos leves. Para uma xícara de infusão de espinheiro-branco, você irá precisar de 1 colher de café de folhas, bagas ou flores secas de espinheiro-branco e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a ao espinheiro-branco (folhas, bagas e/ou flores secas). Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias até 4 vezes ao dia durante um mês.

 

 

 Infusão de fel-da-terra

O Fel da Terra é uma planta medicinal da família das Gencianáceas e também conhecida popularmente como centáurea-menor, erva-da-febre, erva-do-centauro, planta-da-febre, erva-de-quiron e quebra-febre. É uma planta nativa da Europa que se adaptou muito bem nas Américas, seu nome científico é Centaurium erythrae. O caule costuma ser duro, tem em média de 20 a 30 cm de altura, a cor de suas flores variam, podem ir do vermelho até o rosa claro.

Ela é uma planta muito indicada para tratar a falta de apetite, além de ser laxante, combater febre e a alta de glicose no sangue. Nada se desperdiça da planta, pois tudo pode ser utilizado para seu preparo e não há relatos sobre problemas decorrentes da ingestão do chá.

Para uma xícara de infusão de fel-da-terra você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de ervas secas de fel-da-terra e cerca de 200ml de água. Ferva a água e adicione-a às ervas secas de fel-da-terra. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.

Infusão de feno-grego

Em caso de falta de apetite (anorexia). Para uma xícara de infusão de feno-grego utilize 500 mg de grãos pulverizados e cerca de 150 ml de água fria. Deixe macerar a mistura de grãos pulverizados de feno-grego com a água fria durante 3 horas. Beba várias xícaras por dia.

 

 

 Infusão de folhas assa-peixe

Para tratar a tosse, bronquite e gripe. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de folhas de Assa-peixe picadas e uma xícara de chá de água. Colocar 2 colheres de sopa das folhas picadas em uma xícara de chá. Adicionar água fervente. Deixar abafar durante 10 minutos. Tomar de 3 a 4 colheres de sopa ao dia. É contra-indicado para diabéticos.

 

 

 Infusão de frângula

Em caso de constipação ocasional (prisão de ventre). Para uma xícara de infusão de frângula você irá precisar de 2 colheres de café de casca seca de frângula cortada bem finamente e cerca de 200 ml de água. Não consuma a casca fresca de frângula, pois ela pode provocar diarréias com sangue e outros efeitos secundários gastro-intestinais. Ferva a água e adicione-a às cascas secas de frângula. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara antes de dormir.

 

 

 Infusão de funcho

Em caso de distúrbios digestivos. Para uma xícara de infusão de funcho utilize 1 colher de café de frutos secos de funcho, um morteiro (útil para retirar os óleos essenciais contidos no fruto do funcho) e cerca de 200 ml de água. A primeira etapa, aconselhada, porém não necessária, consiste em triturar os frutos secos de funcho em um morteiro, com um pilão, para liberar o óleo essencial que existe nos frutos. Em seguida, adicione os frutos triturados em uma xícara ou na parte superior da taça. Ferva a água e adicione-a aos frutos triturados de funcho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Coe eventualmente, se restarem frutos de funcho na xícara. Beba uma xícara de infusão de funcho uma a três vezes ao dia.

 

 Infusão de genciana

Distúrbios digestivos, anorexia, falta de apetite, dispepsia, estufamentos, flatulências. Para uma xícara de infusão de genciana utilize 1 gr das raízes secas de genciana e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas de genciana. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas e filtre a mistura. Beba uma xícara de infusão várias vezes ao dia. Beba de preferência 30 minutos antes ou depois da refeição.

 

 

 Infusão de gengibre

Para esquentar o corpo, em caso de resfriados ou tosse, congestão nasal, vômitos e náuseas, contra o colesterol. Para uma xícara de infusão de gengibre você irá precisar de 0.5 gr a 1 gr de raízes secas de gengibre e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as raízes secas de gengibre. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de náuseas beba 1 xícara três vezes ao dia.

 

 Infusão de groselha-preta

Distúrbios reumatismais como artrite, artrose, gota. Distúrbios urinários, pernas pesadas, diarréia leve. Para uma xícara de infusão de groselha-preta você irá precisar de 1.5 a 4.5 gramas de folhas secas de groselha-preta e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de groselha-preta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.

 

 

 

Infusão de hamamélis

Contra hemorróidas, distúrbios venosos. Para uma xícara de infusão de hamamélis utilize 1 a 2 gramas de folhas secas de hamamélis e cerca de 200 ml de água ou mais para os banhos de assento. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de hamamélis. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Faça banhos de assento de beba uma xícara de infusão três vezes ao dia entre as refeições.

 

 

 

Infusão de laranjeira

Em caso de insônia, distúrbios do sono ou estresse. Para uma xícara de infusão de flor de laranjeira utilize 1 a 2 colheres de café das flores secas de laranjeira e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de laranjeira. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 1 a 2 xícaras da infusão 30 minutos antes de ir dormir.

 

 

 Infusão de levístico

Em caso de distúrbios digestivos como dispepsia, dor de barriga, flatulência. Para uma xícara de infusão de raíz de levístico utilize 1 a 1.5 colher de café de raíz de levístico e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas de levistico. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de levístico uma a três vezes ao dia.

 

 Infusão de malva

Em caso de tosse, dor de garganta, afta, bronquite, rouquidão, laringite, panarício (em compressa). Para uma xícara de infusão de flores de malva você irá precisar de 3 a 4 colheres de café de flores de malva e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as flores secas de malva. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão várias vezes ao dia, em caso de tosse.

 

 

 

 Infusão de menta

Em caso de distúrbios digestivos. Para uma xícara de infusão de menta utilize 1 colher grande de folhas secas de menta e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de menta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara três vezes ao dia de preferência entre as refeições.

 

 

 Infusão de mil-folhas

Em caso de espasmos, como por exemplo, na ocasião de distúrbios digestivos ou menstruações dolorosas. Para uma xícara de infusão de mil-folhas utilize 2 gramas das partes aéreas secas de mil-folhas e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a à mil-folhas. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de mil-folhas várias vezes ao dia.

 

Infusão de mirtilo composto

Contra a gastroenterite (diarréia). Para 1 litro de água quente você precisará de 30 gramas de bagas secas de mirtilo, 4 colheres de café de folhas secas de nogueira, 4 colheres de café de folhas secas de sálvia e elixir do sueco. Coloque as bagas de mirtilo na água e deixe ferver por 5 a 7 minutos. Em seguida, retire do fogo, adicione as folhas de nogueira e de sálvia, e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Depois coe em uma garrafa térmica. Beba esta infusão várias vezes durante o dia (não adicione açúcar). Adicione uma colher de café de elixir do sueco. Beba de 1 a 1,5 litro e meio por dia.

 

Infusão de pata-de-vaca

Para tratar diabetes. Você vai precisar de 2 xícaras de café de folhas picadas e ½ litro de àgua. Ferva a água e adicione as folhas picadas. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Tomar de 4 a 6 xícaras de chá ao dia.

 

Infusão de primavera

Em caso de tosse (tosse produtiva). Para uma xícara de infusão de primavera utilize 1 a 1.5 colher de café de flores secas de primavera e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores secas de primavera. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão uma a duas vezes ao dia.

 

Infusão de pulmonária

Contra a tosse e a bronquite. Para uma xícara de infusão de pulmonária utilize cerca de 1 colher de café de folhas secas de pulmonária, algumas folhas de menta para tirar o gosto amargo da infusão de pulmonária e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de pulmonária e às folhas de menta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Sabemos que o mel tem um efeito positivo no tratamento da tosse, portanto você pode adicionar uma colher de mel na sua infusão, para ampliar o efeito anti-tosse desta preparação. Beba a infusão de folhas de pulmonária várias vezes ao dia.

 

Infusão de rosa canina

Em caso de resfriados (prevenção e tratamento). Para uma xícara de infusão de rosa-canina (também conhecida como rosa-mosqueta ou rosa selvagem) utilize cerca de 3 gramas de rosa-canina e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a à rosa canina. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba essa infusão bem quente várias vezes ao dia.

 

Infusão de ruibarbo

Em caso de prisão de ventre ocasional. Para uma xícara de infusão de ruibarbo você irá precisar de 1 colher de café de raízes secas de ruibarbo (de preferência trituradas) e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas trituradas de ruibarbo. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de ruibarbo à noite antes de deitar. O efeito laxante ocorre após 6 - 8 horas. É contra-indicado para crianças com menos de 10 anos e grávidas.

 

Infusão de sabugueiro

Em caso de resfriado, febre. Para uma xícara de infusão de sabugueiro utilize 2 colheres de café de flores de sabugueiro e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de sabugueiro. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de sabugueiro várias vezes ao dia.

 

Infusão de sálvia

Em caso de dores de garganta (faça gargarejos), resfriados. Para uma xícara de infusão de sálvia utilize 1 colher de café de folhas de sálvia e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de sálvia (de preferência secas). Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia em caso de resfriado ou dor de garganta. Utilize também em forma de gargarejos. Faça gargarejos três vezes ao dia.

 

Infusão de serpilho

Em caso de tosse, bronquite. Para uma xícara de infusão de serpilho utilize 2 colheres de café de ervas secas de serpilho e cerca de 200 ml de água. Esquente a água e adicione-a às ervas de serpilho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Você pode adicionar mel. Beba a infusão várias vezes ao dia.

 

Infusão de tília

Em caso de febre, resfriados, distúrbios do sono. Para uma xícara de infusão de tília utilize cerca de 1 colher de café de flores secas de tília e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de tília. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de flores de tília várias vezes ao dia.

 

Infusão de tomilho

Em caso de tosse, bronquite. Para uma xícara de infusão de tomilho utilize 1 a 2 colheres de café de ervas secas de tomilho e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às ervas de tomilho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de tomilho várias vezes ao dia.

 

Infusão de urtiga

Graças ao seu efeito diurético, esta infusão ajuda a combater as cistites e a prevenir os cálculos urinários e renais. Ele ajuda também a rinite alérgica. Para uma xícara de infusão de urtiga utilize 2 colheres de café de folhas de urtiga e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as folhas de urtiga. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz de substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão até 8 vezes ao dia.

 

Infusão de valeriana

Em caso de dificuldades para adormecer, distúrbios do sono, ansiedade. Para uma xícara de infusão de valeriana utilize 1 colher de café de raízes de valeriana e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes de valeriana. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara da infusão várias vezes ao dia, de preferência à noite, para auxiliar o sono.

 

Infusão de verbasco

Em caso de tosse ou bronquite. Para uma xícara de infusão de verbasco você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de flores secas de verbasco e cerca de 200ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de verbasco. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas.  Beba uma infusão de verbasco, uma a duas vezes ao dia, principalmente em caso de tosse produtiva.

 

Infusão de verbena

Em caso de distúrbios do sono, de estresse. Para uma xícara de infusão de verbena (perfumada) você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de folhas de verbena e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de verbena. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz de substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de verbena antes de dormir em caso de distúrbios do sono ou problemas para dormir. Ou em caso de estresse ou nervosismo, beba várias xícaras ao dia.

 

Infusão desintoxicante

Para eliminar as toxinas, para favorecer a perda de peso (como medida complementar de um regime), por exemplo, em caso de sobrepeso ou obesidade. Você vai precisar de 20 gramas de folhas de bétula, 15 gramas de casca de frângula, 15 gramas de flores de sabugueiro, 20 gramas de raízes de dente-de-leão, 20 gramas de folhas de hortelã e 10 gramas de bagas de zimbro. Misture todas as plantas e coloque duas colheres de café desta mistura em uma xícara. Adicione água fervente e beba várias vezes ao dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...