Como surgiu o Chocolate

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau. A história do chocolate é muito antiga e remonta a 1.500 a.C. Além da civilização Olmeca, que foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro, há evidências arqueológicas que comprovam o seu uso pelos Maias, Toltecas e Astecas.

O chocolate era ingerido sob forma de bebida (que chamavam de tchocolatl) pelos sacerdotes em rituais religiosos. Ele já foi tão valioso que suas sementes já serviram também como moeda corrente para troca de mercadorias. Cristóvão Colombo foi quem descobriu o cacau para a Europa, quando estava em sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502.

O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. Há muita história sobre seu uso e recentemente foi descoberto vestígios de sua utilização como bebida em vasos de 3.100 anos em Honduras, onde foram encontrados traços de cacau nas peças de cerâmica.

A descoberta faz a data de origem das bebidas baseadas na fruta recuar em cinco séculos, afirmam os pesquisadores. A faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate à base de cupuaçu que pertence à mesma família do Cacau.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...