Remédios caseiros que funcionam - Parte 2

Quando estamos com alguma dor ou com sintomas de alguma doença sempre procuramos um meio alternativo de tratar por conta própria ao invés de ir ao médico. Um dos meios mais procurados são os remédios caseiros. Diz o ditado “Se não fizer bem, mal também não faz”. “O que não mata,engorda”.

E pensando dessa forma é que muitos estão procurando receitinhas caseiras com plantas e ervas. Até a medicina, que tinha um certo preconceito com as folhinhas, já tem estudado melhor o poder medicinal que elas tem.

Conheça mais algumas receitas que podem te ajudar no dia a dia.

 

Farelo de trigo

Contra as anginas. Você precisará apenas de farelo de trigo não tratado e nem modificado (não passado no vapor). Esquente uma tigela de farelo de trigo, mexendo sempre com uma colher de pau (em fogo brando). Faça um cataplasma quente em um pano, o mais quente possível, mas sem queimar a pele. Cuidado com crianças, pois elas são mais sensíveis. Coloque-o em volta da garganta. Deixe por 4 a 9 horas.

 

Folha de couve

Contra as dores reumatismais (inflamações). Você precisará de folhas de couve-crespa. Coloque as folhas de couve sobre um tecido fino. Coloque o tecido fino com as couves no forno frio e regule para 200°C. Deixe a preparação no forno por 5 minutos. Retire as bordas grossas. Aplique sobre as zonas doloridas uma ou duas tiras de folhas de couve previamente amassadas com um rolo para massa (para tirar o suco). Fixe bem com uma atadura e deixe no local por algumas horas.

 

Creme de Aroeira

Elaborado com extrato de aroeira e própolis e óleo de copaíba, refresca e deixa sua pele suave, macia e levemente perfumada.

Indicado no tratamento de inflamação uterinas, feridas no colo do útero e corrimento vaginal.

Comprar 

 

Gargarejo de mel

Contra a rouquidão. Você vai precisar de 1 colher de sopa de mel e 250 ml de água. Ferva o mel na água por 5 minutos. Espere esfriar um pouco. Faça gargarejos com esta preparação várias vezes ao dia.

 

Gel de aloe vera

Para tratar e apaziguar naturalmente as queimaduras de sol ou as queimaduras de primeiro grau. Você pode encontrar a planta de aloe vera (babosa) à venda em inúmeros comércios. Corte, de preferência no sentido do comprimento, uma folha de aloe vera. Extraia o gel que for liberado. Aplique o gel diretamente sobre a queimadura ou leve ferida.

 

Gérmen de trigo

Contra a queda de cabelos. Você vai precisar de trigo biológico, grãos de trigo e um prato para servir como germinário. Coloque 2 colheres de sopa de trigo no germinário, separando bem os grãos no prato. Coloque água no prato e aguarde até que a água escoa. O objetivo é umidificar o germinário e o trigo.  Coloque o germinário e o trigo que estiver sobre a luz. No dia seguinte recoloque água sobre o prato e espere até que ela escoa.

Dois ou três dias após o início da operação, assim que surgirem pequenos pontos brancos no trigo, este poderá ser consumido. É possível também esperar até que os germes estejam maiores. Para interromper o crescimento, coloque os germes em uma caixa no freezer. Após alguns dias, quando o gérmen estiver muito grande ele não estará mais tão bom. Mastigue o gérmen de trigo e engula-o. Você também deve mastigá-lo até que ele obtenha a consistência de um chiclete e depois engolí-lo. Tome 1 a 2 colheres de café de gérmen de trigo por dia.

 

Gotas a base de vinagre

Para prevenir as otites externas (otite do mergulhador), indicada sobretudo, para as pessoas sensíveis às otites externas ou para os mergulhadores. Você precisará de água da torneira, vinagre de maçã (não pode ser outro) e um frasco conta-gotas (à venda em farmácias). Misture em quantidades iguais a água e o vinagre de maçã, e depois coloque a mistura no frasco conta-gotas. Coloque todas as noites 3 gotas da mistura no conduto auditivo externo, inclinando ligeiramente a cabeça para o lado, para que as gotas entrem no conduto. Comece o tratamento, por exemplo, uma semana antes de mergulhar.

 

Erva de Bicho

Estimula a circulação e diminui a fragilidade capilar, tendo efeito hemostático, hemorróidas.

É contra indicado para crianças e gestantes.

Comprar

 

 

Grãos de feno-grego

Contra a anorexia em garotas jovens. Para dar curvas ao corpo. Você vai precisar de grãos de halba (feno-grego) e mel. Lave os grãos de feno-grego e deixe-os de molho por 30 minutos. Moa os grãos de feno-grego. Misture os grãos moídos com mel para obter uma pasta onctuosa. Em geral, aconselhamos uma  terapia de uma semana, ou seja, 1 colher no café da manhã (em jejum) e outra à noite, antes de deitar. Esse tratamento pode ser refeito a cada estação (a cada 3 meses) e caso haja necessidade.

 

Grogue

Contra a febre e os resfriados. Você vai precisar de rum, mel e leite. Esquente o leite e adicione o rum e o mel (2/3 de leite; 1/3 de rum e 2 colheres de café de mel). Beba uma xícara antes de dormir.

 

Grogue a base de tília

Contra os resfriados (medida complementar). Você vai precisar de 2 a 4 colheres de rum, 3/4 de uma xícara de infusão de tília, suco de 1/2 limão e 1 a 2 colheres de mel. Depois que você fizer uma infusão de tília de 5 a 10 minutos, coloque cerca de 3/4 em uma xícara e adicione um pouco do rum, o suco de limão e o mel, conforme as quantidades citadas acima. Beba bem quente antes de dormir. Tome cuidado se estiver tomando medicamentos contra a febre e a dor (paracetamol, ibuprofeno), pois o álcool contido no rum pode causar problemas. Aconselhe-se com o seu farmacêutico.

 

Grogue do chade

Contra as dores de garganta, as anginas e os resfriados. Você vai precisar de rum, água, alho e mel. Ferva um dente de alho cortado em lâminas em 1/3 de copo de água por 1 minuto. Adicione 1/3 de copo de rum e deixe ferver. Fora do fogo deixe em infusão por 3 minutos, despeje em um copo ou xícara e adoce com um mel líquido (acácia, tomilho ou conífera) não esquentado.  Não jogue fora as lâminas de alho, mas coloque-as em uma sopa ou em um prato de legumes. Por ter conteúdo alcóolico, tome apenas um copo por dia, antes de dormir. Remédio indicado somente para adultos.

 

Escada de Macaco

Atua principalmente nas dores de coluna.

Comprar

 

 

 

Inalação de alecrim

Para ter uma pele bonita ou para combater resfriados, bronquite, etc.(inalação). Você vai precisar de folhas secas de alecrim e água. Coloque as folhas de alecrim em uma panela cheia de água. Espere ferver e deixe por mais dez minutos (decocção). Coloque a mistura obtida no reservatório do aparelho de inalação ou em uma tigela. Para ter uma pele mais bonita cubra o seu rosto com uma toalha e incline-se em direção à mistura obtida da preparação. Para combater resfriados (bronquite, coriza, etc.): Faça uma inalação com a mistura obtida.

 

Inalação de tomilho

Para tratar o resfriado e a sinusite. Você vai precisar de folhas secas de tomilho, sachê de infusão de tomilho ou óleo essencial de tomilho (1 gota é o suficiente) e aparelho para inalação (inalador). Faça uma infusão de tomilho no reservatório do aparelho de inalação. A infusão deve estar bem quente ou fervendo para garantir uma boa evaporação, e portanto, uma boa penetração do vapor nas vias respiratórias do nariz.

É possível utilizar também uma gota de óleo essencial de tomilho (ao invés da infusão de tomilho), você pode misturar a gota em água quente ou fervendo. Coloque novamente a parte superior do aparelho de inalação e dê início ao procedimento. Faça uma inalação durante cerca de 3 minutos (com água quente ou fervendo).

 

Infusão anti-cistite

Contra as cistites. Você vai precisar de 25 gramas folhas de bétula, 30 gramas de raiz de alcaçuz e 45 gramas de folhas de uva ursi. Misture todas estas plantas em uma tigela grande, respeitando a quantidade receitada acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.

 

Infusão contra a fadiga

Contra a fadiga. Você vai precisar de 50 gramas de raiz de genciana, 50 gramas de frutos de rosa-canina (rica em vitamina C) e 50 gramas de folhas de alecrim. Misture as três plantas. Para uma xícara (250 ml), adicione uma colher de café desta mistura. Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas). Conforme orientação, por exemplo, 2 vezes ao dia, uma pela manhã e outra ao meio dia.

 

Infusão contra os resfriados

Contra os resfriados (prevenção e tratamento) e as bronquites. Você vai precisar de cebola, tomilho, folhas de loureiro, canela, alecrim, ramo de limoeiro, capuchinha, papoula, lavanda, orégano, rabanete negro, alcaçuz, tília, suco de limão, mel de abelha puro, alho e azeite de oliva virgem. Ferva todos os ingredientes (ou os que você disponibilizar) durante 10 minutos. Depois adicione o suco de limão (não o ferva!), o alho e o azeite de oliva.

Beba várias xícaras da infusão durante o dia e tome uma colher de sopa de azeite de oliva quente com um dente de alho antes de dormir. Para uma maior eficácia, não ingerir nada depois da infusão. Como prevenção, tome uma xícara de infusão todas as manhãs, desde os primeiros dias frios, ou desde os primeiros sintomas, se for sensível.

 

Douradinha

Para doenças da pele, eczemas, coceiras, furúnculos, úlceras, feridas, reumatismo, depurativo, diurético, cólicas dos rins.

Comprar

 

 

 

Infusão de absinto

Em caso de problemas digestivos (acidez gástrica, anorexia). Para uma xícara de infusão de absinto você irá precisar de 1 grama de folhas secas de absinto e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de absinto em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e despeje-a nas folhas de absinto. Deixe em infusão por 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de absinto 30 minutos antes da refeição.

 

Infusão de alquemila

Em caso de distúrbios ginecológicos como menstruações dolorosas, síndrome pré-menstrual e diarréia. Para uma xícara de infusão de alquemila utilize 2 a 4.5 gramas de folhas secas de alquemila e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de alquemila em farmácias, lojas especializadas, herbolários ou na natureza, de preferência na primavera. Ferva a água e adicione-a nas folhas de alquemila. Deixe em infusão por 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 2 a 3 xícaras por dia, em caso de diarréia (não específica) benigna ou distúrbios ginecológicos (menstruações dolorosas).

 

Infusão de amora-preta

Contra a diarréia. Para uma xícara de infusão de amora-preta utilize 2 colheres de café de folhas de amora-preta e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as folhas de amora-preta em farmácias, lojas especializadas como herbolários ou na própria natureza. Ferva a água e adicione as folhas de amora-preta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara, três vezes ao dia.


Infusão de amor-perfeito

Contra a tosse e os catarros das vias respiratórias. Em gargarejos, quando houver inflamações da garganta (dor de garganta). Para uma xícara de infusão de amor-perfeito você irá precisar de 1 colher de café da planta seca amor-perfeito e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar esta planta em farmácias, lojas especializadas, ou então, também é possível colhê-la na natureza para posteriormente secá-la. Esta planta deve ser colhida em seu período de florescência (de março a setembro, na América do Norte e na Europa).

Ferva a água e adicione as plantas secas de amor-perfeito. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de tosse ou catarro das vias respiratórias beba uma xícara de infusão 3 vezes ao dia. Eventualmente, adicione uma colher de mel na infusão, pois ele é muito eficaz contra a tosse. Em caso de dor de garganta faça um gargarejo à base de infusão de amor-perfeito até 8 vezes ao dia.

 

Unha de Gato

A unha-de-gato é uma planta medicinal muito popular no Peru. Trata-se de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada geralmente em uma árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato (nos Estados Unidos ela é conhecida como Cat's claw).
Sabe-se que os incas foram os primeiros a tirar benefícios de seus princípios ativos e, ao passarem os seus conhecimentos para os índios, deixaram uma riqueza medicinal utilizada no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.
O chá de Unha de gato é utilizado para processos inflamatórios, miomas (cistos), amigdalite, antiabortivo, artrite, reumatismo, sinusite, rinite e abscessos cutâneos.

Comprar

 

Infusão de anis-estrelado

Em caso de distúrbios digestivos, tais como os estufamentos. Para uma xícara de infusão de anis-estrelado você irá precisar de de 200 ml de água e cerca de 8 estrelas de anis-estrelado trituradas. Você pode encontrá-las à venda em farmácias ou lojas especializadas. Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição.

 

Infusão de boldo

Em caso de distúrbios digestivos, principalmente dor de barriga acompanhada de espasmos e úlceras. Para uma xícara de infusão de boldo você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de folhas secas de boldo e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as folhas secas de boldo em farmácias ou lojas especializadas. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de boldo. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão 3 vezes ao dia.

 

Infusão de cálamo-aromático

Contra a queimação de estômago. Para uma xícara de infusão de cálamo-aromático você irá precisar de 1 colher de café de rizomas secos de cálamo e cerca de 200ml de água. É possível encontrar os rizomas de cálamo-aromático em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione-a aos rizomas de cálamo-aromático. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de cálamo-aromático três vezes ao dia.

 

Infusão de camomila

Em caso de problemas digestivos e distúrbios leves do sono. Para uma xícara de infusão de camomila utilize 1 colher de sopa de flores secas de camomila e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as flores secas de camomila à venda em farmácias, lojas especializadas, herbolários. Também é possível colher as flores de camomila no início do verão na natureza e secá-las para a infusão. Ferva a água e adicione-a às flores de camomila. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de flores de camomila várias vezes ao dia.

 

Infusão de capim-limão

Em caso de distúrbios digestivos ou do sono. Para uma xícara de infusão de capim-limão você irá precisar de 2 gramas de folhas secas de capim-limão e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de capim-limão em farmácias ou herbolários. Ferva a água e adicione-a às folhas de capim-limão. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia, em caso de distúrbios digestivos, ou uma xícara uma vez ao dia, antes de ir dormir, em caso de distúrbio do sono.

 

Infusão de cardo-mariano

Em caso de dispepsia, dor de barriga. Para uma xícara de infusão de Cardo-Mariano você irá precisar de 5 gramas de frutos moídos de Cardo-Mariano e 200 ml de água. É possivel encontrar o Cardo-Mariano em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione-a aos frutos moídos de Cardo-Mariano. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.

 

Flor da Índia

Composto de extratos que auxilia na dieta do emagrecimento, como tranquilizante e calmante, também como tônico digestivo.

Comprar

 

 

Infusão de casca de cebola

Para clarear os cabelos e ter reflexos dourados. A cepalina que pode ser encontrada nas cascas de cebola é um pigmento dourado que adere à cutícula do cabelo e lhe fornece uma ação clareadora. Você vai precisar de 3 cascas de cebola e 1 litro de água. Ferva as 3 cascas de cebola em um litro de água. Coe e deixe esfriar. Após o xampú, aplique esta mistura sobre os cabelos e deixe agir por um instante. Seque os seus cabelos ao sol para aumentar ainda mais o efeito clareador.

 

Infusão de cavalinha

Em caso de cistites ou infecções urinárias. Para uma xícara de infusão de cavalinha utilize 2 colheres de café de ervas secas de cavalinha e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as ervas secas de cavalinha em farmácias e lojas especializadas. Também é possível colher as ervas na natureza e secá-las. Ferva a água e adicione-a às ervas secas de cavalinha.  Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de cavalinha várias vezes ao dia.

 

Infusão de cominho

Em caso de distúrbios digestivos como flatulências. Para uma xícara de infusão de cominho você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de frutos secos de cominho e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar os frutos secos de alcarávia em farmácias ou herbolários. A primeira etapa, aconselhada mas não necessária, consiste em triturar os frutos secos de alcarávia em um morteiro com um pilão, para liberar o óleo essencial que existe nos frutos.

Em seguida, adicione os frutos triturados em uma xícara ou na parte superior da xícara. Ferva a água e adicione a água fervente aos frutos triturados. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Coe se ainda restarem frutos na xícara. Beba uma xícara de infusão de alcarávia várias vezes ao dia.

 

Catuaba Casca

Comumente, o nome Catuaba se refere a duas espécies distintas de árvore, Trichilia catigua e Erythroxylum catuaba. A espécie Erythroxylum catuaba é uma árvore de pequeno porte, podendo ser encontrada no norte e nordeste do Brasil. Atinge entre 2 e 4 metros de altura, produz flores amarelas e laranjas e também pequenas frutas em tom amarelo mais escuro que não são comestíveis. A espécie Trichilia catigua é maior, podendo chegar aos 10 metros de altura. Ambas as espécies são usadas de forma idêntica na medicina popular.

A infusão de cascas da Catuaba são muito conhecidas como afrodisíaco, aumento da libido, combate a impotência sexual. A Catuaba também estimula o sistema nervoso central, combatendo fatiga, insônia e falta de memória. Extrato combinado de Catuaba e Marapuama também ajudam a combater o aparecimento de celulite. Mas sem dúvida, o principal efeito atribuído à Catuaba é como afrodisíaco, tanto para homens como para mulheres.

Comprar

 

Infusão de epilóbio

Em caso de hiperplasia benigna da próstata. Para uma xícara de infusão de epilóbio utilize 2 gramas das partes aéreas secas do epilóbio e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as partes aéreas secas do epilóbio em farmácias ou herbolários, ou é possível colher as ervas de epilóbio na natureza e secá-las para a infusão. Ferva a água e adicione-a às partes aéreas secas do epilóbio. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas e coe. Beba uma infusão de epilóbio de manha e uma à noite. O efeito ocorre somente após algumas semanas (não é imediato).

 

Infusão de erva de São João

Em caso de depressão leve a moderada. Para uma xícara de infusão de Erva de São João utilize de 1 a 2 colheres de café de flores secas de Erva de São João e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as flores secas de Erva de São João em farmácias, lojas especializadas (como herbolários) ou na natureza (você pode colher as flores e secá-las para fazer a infusão). Ferva a água e adicione-a às flores secas de Erva de São João. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 1 a 2 xícaras de infusão de Erva de São João todos os dias. O efeito da infusão ocorre somente após 2 ou 3 semanas.

 

Infusão de erva-cidreira

Em caso de distúrbios gastro-intestinais, nervosismo (estresse) e ansiedade leve. Para uma xícara de infusão de erva-cidreira você irá precisar de 1 a 3 colheres de café de folhas secas de erva-cidreira e cerca de 200ml de água. Você pode encontrar as folhas secas de erva-cidreira em farmácias, lojas especializadas ou na própria natureza (você pode colher e secar as plantas). Ferva a água e adicione-a às folhas secas de erva-cidreira. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de distúrbios gastro-intestinais, beba uma xícara de infusão de erva-cidreira várias vezes ao dia, ou apenas uma xícara antes de dormir, em caso de distúrbios do sono.

Fonte: www.criasaude.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...