Filmes que contaram histórias do rock'n'roll

O último ator a chegar aos cinemas com um personagem pra lá de musical foi Tom Cruise, com um dos papéis mais inusitados da sua carreira, uma estrela do rock. Apoiado por um elenco de peso, o ator dá vida ao arrogante Stacee Jaxx, que inspira novos músicos e enlouquece multidões no longa-metragem dirigido por Adam Shankman, adaptação do musical de Chris D'Arienzo.

Com uma trilha sonora que reúne Journey, Def Leppard, Joan Jett, Guns'N'Roses e muitos outros bandas que fizeram história, Rock Of Ages remete à atmosfera dos anos 80, onde o punk ganhava nova roupagem, o glam surgia através de figurinos excêntricos e as performances eram verdadeiros cultos ao rock'n'roll.

Abrangendo a mesma época ou reunindo histórias do rock de outras décadas, diversos filmes tiveram o ritmo como pano de fundo. Em Quase Famosos, o diretor Cameron Crowe contou sua própria história como "jornalista mirim" da revista Rolling Stone. Rock Star deixou que Mark Wahlberg soltasse o mais agudo de seus gritos com We All Die Youg. E o vencedor do Oscar Ang Lee levou à telona os percalços da organização do festival mais famoso do mundo, Woodstock.

Relembre os maiores filmes que tiveram o rock'n'roll como protagonista.

 

Rock Of Ages (2012) - O filme gira em torno da história do casal Sherrie e Drew, dois jovens que sonham com o estrelato em cima do palco. Depois de conhecerem na famosa Sunset Boulevard, em Hollywood, eles decidem tentar de tudo para chegar ao sucesso. O elenco ainda conta com Catherine Zeta-Jones, Russell Brand, Alec Baldwin e Mary J. Blidge.

 

Aconteceu em Woodstock (2009) - Dirigido por Ang Lee, o longa-metragem conta a história da organização do festival de Woodstock, que reuniu mais de 400 mil pessoas em uma fazenda alugada pela família Yasgur, em Bethel, pequena cidade de Nova York. "3 dias de paz e música", prometia o cartaz do festival que entrou para a história do rock.

 

Tenacious D - Uma Dupla Infernal (2006) - A história se confunde com a realidade, na medida em que a comédia se baseia na carreira verdadeira da banda, idealizada por Jack Black e Kyle Gass. Surreal e hilário, o longa-metragem conta com participações ilustres, como a do falecido Ronnie James Dio e Dave Grohl (interpretando o demônio), líder do Foo Fighers e um dos maiores admiradores da dupla.

 

Rock Star (2001) - Estrelado pelo ex-rapper Mark Wahlberg, o filme de Stephen Herek mostra que um aspirante a cantor pode vir a substituir seu maior ídolo algum dia. Depois de um ataque do vocalista, o fã Chris "Izzy" Cole assume o microfone em um show e depois é convidado a integrar a sua banda favorita, o Steel Dragon, e tem sua vida transformada pela rotina de sexo, drogas e rock'n'roll.

 

 

Quase Famosos (2000) - Na trama semi-autobiográfica do diretor Cameron Crowe, o jovem William, 15 anos, embarca na turnê do Stillwater - banda em ascenção na década de 70 - com a missão de escrever uma matéria para a revista Rolling Stone. O filme é considerado um dos maiores do gênero e venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original.

 

Detroit Rock City (1999) - No filme que se tornou um clássico cult, Lex, Jam, Trip e Hawk passam por todo o tipo de obstáculos para finalmente conseguir assistir ao show do Kiss em Detroit, depois que a mãe beata de Jam queima os ingressos, alegando que a banda era "demoníaca". Entre as melhores cenas estão aquela em que os amigos enviam uma pizza de cogumelo alucinógeno ao padre Father Phillip McNulty.

 

Velvet Goldmine (1998) - Claramente baseado na carreira de David Bowie, o filme de Todd Haynes tem como protagonista Jonathan Rhys Meyers no papel do cantor Brian Slade, um ícone do glam rock britânico que forja seu próprio assassinato durante um show e tem seu caso investigado pelo jornalista Arthur Stuart, interpretado por Christian Bale.

 

The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996) - Inspirada em bandas dos anos 60 que tiveram um sucesso repentino, sendo a maior delas os Beatles, o filme de Tom Hanks traz a histeria de uma época em que a rebeldia adolescente ganhava o apoio do rock'n'roll. Dos primeiros ensaios ao estrelato, a banda fictícia The Wonders descobre as glórias e as consequências da fama.

 

Os Cabeça-de-Vento (1994) - Protagonizado pelo trio Adam Sandler, Brendan Fraser e Steve Buscemi, o longa-metragem de Michael Lehmann conta a história hilária de uma banda de rock que se revolta depois que uma rádio se recusa a tocar sua música, e acaba invadindo o local com armas de plástico e fazendo reféns, causando uma comoção na cidade.

Fonte: cinema.terra.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...