Raça de Cachorro - Fox Terrier Pêlo Duro

O Fox Terrier é uma raça de cão médio-pequeno originária da Inglaterra. O Fox Terrier de Pelo Duro já foi utilizado para caça a raposas e javalis. Esta raça surgiu um pouco depois do Fox de pelagem lisa, em 1870.

 

História

Acredita-se que o Fox Terrier Pêlo Duro tenha surgido no século XIX no País de Gales, Grã-Bretanha, onde originalmente era utilizado na caça a coelhos e raposas (daí o nome Fox, que designa raposa em inglês). O histórico do Fox Terrier Pêlo Duro está muito ligado ao do Fox Terrier Pêlo Liso.

Durante muito tempo estas duas raças foram cruzadas entre si, visando principalmente à redução do porte e o aumento da pelagem branca nos cães de pêlo duro. O Fox Terrier Pêlo Duro e o Fox Terrier Pêlo Liso, inclusive, eram considerados uma única raça, mas desde 1985 o AKC (American Kennel Club) reconhece-os como cães de raças distintas.

 

Características físicas

O tamanho do macho varia entre 37 e 40 centímetros e pesa geralmente oito quilos. A fêmea é ligeiramente mais baixa e pesa aproximadamente sete quilos.

O pelo é denso, de textura muito dura, 2 cm nos ombros a 4 cm na cernelha, dorso, costelas e posteriores, com subpelo macio e curto. Dorso e membros com pelos mais duros que nas laterais. Pelos ásperos na mandíbula e de comprimento suficiente para dar uma aparência forte ao focinho. O pelo das pernas é denso e áspero.

Na vida doméstica, pode-se remover os pêlos antes que caiam. Basta uma escovação semanal ou quinzenal. Perfeito para quem não quer pêlos espalhados pela casa. Para ficar belo, o Fox Terrier Pêlo Duro é tosado a cada três ou quatro meses. Quem quer perfeição — pelagem mais dura, com marcações mais contrastadas - faz o stripping.

Em relação ás cores o branco predomina, com marcas pretas, pretas e castanhas ou castanhas. Manchas tigradas, vermelhas, fígado ou cinza-azuladas são indesejáveis.

 

Personalidade

O Fox Terrier é um cão forte, inteligente, destemido, ativo, afetuoso e, acima de tudo, muito amigo e protetor do seu dono. Apesar de muito amigo do dono, isso não significa que seja cão de um dono só, pois integra-se muito bem com a família toda, mas acata melhor as ordens de quem lhe impõe disciplina e as regras de quem lhe dá carinho.

É um cão com tendência para a guarda e a defesa. Como possui enorme energia, é quase impossível que ele consiga ficar parado cinco minutos seguidos. É indicado para uma família com tempo para o exercitar, passear e brincar, pois é um forte desportista. Se for deixado muito tempo sozinho pode tornar-se destrutivo, estressado e muito barulhento.

São cães muito sensíveis e muito equilibrados, tendo uma personalidade muito hierárquica, mas a convivência com os outros cães é muito complicada, com possibilidade de ocorrência de brigas. É um cão que aprende muito depressa, mas prefere, na maior parte das vezes, fazer à sua maneira. Na sua educação, o dono tem de ter pulso firme, pois em caso contrário o cão só vai obedecer para ser recompensado.

 

Saúde

Quanto à saúde, como a maior parte dos terriers, o Fox Terrier é um cão muito resistente, não tendo muita tendência a adoecer. Por ser um cão resistente, muitos de sua raça chegam a passar dos 15 anos de idade, alguns chegando até mesmo aos 20.

 

Fonte: www.caesefilhotes.com.br / www.cbkc.org / www.amadeuw.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...