Tipos de arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.

É a experiência que conta na hora da escolha do arroz. Existe uma imensa variedade de marcas, tipos e qualidades de grãos e em geral só descobrimos a verdadeira qualidade do arroz após o primeiro uso ou o primeiro insucesso.

Os grãos mais maduros do arroz polido são melhores do que os mais novos, obtendo-se um arroz cozido mais solto e com grãos mais inteiros.

Tanto o arroz integral como polido ou branco, são classificados conforme o tamanho do grão em longo, médio ou curto. Cada um destes tipos tem ainda uma outra classificação de acordo com a quantidade de grãos quebrados que estão misturados.

No momento da compra prefira o arroz de grãos longos ou médios e com a menor quantidade de quebrados. A cor dos grãos também é um indicativo de qualidade e, ao contrário do que às vezes se pensa, o arroz de grãos muito brancos é o que mais empapa, além de ter um valor nutritivo inferior. A cor pérola indica o melhor arroz.

Qualquer que seja sua forma de apresentação, o arroz é um dos alimentos mais populares em todo o Brasil. Na mais tradicional combinação, arroz e feijão, ou acompanhando legumes, carnes, verduras, queijos e ovos. Pode ser cozido no leite de coco e ser usado como sobremesa.

 

Você sabia?

O arroz é originário do Japão e é cultivado lá há pelo menos 7 mil anos. O arroz é presença marcante no quotidiano do povo asiático. Em muitas culturas do continente, é comum que uma mãe dê ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados, num ritual que significa sua chegada à vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...