O que é a Ginástica Laboral e qual a sua importância

A Ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de exercitar e colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um Profissional de Educação Física.

Tudo isso para um melhor aproveitamento do funcionário. Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas. Começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.

A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:

  • Trabalham a reeducação postural
  • Aliviam o estresse
  • Diminuam o sedentarismo
  • Aumentam o ânimo para o trabalho
  • Promovam a saúde e uma maior consciência corporal
  • Aumentam a integração social
  • Melhoram o desempenho profissional
  • Diminuam as tensões acumuladas no trabalho
  • Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
  • Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios

 

Lesões Frequentes

Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico

No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso

No cúbito (cotovelo): epicondilites

No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo

Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais

Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros

Encurtamentos musculares

Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios, como a redução de faltas dos funcionários, o aumento da produtividade, a redução de quedas, a maior integração da equipe, etc.

 

Exercícios

Devido à importância da implantação da Ginástica Laboral nas empresas, resolvemos fazer esta matéria com alguns exercícios que podem ser feitos de duas a três vezes por dia e ajudá-los a ter uma qualidade de vida melhor.

1) Em pé, apóie as mãos numa mesa com os dedos voltados para trás, alongando os antebraços.

2) Estenda um dos braços, com os dedos voltados para baixo, alongando também o antebraço.

3) Você ajuda o seu companheiro em todos os exercícios depois vocês trocam de posição. Quem está sentado permanece com a coluna reta, o olhar para frente. Puxe o pescoço do seu colega para o lado e segure por 30 segundos, depois troque o lado.

4) Ainda na mesma posição, vamos alongar a lateral do corpo e coluna. Puxe o braço do companheiro para cima e para a lateral. Troque o lado.

5) Quem está sentado estende os dois braços para cima unindo as mãos enquanto você puxa os braços deste para cima.

6) Puxe o braço do seu parceiro para trás segurando pela mão, alongando o tríceps.

7) Segure os braços do seu parceiro para trás e puxe-os alongando os braços e os músculos peitorais deste.

8) O seu companheiro deve ficar em pé, encostado numa parede. Puxe a perna deste, que deve estar flexionada, para cima. Troque o lado.

9) Na mesma posição, agora com a perna estendida. Troque o lado.

10) Primeiro o seu companheiro deve virar o corpo para trás, segurando na cadeira. Você apenas ajuda a manter a posição. Este é um exercício de torção que ajuda a alongar as costas. Faça para os dois lados.

11) Enquanto o seu parceiro está em pé, você puxa a perna dele para trás segurando pelo pé. O seu parceiro deve manter o tronco reto, um joelho ao lado do outro e o quadril encaixado. Troque a perna.

12) Neste exercício o seu companheiro puxa um dos braços pela frente do corpo, alongando o ombro. Você apenas ajuda a manter a posição. Troque o lado. Troquem a posição. Quem foi alongado agora alonga o companheiro.

13) Dêem as mãos e levem o corpo para trás, curvando as costas e alongando-as. Flexionem os joelhos.

14) Coloque as mãos no ombro do parceiro e desça o corpo à frente mantendo as costas retas e as pernas estendidas. Desta forma vocês alongam a coluna e a parte posterior das coxas e pernas.

15) Dêem as mãos e levem o corpo para o lado, alongando a lateral deste e dando uma espreguiçada. Troquem o lado.

16) Dêem as mãos, um de costas para o outro. Levem o tronco à frente alongando a coluna e a parte da frente do corpo.

Permaneçam em cada posição por 30 segundos. Vocês podem, também, fazer massagens com uma bolinha de tênis na região do pescoço e costas para aliviar a tensão do trabalho. É realmente muito relaxante! O objetivo principal é alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando a parte física e renovando o espírito e vontade de cada pessoa.

Lembre-se dos grandes benefícios, como:

  • Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias
  • Correção de vícios posturais
  • Estimulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa
  • Maior integração no ambiente de trabalho
  • Melhora a flexibilidade e mobilidade articular
  • Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo
  • Estimula o trabalho em equipe
  • Melhora na produtividade
  • Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais

Até mesmo quem trabalha em casa (ou as próprias donas de casa) pode praticar esta ginástica antes de começar as rotinas diárias. Veja no vídeo abaixo um exemplo bem divertido de praticar esses exercícios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...