Quem inventou o mouse? E o teclado?

O mouse foi inventado por Douglas Engelbart em 1970.

O rato (termo utilizado em Portugal) ou mouse (termo em inglês e utilizado no Brasil) é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.

O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador (monitor)  e disponibiliza normalmente quatro tipos operações:

  • Movimento
  • Clique
  • Duplo clique
  • Drag and drop (arrastar e soltar)

Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho (programa que está a ser utilizado). Além do rato, existem outros dispositivos com funções similares, como a trackball e o joystick.

    

O rato (mouse) são normalmente ligados ao computador através de portas, que podem ser PS2 ou, mais recentemente, USB. Também podem vir incorporados ao corpo do computador, como os tochpad em notebooks.

O engraçado sobre a invenção do mouse é que a primeira versão feita por Douglas era de madeira e, além disso, esse primeiro mouse tinha apenas um botão e movia-se sobre pequenas rodinhas.

Já o teclado não foi bem "inventado". Ele é uma cópia do teclado das antigas máquinas de escrever que foi adaptado ao computador. Para comprovar compare uma máquina de escrever e um teclado: eles são iguais.

    

As teclas estão dispostas dessa maneira pois, antigamente, nas máquinas de escrever, elas vinham em ordem alfabética. Como travavam muito com a velocidade dos datilógrafos, elas foram trocadas de lugar.

Com o tempo foram acrescentando mais teclas para dar suporte aos comandos do computador e ficaram cada vez mais aperfeiçoados.

Curiosidade: Diz-se que colocaram as letras nesta ordem, pois fizeram um estudo das letras mais utilizadas e as colaram mais perto dos dedos mais ageis com o intuito de agilizar a digitação.

Fonte: br.answers.yahoo.com

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...