Cuidados necessários para manter a pele linda e saudável no verão

Cuidar da pele é essencial em qualquer época do ano, mas no verão existem cuidados especiais. Neste post você verá os tratamentos adequados para cada tipo de pele e ficará linda e saudável para o verão.

 

Pele Oleosa

Quem tem a pele oleosa sabe como é difícil sair com o rosto cheio de brilho e suor. Esse excesso de brilho pode ser herança genética ou estresse, má alimentação, contato exagerado com o sol e até mesmo alterações hormonais. O tratamento adequado para esse tipo de pele é usar sabonetes neutros e evitar cremes hidratantes.

Jussara Diz, esteticista do Espaço Lavanda, explica:

“Na hora de lavar o rosto, opte por um sabonete facial neutro próprio para o rosto para remover a oleosidade da pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Muitas pessoas acham que lavar o rosto diversas vezes por dia faz com que a oleosidade diminua, mas na verdade, quanto mais se lava o rosto, maior é a produção de sebo, que deixa o rosto ainda mais oleoso”.

 

Pele Seca

A pele seca pode ser resultado de fatores como ar condicionado, banhos muito quentes, tempo seco, herança genética ou lavagem excessiva do rosto. Tanto no verão quanto no inverno, a falta do suor contribui para deixar a pele ressecada. Quem tem a pele seca pode ter vermelhidão, coceira e até escamação. Segundo dermatologista Dra. Caroline Semerdjian Cividanes , peles secas são mais comuns nas mulheres.

“Peles ressecadas são mais comuns em crianças, mulheres adultas ou menopausadas e idosos. Seu tratamento inclui uso de hidratantes principalmente, assim como reposição hormonal no caso da menopausa”.

 

Pele Mista

A pele mista tem o tratamento parecido com o de pele oleosa.

“Peles mistas são mais comuns na faixa etária dos 13 aos 24 anos, principalmente nos homens, podendo ocorrer também em mulheres. Seu tratamento inclui o uso de sabonetes específicos diariamente, devendo-se evitar cremes hidratantes faciais e cremes capilares sem enxágue, uma vez que ambos aumentam a oleosidade da pele. Nos casos de acne, podem ser necessários antibióticos tópicos e orais”

completa a dermatologista.

 

Cuidados para o Verão

1º) Nunca se esqueça de usar protetor solar, não importa qual sua cor ou tipo de pele. O sol pode prejudicar e deixar queimaduras inconvenientes.

“É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias frios, para evitar o envelhecimento precoce da pele”

explica Jussara. Antes de ir para a praia ou piscina, passe o protetor de 3 em 3 horas para aproveitar ainda mais o verão!

 

2º) Banho deve ser frio ou morno. Nada de água fervendo!  Irene Dantas, dermatologista da Clínica Dicorp, revela:

“Quem tem a pele seca pode apostar nos sabonetes menos abrasivos e com hidratantes na fórmula”.

 

O essencial:

- Loções ou gel pós-sol ajudam a hidratar e acalmar a pele, dando uma sensação gostosa. Aloe vera ou azuleno são indicados para a estação.

- Vitamina C é ideal. Combate a formação de radicais livres e evita o envelhecimento precoce. Escolha produtos que contenham essa vitamina e deixe sua pele mais resistente!

- Evite o sol no horário entre 10 da manhã e 4 da tarde.

- Não compartilhe roupas de banho e seque bem o corpo após o uso do mar ou piscina, a fim de evitar micoses.

 

Fonte: papofeminino.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...