Como prevenir e retardar o envelhecimento da pele do rosto, pescoço e mãos

Como toda mulher sabe, com o passar dos anos fica cada vez mais difícil esconder a idade, pois ela, literalmente, "está na cara". Apesar de alguns procedimentos diminuírem a ação do tempo, a pele das mãos, rosto e pescoço não enganam.

Mas como fazer para retardar este processo? Segundo a Dra. Erica Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o primeiro passo é a prevenção solar:

"Como o sol é o principal causador do envelhecimento precoce, recomendo a proteção com filtros solares, vestimenta adequada, como roupas, chapeús, bonés e óculos, e ficar à sombra sempre que possível para evitar queimaduras e exposições crônicas"

Para a Dra. Erica, o ideal é cortar os maus hábitos desde a infância com a prevenção e hidratação da pele:

"Já para o rejuvenescimento são indicados cremes ativos, após os 25-30 anos, que podem ser usados na forma de ácidos, como retinóico e glicólico, que estimulam a renovação celular e esfoliam a pele, eliminando as células velhas e deixando-a com aspecto mais claro e rejuvenescido; além de antioxidantes, como vitamina C, chá verde, dentre outros"

No entanto, para quem acha que o tempo de prevenir já passou e está com a pele muito envelhecida, saiba que existe solução! O tratamento pode ser feito em casa a base de ácidos ou no consultório médico, o que inclui procedimentos a laser, luz intensa pulsada e radiofrequência:

"Cada tecnologia atua em um ou mais alvos da pele e propicia o rejuvenescimento de manchas, estímulo de colágeno, tratamento de vasinhos, entre outros benefícios"

Além disso, para quem não está disposta a passar por um procedimento mais invasivo, existem produtos eficazes no mercado, mas a dermatologista adverte:

"A oferta é grande, mas deve-se ter cuidado ao escolher o cosmético mais adequado para cada indicação e tipo de pele"

Se você está com dúvidas sobre qual o tratamento ideal para o seu caso, procure um dermatologista e não deixe de usar protetor solar.

 

Cremes noturnos podem auxiliar nos cuidados com a pele

Marcas de expressão, flacidez, olheiras, manchas, espinhas... Que mulher não se incomoda com a pele facial em desarmonia? Nessas horas, o ideal é procurar um dermatologista e buscar o tratamento adequado. Segundo a Dra. Solange Pistori Teixeira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), uma boa alternativa podem ser os cremes noturnos, que auxiliam na melhora do aspecto da pele, porém, eles devem ser manipulados com prudência.

Por não conter fator de proteção e incluir princípios ativos que não podem ser utilizados na presença do sol, como ácidos, o creme da noite deve ser usado com precaução. Em contato com a radiação solar, eles podem desencadear reações indesejadas no rosto, como vermelhidão, alergias e queimaduras.

Por isto, a melhor forma de utilizá-lo é sempre à noite, antes de dormir. A Dra. Solange recomenda primeiramente lavar e limpar bem o rosto, para retirar maquiagem e impurezas do dia. A seguir, aplicá-lo conforme as necessidades individuais.

Na manhã seguinte, é necessário realizar uma nova limpeza facial, para que não haja nenhum resquício do produto. Para a Dra. Solange, não existe idade pré-determinada para começar a cuidar desses probleminhas, no entanto, é primordial uma consulta com um especialista para definir que tipo de tratamento seguir.

E para quem acha que só existem fórmulas caríssimas, algumas marcas oferecem opções que cabem no bolso, entre elas Avon, O Boticário, Natura, L'Occitane, entre outros.

 

Cuidar da limpeza do rosto toda noite deve fazer parte do ritual de beleza feminino

Embora algumas mulheres achem desnecessário, é muito importante investir em bons produtos para cuidar da pele do rosto, principalmente à noite. Antes de pensar em maquiagem, tratamentos ultra modernos e outras técnicas, a prioridade deve ficar para o simples hábito de manter um ritual de beleza antes de dormir.

Uma sugestão é definir o período após o banho como o momento dedicado exclusivamente ao seu rosto. Guarde dez minutos para limpar, tonificar e hidratar a sua pele que sofre constantemente com agressores externos, como fumaça, raios solares e resíduos de maquiagem.

De acordo com o cosmetólogo e diretor do Instituto Mezzo de Cosmetologia José Paschoal Rossetti Filho, a limpeza é o primeiro passo da rotina de cuidados diários.

"Devemos buscar limpadores adequados para cada tipo de pele, de preferência que não agridam ao filme hidrolipídico (matriz extracelular da epiderme), pois sua agressão provoca desidratação"

Comece lavando o rosto com sabonete neutro e para ficar completo use um produto para limpar, outro para hidratar e outro para nutrir. Outra dica importante é usar um esfoliante duas vezes por semana para desobstruir os poros.

O horário da noite é mais indicado, pois é neste período que os produtos são mais absorvidos. Em caso de pessoas com oleosidade em excesso e com muitos cravos e espinhas, é recomendado buscar orientação de um dermatologista para saber quais tipos de produtos são mais indicados para resolver o problema.

Algumas marcas comercializam linhas exclusivas para a limpeza diária da pele. No Brasil, produtos de marcas como L'Oréal, Nivea, Avon e O Boticário são facilmente encontrados e com preços variados. As internacionais Clinique e Benefit também são boas opções para quem está à procura de linhas para o rosto.

Outra sugestão é pedir orientação ao médico sobre os laboratórios especializados em produtos para pele. Após adquirir a rotina de limpeza do rosto, a mulher vai perceber uma pele mais lisinha, macia e hidratada. Outra vantagem é que a maquiagem fica mais fácil de ser aplicada.

Fonte: www.puretrend.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...