Esportes que emagrecem

Corrida, natação e ciclismo são atividades com grandes queimas calóricas, mas tudo depende do seu condicionamento e da maneira que vai executá-los. A corrida é um excelente exercício para queimar calorias, mas pessoas com sobrepeso devem observar se é o esporte mais indicado, uma vez que o peso excessivo pode contribuir para o aparecimento de lesões.

A natação é um excelente esporte, sem impacto. Mas a sua habilidade pode fazer diferença na queima de gordura. Enfim, o esporte ideal para a queima de gordura é o que você consegue praticar regularmente, sem se lesionar, durante um período de 30 a 60 minutos com uma intensidade boa para você.

Confira neste post um pouco sobre cada exercício que é sempre indicado para emagrecer e qual deles é o melhor para você.

 

Sociabilizar

Para quem, além de melhorar a condição física, busca fazer novos contatos sociais, os mais recomendados são os esportes coletivos como o voleibol, o basquete e o futebol.

 

Cada um na sua e eu na minha

Quem é mais introvertida, pode procurar um dos chamados esportes individuais como a corrida, o ciclismo, o tênis e até mesmo o squash.

Tudo Zen

Já para quem busca relaxamento, a recomendação são os esportes aquáticos como a natação ou a hidroginástica, para descansar o corpo dentro da água.

 

Dicas para melhorar os resultados da musculação

Existem várias técnicas para aumentar a intensidade do treinamento de musculação. Uma delas é levar cada série além do ponto da chamada “falha muscular momentânea”, aquele momento no qual você não consegue fazer mais nenhuma repetição com determinada carga de peso.

Quando chegamos a este ponto, geralmente paramos a série e
descansamos. Mas saiba que é possível passar desse estágio e continuar a trabalhar as fibras musculares.

Funciona mais ou menos assim: você faz dez repetições de um exercício e quando chega na nona ou décima vez, já não consegue fazer o movimento completo. Pois se você fizer mais um ou dois movimentos, mesmo sem completá-los você estará trabalhando ainda mais as fibras.

Esse tipo de treinamento é recomendado para atletas em estágio intermediário ou avançado. Iniciantes não verão resultados com esse tipo de treinamento e, pior, correm o risco de lesionar o corpo.

 

Combinação infalível

É necessário praticar diferentes atividades para conquistar um corpo esbelto. Para eliminar gordura e perder peso, é importante aliar a atividade aeróbica para ajudar na queima da gordura, mais a atividade localizada para preservar e melhorar o tônus muscular.

Atividades com peso: musculação e ginástica localizada. Esse tipo de exercício mantém e preserva a massa muscular, evita aquela flacidez típica de quem perde gordura, preserva e fortalece as articulações para caminhadas ou corridas.

Atividades aeróbicas: Caminhada, corrida, natação, bicicleta, pular corda. Para utilizarmos a gordura como energia, é necessário que essas atividades tenham duração superior a 20 minutos e numa intensidade moderada.

 

Aveia potencializa os exercícios para emagrecer

A aveia tem 10 gramas de proteína em cada meia xícara -fornecendo energia de sobra para os músculos trabalharem a todo vapor durante a atividade física. Ícone da alimentação saudável, ela também é carregada com fibras solúveis que diminuem o risco de doenças cardíacas e, apesar de ser recheada com carboidrato, a liberação desse açúcar é desacelerada pelas fibras.

 

Exercícios que não ajudam no emagrecimento

A musculação tradicional, voltada para o ganho de massa muscular, com intervalos entre as séries de exercícios, não é boa para perder peso. Se você tem um personal trainer o ideal é dizer para ele o objetivo, para adequar a série e evitar a flacidez. Esportes como vôlei e basquete fazem bem para a saúde, mas não são recomendados para quem quer emagrecer.

 

Exercícios campeões em queimar calorias

Nos dias de calor, a ordem é torrar sem dó nem piedade toda a energia extra acumulada pelo organismo. E mais: fazer isso num piscar de olhos e, se possível, com muita diversão. Confira um ranking com as atividades que mais queimam calorias.

Corrida - Com uma hora de corrida você pode perder 900 calorias. Além de melhorar o condicionamento cardíaco.

Andar de bicicleta - Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo. E assim como a corrida melhora o condicionamento cardíaco.

Tênis - O esforço é bem recompensado com a perda de 800 calorias numa partida de uma hora. Melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade.

Futebol - Uma hora de uma boa pelada consome 780 calorias. Fortalece as pernas e melhora o condicionamento.

 

Como escolher o esporte ideal para emagrecer

Para escolher o esporte ideal, lembre-se que ele deve ajudar na queima de gordura e também na manutenção ou aumento da musculatura. O gasto metabólico de qualquer pessoa é proporcional à sua massa muscular. Se alguém emagrece perdendo músculo, vai diminuir o gasto metabólico basal e tender a recuperar a gordura que foi eliminada.

Caso o esporte escolhido não preencher estas 2 necessidades, uma ótima solução é associar 2 atividades diferentes - uma aeróbica, com longa duração e sem muita intensidade e outra que ajude mais no desenvolvimento muscular. Seria o caso, por exemplo, da associação caminhada + musculação, ou corrida + remo.

Lembre-se, principalmente, de que qualquer que seja sua escolha, ela só surtirá os efeitos desejados se for adotada como um hábito de vida. É fundamental, portanto, que você sinta prazer no que está fazendo, para que não o esporte não acabe apenas como um sacrifício temporário.

Fontes: mdemulher.abril.com.br - nickmartins.com.br - www.maxway.com.br

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