As frituras são uma delícia e por conta disso pouquíssimas pessoas conseguem resistir a elas. Pena que sejam considerados tão nocivos á saúde. Porém, como um bom cozinheiro (ou cozinheira) você deve saber transformar esses vilões em aliados de uma dieta saudável.
Em primeiro lugar você deve escolher óleos saudáveis recomendados por especialistas como os de canola, linhaça, coco e castanha-do-pará.
Usando óleos saudáveis você garante que o seu alimento tenha menos gordura e calorias. Além disso, nunca reaproveite o óleo, pois a repetição da fritura ocasiona a formação da temida gordura trans, responsável pelo aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL).
O segundo passo é se certificar de que o óleo esteja quente, mas não fervendo. A temperatura do óleo não deve exceder os 190° C. Assim ele não irá penetrar muito fundo no alimento. Um jeito de saber se o óleo já atingiu essa temperatura é nunca deixar que ele solte fumaça. Aquecer demais também faz com que o óleo perca as suas propriedades benéficas, como o ômega-3 e ômega-6.
Outro passo importante (inclusive para a boa gastronomia) é não encher a frigideira com o produto a ser frito. Quanto mais cheia a frigideira, mais a temperatura do óleo baixa e ele tende a penetrar demais nos alimentos. É o famoso efeito “encharcar” que toda boa cozinheira conhece.
Por último, quando retirar as frituras da panela, coloque-as sobre papel absorvente para que o óleo seja drenado. Fazendo isso, é como se você tivesse usado apenas uma colher de sopa de óleo para fritar. Se você seguir os procedimentos adequados, não é mais do que isso que sobra na comida depois da fritura.
Fritar não faz mal, o que faz mal é fritar da forma incorreta. Pode até engordar, mas você não precisa banir as frituras para sempre do seu cardápio. É possível consumi-las de vez em quando seguindo todas as dicas acima. Outra dica legal é fritar vegetais, como brócolis, cenoura e outros. Mas nada de linguiça na banha de porco!
Use o azeite de oliva comum para refogar um alimento por alguns instantes, porém o utilize em temperatura ambiente. O óleo de amendoim tem sido apontado por especialistas como o mais indicado para frituras. Enquanto outros óleos vegetais começam a se degradar a 180ºC, ele resiste à degradação até 220ªC.
Além pode ser reutilizado várias vezes sem que haja rejeição sensorial do produto frito.
Fontes: alimentacao.terra.com.br / mdemulher.abril.com.br / bemzen.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário