Como cortar frutas

Quem está começando a passar mais tempo na cozinha preparando receitas, inventando pratos, pode se deparar com os mais diversos tipos de problemas. Um deles é o corte de uma fruta. Olhando para ela parece ser fácil, mas na hora de por a mão na massa, ou melhor, na fruta, ela acaba ficando degolada, até dedo cortado pode acontecer.

Para evitar tais problemas trazemos aqui opções de como fatiar as frutas sem estragá-las e sem se machucar. Antes de cortar qualquer fruta lembre-se que a faca ideal é grande e afiada. Facas cegas exigem mais força e são mais propensas a escorregar. Facas afiadas são mais seguras.

Manga

 

Corte as laterais da manga e, com uma faca, faça quadradinhos na polpa. No momento de servir, vire a polpa para fora, fazendo os quadradinhos "saltarem".

   

Melão

 

Corte o melão em fatias, divida a polpa em talhos mais ou menos do mesmo tamanho e desloque-os como na foto. Se desejar, sirva com um molho feito com uma lata de creme de leite batido com 3 colheres de mel.

   

Abacaxi

 

Corte o abacaxi em fatias, desprenda o miolo e desloque-o ligeiramente para cima.

Dica de consumo: Coloque cada fatia em um prato e cubra com o seguinte molho: 1 pote de iogurte natural, 2 colheres de açúcar e raspas de limão a gosto. Decore com folhas de hortelã.

 

Melancia

Uma das mais populares frutas de verão é a melancia. Esta refrescante fruta é muito saudável. Você pode comprar uma já cortada, ou em pedaços, mas as mais frescas você vai comprar inteira e cortar por conta própria.

Lave a casca da melancia com sabão comum ou com uma solução para limpeza de vegetais. Tudo que a faca encostar na casca vai entrar em contato com a polpa a medida em que corta.

Use uma faca afiada para remover com cuidado o topo. Uma faca serrada funciona melhor com objetos que têm um interior macio e casca mais dura, como melancias, tomates e pães.

   

Coloque a melancia em pé, e corte com cuidado no meio.

Se você cortar no sentido das faixas escuras na casca, as sementes vão ficar na parte de fora dos pedaços, deixando-as mais fácil de serem removidas.

   

Corte cada metade em seções.

   

Segure uma seção com uma mão enquanto você remove a polpa da casca.

   

Corte de cima até a casca em fatias iguais. Continue assim até que cada seção da fruta tenha sido removida.

 

Coco

Há várias maneiras de cortar/abrir um coco de forma bastante eficiente. Sem perder nada ou destruir qualquer ferramenta. A técnica que você escolhe provavelmente dependerá do seu tempo disponível e das ferramentas que tiver.

A técnica do prego e martelo: Esta é provavelmente a maneira mais comum de abrir um coco e, definitivamente, a que mais tempo leva. Encontre os ‘olhos’ localizados em uma das extremidades do coco. Você provavelmente verá três deles. Estes são os pontos mais fracos da casca.

Usando um martelo, martele um prego nos ‘olhos’. Você deve fazer isso em um lugar onde o coco não irá rolar embora. Além disso, esteja certo que a força de sua martelada não danificará o lugar que você colocou o coco. Escolha algo duro e virtualmente inquebrável (ou algo que você simplesmente não se importa!).

Logo você poderá ver o lento gotejar da água de coco pingando dos três furos. Deixe o coco parado com furos pra baixo e sobre uma tigela grande o bastante para uma boa quantia de suco. Olhe para os sulcos talhados que correm entre os círculos e abaixo em direção do meio do coco. Ache este sulco naquela região e rache-o, abrindo-o com um martelo ou uma pedra.

Outro método é simplesmente suprimir o coco com uma toalha ou folha e esmagar, esmagar e esmagar!

Adotando o primeiro método, você pode terminar com um coco dividido em meias-esferas  muito mais agradáveis esteticamente. Mas, embora os resultados não sejam tão belos, esmagando o coco em pedacinhos tem suas vantagens quando se leva em conta o tempo para pegar a polpa do coco fora da casca. Pequenos pedaços podem tornar mais fácil remover a polpa.

A técnica da faca gigante:
Segurando seu coco sobre uma tigela grande (usada para pegar o suco), encontre um sulco correndo dos círculos à região central (como acima).

Quando você encontra o sulco e traça ele até a metade do seu coco, bata através dele usando a parte não afiada da faca. Você terá de bater naquela região do coco algumas vezes, mas o resultado provavelmente será um coco partido ao meio.

Independentemente da técnica que você escolher para abrir o coco, você deve ter um espaço que não será danificado pela força das marteladas, além dos meios para pegar a água de coco. Uma colher ou outra ferramenta plana pode ser usada para tirar a polpa pra fora da casca, mas uma casca fina provavelmente ainda penetrará na polpa. Você pode simplesmente usar a faca fina para cortar essa camada fora da polpa.

Alguns recomendam espetar o coco no forno e aquecer brevemente para afrouxar a polpa da casca. Se você decidir que precisa de ajuda extra para pegar a polpa, apenas coloque o coco num forno com aproximadamente 400 graus por 15 minutos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...