Nada mais gostoso, na refeição do dia a dia, do que um bom bife. Tostadinho por fora, tenro por dentro e bem suculento, pode ser a atração principal do almoço ou do jantar. Mas, para preservar seu sabor e maciez, siga estas dicas:
1 - Selecione um corte macio, que tenha um pouco de gordura entremeada.
2 - Escolha uma frigideira ou chapa de inox com fundo grosso ou ferro fundido, pois, quando bem aquecida, mantém calor uniforme durante todo o preparo.
3 - Aqueça bem a chapa, por cerca de 2 minutos, em fogo alto. Não é necessário acrescentar gordura. Mas, se quiser, use 1 colher de sopa rasa de margarina ou um fio de óleo, o suficiente para untar.
4 - Coloque no máximo 1 ou 2 bifes de cada vez, para que não solte água e a carne endureça. Deixe fritar por cerca de 3 minutos, apenas para selar.
5 - Com a ajuda de um pegador, vire os bifes. Não pressione nem mexa a carne, para preservar sua suculência.
6 - Frite por mais 3 minutos. Tempere com pouco sal e pimenta-do-reino somente depois de selar a carne. Em seguida, retire-a da frigideira e reserve.
7 - Repita a operação com os bifes restantes.
Dicas espertas
- Se preferir o bife bem passado, frite por 4 a 5 minutos de cada lado. Se fritar por 3 minutos, como indicado acima, ficará ao ponto! Mas atenção: este tempo é aproximado, e pode variar de acordo com a espessura do bife e a chama do fogão... Na dúvida, corte um pedaço do bife para verificar se está no ponto desejado.
- Não fure o bife durante o preparo, assim você evita que ele perca o suco e fique ressecado.
- Se quiser, corte umas cebolas em rodelas, jogue-as na frigideira e passe-as no fundo até que dourem. Sirva-as sobre os bifes.
- Nunca salgue a carne antes do preparo, pois o sal desidrata o bife, deixando-o ressecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário