Remédios caseiros que funcionam - Parte 4

Receitas caseiras de remédios são sempre a primeira escolha de pessoas que sofrem com doenças, dores ou desconfortos. Tanto é que muitas até cultivam plantas em casa para prepararem seus próprios remédios. Esta é a quarta e última parte da postagem que ensina a preparar receitas que realmente funcionam.

 

Infusão laxativa

Em caso de prisão de ventre (constipação). Você vai precisar de 50 gramas de frutos de sene, 15 gramas frutos de erva-doce, 15 gramas frutos de funcho, 10 gramas de raízes de alcaçuz e 10 gramas de flores de sabugueiro. Misture todas as plantas em uma tigela grande conforme as quantidades estipuladas acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.

 

Infusão para amamentação

Para favorecer o bom desenvolvimento do aleitamento. Você vai precisar de 10 gramas de frutos secos de alcarávia, 10 gramas de frutos secos de aneto, 40 gramas de folhas secas de melissa (erva-cidreira), 80 gramas de rizoma de alpínia, 80 gramas de frutos secos de funcho e 80 gramas de folhas secas de verbena. Misture todas estas plantas respeitando a quantidade mencionada acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba todos os dias.

 

Infusão para gravidez

Para favorecer o bom desenvolvimento da gravidez durante os últimos três meses. Você vai precisar de 15 gramas de folhas de framboeseira, 15 gramas de alquemila, 15 gramas de folhas de urtiga, 15 gramas de erva-de-São-João, 15 gramas de melissa (erva-doce), 15 gramas de mil-folhas e 15 gramas de cavalinha. Misture todas estas plantas conforme as proporções mencionadas acima. Coloque uma colher de café da mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba todos os dias.

 

Infusão para a menopausa

Para a menopausa. Você vai precisar de alquemila (planta inteira seca), mil-folhas (partes aéreas secas) e sálvia (folhas secas). Misture a mesma quantidade das três plantas. Por exemplo, prepare 150 gramas misturando 50 gramas de cada uma das planta citadas acima. Para uma xícara de infusão (250 ml) adicione 1 colher de café da mistura. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba duas xícaras ao dia.

 

Infusão peitoral

Em caso de tosse. Você vai precisar de 10 gramas altéia (malva-branca), 15 gramas de Anis (erva-doce), 5 gramas de Perpétua-das-areias, 10 gramas de Alcaçuz, 15 gramas de Malva, 10 gramas de Polígala da Virgínia, 10 gramas de Tomilho e 15 gramas de Verbasco. Misture todas estas plantas em uma tigela grande respeitando as quantidades estipuladas acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.

 

Leite com alho

Contra a tosse seca  (por exemplo, em caso de crises de tosse durante a noite). O leite ajuda no sono e no relaxamento. Você vai precisar de alho, leite e mel. Ferva o leite. Adicione o alho moído ou cortado em fatias finas. Cozinhe em fogo brando por alguns minutos. Adicione o mel para adoçar. Beba bem quente. Beba antes de deitar, por exemplo.

 

Loção de urtiga

Para fortalecer os cabelos, tônico para os cabelos. Você vai precisar de 3 punhados de urtiga fresca e cerca de 200ml de água. Coloque as urtigas em um mixer. Adicione às urtigas trituradas cerca de 200 ml de água. Filtre a mistura. Aplique e massageie o couro cabelo com a loção. Não utilize em pontos de sutura!

Natue

Mel com própolis

Contra dor de garganta, amidalites, faringites, rouquidão, tosse, gripe e resfriados. Você vai precisar de mel de abelha e própolis. A resina de própolis (350g) pode ser obtida da colmeia e então colocar em um recipiente e completar até um litro, deixar em um recipiente fechado durante 30 a 40 dias, mexer todos os dias por cerca de 10 minutos, obtendo o extrato de própolis. O mel e o própolis, também podem ser comprados prontos. Misturar o extrato de própolis ao mel na proporção de 2,0 milímetros do extrato para 100 gramas de mel. Uma colher de sobremesa, duas a três vezes por dia, durante 15 dias.

 

Noz moscada

Contra as dores de dente. Você vai precisar de noz moscada ou essência de noz moscada. Embeba um cotonete com óleo essencial de noz moscada e aplique sobre o dente dolorido.

 

Óleo contra piolhos

Contra os piolhos. Você vai precisar de 30 ml de óleo de oliva (azeite), 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture os três ingredientes. Aplique a mistura sobre o couro cabeludo e os cabelos úmidos, e em seguida, cubra o couro cabeludo com uma touca e deixe a aplicação por cerca de uma hora.

 

Óleo de amêndoa doce

Para tratar a pele seca, para prevenir estrias. O óleo de amêndoa doce é um óleo de cor amarela que penetra rapidamente na pele e pode ser encontrado em farmácias. Utilize o óleo de amêndoa tal como ele é, sem nenhuma preparação específica. No entanto, você também pode adicionar algum óleo essencial ao óleo de amêndoa doce. O óleo de amêndoa doce é uma base bastante utilizada nas preparações para uso externo dos óleos essenciais. Aplique o óleo de amêndoa nos locais desejados, várias vezes ao dia.

 

Óleo de mamona

Contra a prisão de ventre ocasional. O óleo de mamona pode ser encontrado em farmácias. Utilizar o próprio óleo de mamona sem nenhuma preparação especial. Tomar 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) de óleo de mamona.

 

Ora-pro-nobis

Tratamento de desnutrição e anemia. Você vai precisar de folhas e água. Triturar as folhas com água no liquidificador e acrescentar na massa do pão ou massa de macarrão. Suas folhas também podem ser usadas em saladas. Alto valor nutritivo, pode ser usado em todas as refeições.

 

Pó de cavalinha

Contra a artrose e outros distúrbios articulares. Deixe secar a cavalinha e triture-a com um morteiro. Tome todo dia uma colher de café de pó à base de cavalinha moída. Esta mistura é muito rica em silício e ajudará a fortalecer as suas articulações e tendões.

 

Pomada de calêndula

Contra os ferimentos e machucados com cicatrização lenta. Não aplique em feridas abertas (que estiverem sangrando). Em queimaduras superficiais como as de primeiro grau ou queimaduras de sol. Você vai precisar de 1 punhado (cerca de 70 gramas) de flores de calêndula frescas e 200 gramas de vaselina. Derreta a vaselina no fogo brando e adicione as flores de calêndula. Ferva tudo e misture bem. Coloque a mistura em musselina apertando bem. Deixe esfriar. Coloque em um pote ou tubo. Aplique várias vezes ao dia.

 

Remédio contra o terçol

Contra o terçol. Você vai precisar de tomilho fresco, água de rosa e compressas esterilizadas. Corte o tomilho. Coloque-o em uma compressa embebida em água de rosa. Coloque essa compressa sob o terçol por ao menos uma hora. Aplique uma a duas vezes ao dia. Procure trabalhar da forma mais esterilizada possível, lave as suas mãos e desinfete-as com álcool (70 graus, por exemplo), se possível utilize luvas, lave bem o tomilho, etc.

 

Remédio de alho contra os parasitas intestinais

Contra os parasitas intestinais como os vermes. Você vai precisar de 4 dentes de alho e 1 xícara de leite. Amasse os 4 dentes de alho e adicione o leite. Ferva por 15 minutos. Deixe macerar durante a noite. Na manhã seguinte tome o conteúdo da xícara que macerou durante a noite em jejum. Efetue novamente a mistura até eliminar os vermes.

 

Sal marinho para banho

Em caso de reumatismos, nervosismo, espasmos musculares, psoríase. O sal marinho para banho  está à venda em farmácias. Para um banho em uma banheira grande (de 80 L), dissolva 250gr de sal marinho em água bem quente (o mais quente possível) em seguida coloque água fria para que a temperatura chegue à  37°C. Um banho de 15 a 20 minutos, em uma temperatura de 37°C, uma vez ao dia, pode ajudar em caso de nervosismo ou distúrbios reumatismais. Em caso de psoríase a posologia deve ser adaptada, converse com o seu médico ou farmacêutico.

 

Sementes de psílio

Em caso de constipação (prisão de ventre). Você vai precisar de 10 gramas de sementes de psílio (dose diária de até 20g) e 200 ml de água. Coloque as sementes de psílio em um copo de água e deixe que elas estufem. Beba a mistura. Após a absorção das sementes beba um copo de água. Ingerir líquido é muito importante em caso de prisão de ventre. Tome a mistura duas vezes ao dia (uma de manhã e outra à noite).

 

Sopa de urtiga

Rica em ferro. A sopa pode combater a anemia, mas o ideal é controlar a taxa de ferro em um médico e eventualmente tomar medicamentos à base de ferro. Para uma sopa de urtiga, para cerca de 3 pessoas, você irá precisar de 300 gramas de urtiga fresca, 250 gramas de batata, 1.5 litro de água, 1 pitada de sal, pimenta, caldo e manteiga. Retire os caules das folhas de urtiga. Lave  cuidadosamente as folhas de urtiga. As urtigas picam, portanto, para evitar esse problema, você pode colocá-las por um breve instante na água quente. Corte as folhas em fatias finas. Corte as batatas em rodelas. Coloque as folhas de urtiga e as batatas em uma panela com água e cozinhe em fogo baixo por 20 minuto. Adicione um pouco de caldo e sal. Você pode servir a mistura diretamente ou colocá-la em um processador. Adicione um pouco de manteiga, creme e/ou pimenta. Consuma uma vez ao dia.

 

Soro fisiológico

Contra resfriados, rinite ou sinusite. Você vai precisar de água e sal. Ferva um litro de água com uma colher de café rasa de sal. Deixe o líquido ficar morno. Utilize uma seringa ou uma pipeta e instile em cada narina. Para a água não passar diretamente para a boca e descer o mais longe possível nos sinus, experimente dizer "ke ke ke....".

 

Spray preventivo contra as picadas de insetos

Para prevenir as picadas de insetos. Este remédio não age contra as picadas de carrapatos e anófeles (mosquitos que transmitem a malária). Você vai precisar de 125 ml de óleo de amêndoa doce, 10 gotas de óleo essencial de citronela, 10 gotas de óleo essencial de cedro e 1 garrafa pulverizadora. Misture todos os ingredientes na garrafa pulverizadora. Aplique sobre o corpo antes de sair. O produto pode ser aplicado várias vezes ao dia.

 

Suco de acerola

Rico em vitamina C, indicado para fortalecer o sistema imunológico, por exemplo, contra a gripe, os resfriados, etc. Você vai precisar de acerola, água, açúcar e centrífuga de frutas. Coloque a acerola, um pouco de água e o açúcar na centrífuga de frutas. Bata por alguns minutos. Coe a mistura e sirva. Beba este suco uma vez ao dia pela manhã. Você pode misturar a acerola com banana, laranja ou outras frutas. O objetivo é diminuir o gosto ácido, amargo da acerola. Esta fruta é muito rica em vitamina C.

 

Suco de cenoura

Prepara a pele para a exposição ao sol (ajuda a ter ter um bronzeado bonito). Você vai precisar de cenouras (de origem biológica se possível) e uma centrífuga. Utilize cerca de 10 cenouras. Descasque-as e coloque-as na centrífuga. Você obterá um suco de cenoura bem fresco, beba rapidamente para ingerir o máximo de princípio ativo (beta-caroteno) e para obter o melhor resultado possível. Se você não apreciar muito o gosto, você pode implementar o suco de cenoura, com suco natural de uma laranja ou um limão. Beba todo dia um suco natural de cenoura  antes da sua exposição ao sol.

 

Tintura de arnica

Em caso de hematomas, pancadas, contusões, artrite, etc. Você vai precisar de 10 gramas de flores secas de arnica e 100 ml de álcool à temperatura de 70°. É possível encontrar as flores secas de arnica em farmácias, lojas especializadas, herbolários, ou você também pode colhê-las e secá-las, mas atenção, a planta está se tornando rara, portanto procure comprá-la em farmácias, para limitar o seu desaparecimento.

Você também pode comprar a tintura já pronta de arnica. Macere as flores de arnica em 100ml de álcool à 70° por 5 dias, assim você irá obter uma tintura de arnica. Antes da aplicação, é preferível diluir a tintura de arnica preparada acima, em 5 volumes de água (1 parte de tintura e 4 partes de água). Aplique essa mistura em forma de compressa no local desejado 3 a 4 vezes ao dias mudando de compressa a cada vez.

 

Tintura de calêndula

Usado em lesões cutâneas, ferimentos, machucados, contusões, hematomas. Nunca aplique uma tintura de calêndula em uma ferida aberta (com sangramento). Também é indicado para distúrbios do fígado e cólicas menstruais. Você vai precisar de flores de calêndula, água de vida, bocal de 300 ml  (com tampa, por exemplo, a tampa de uma geléia), filtro de café e frasco para guardar a tintura. Preencha o bocal de flores de calêndula até a metade. Cubra as flores de calêndula com água da vida (a água da vida deve chegar até o topo do bocal).

Tampe bem este bocal. Deixe descansar por 2 a 3 semanas, em um local relativamente quente. Você irá notar após algum tempo, uma mudança na coloração da tintura. Filtre a mistura com a ajuda de um filtro de café. Em seguida, coloque a mistura em um frasco colorido (marrom escuro) para conservar a sua eficácia. Você pode encontrar esse tipo de frasco em farmácias. Tampe bem e coloque uma etiqueta com o nome e a data da tintura. Para uso externo dilua a tintura, de preferência com um pouco de água, e aplique sobre a pele com uma gaze. Para uso interno procure um farmacêutico para saber a posologia exata. Esta preparação possui álcool, portanto ela não é indicada para crianças.

 

Tintura de mirra

Em caso de aftas ou gengivite. Você vai precisar de 20 gramas de mirra e 100 ml de álcool 70°. Deixe macerar a mirra e o álcool por 10 dias, agite regularmente. Coloque a tintura não diluída na boca 2 a 3 vezes por dia. Ou em gargarejos: 5 a 10 gotas em um copo de água.

 

Tintura de sucupira

Para tratar gastrites e úlceras gástricas. Você vai precisar de 4 sementes de sucupira e 1 garrafa de vinho (750ml) ou biotônico. Esmagar as 4 sementes e colocar no vinho ou biotônico. Tomar 20 gotas 3 vezes ao dia antes das refeições.

 

Tintura de tomilho

Em caso de distúrbios digestivos (ação tônica) e contra as aftas. Você vai precisar de 50 gramas de tomilho seco, 500 ml de água da vida e uma jarra. Deixe o tomilho macerar por 2 a 3 semanas dentro da água da vida em uma jarra. Agite a jarra todos os dias. Filtre e coloque em uma garrafa. Tome uma colher de sopa antes da refeição. Esta mistura contém álcool e é contra indicada para mulheres grávidas, crianças e pessoas que não podem beber álcool por motivos médicos.

 

Tintura para dores e contusões

Para aliviar dores musculares e contusões. Você vai precisar de folhas de arnica, 3 dentes de alho, folhas de arruda e 1 litro de álcool. Misture em uma vasilha com tampa as folhas de arnica e arruda, 3 dentes de alho com um 1 litro de álcool. Deixe descansar 24 horas. Massagear a área dolorida por 30 mim 3 vezes ao dia. Não usar em crianças e gestantes.

 

Vinagre de cidra

Para a prevenção das cistites. Utilize o vinagre de cidra sem aditivos. Tome três colheres de café diluídas em um copo de água, três vezes ao dia, desde o aparecimento dos primeiros sintomas da cistite. Você pode também utilizar o vinagre de cidra nas saladas (igualmente preventivo).

 

Vinagre de cidra de maçã

Contra as picadas de insetos, coceiras da pele e varicela (catapora). Utilize o vinagre de cidra de maçã sem aditivos. Não dilua o vinagre e aplique-o diretamente sobre a picada ou região da coceira.

 

Xarope de alho

Para curar a tosse. Você vai precisar de 2 pequenos dentes de alho, 150 ml de água, 200 gramas de acúçar e 1 espremedor de alho. Descasque o alho ou esprema-o com o auxílio de um espremedor. Cozinhe a água e o açúcar até que este último esteja fundido. Coloque o alho espremido na mistura água-açúcar. Esquente até a obtenção de uma mistura com a consistência equivalente a de um xarope. Podemos observar bolhas grandes, sinal que indica que o cozimento deve ser interrompido. São cerca de 10 minutos de cozimento. Deixe esfriar e coe. Coloque o xarope em uma garrafa. Beba 2 a 3 colheres da mistura por dia.

 

Xarope de bagas de sabugueiro

Em caso de tosse. Você vai precisar de 1 kg de bagas de sabugueiro, 1 litro de água fervente e 1 kg de açúcar. Ferva 1 litro de água com 1 kg de açúcar por 10 minutos. Adicione 1 kg de bagas de sabugueiro com os caules e  deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, e espere pelo menos 2 horas antes de peneirar. Cozinhe novamente e coloque em garrafas quentes. Misture 1 a 2 colheres de sopa do xarope em chá quente várias vezes ao dia.

 

Xarope de broto de pinheiro

Em caso de tosse produtiva ou bronquite. Você vai precisar de 3 a 4 punhados de brotos de pinheiro bem pequenos, 1 litro de água, 1 kg de açúcar mascavo, 3 gramas de ácido ascórbico (vitamina C), à venda em farmácias. Lave e corte os brotos de pinheiro e depois coloque-os na panela. Adicione a água e o açúcar. Cozinhe a mistura até que uma pérola seja formada na ponta da espátula. Deixe esfriar. Quando o xarope estiver morno, adicione o ácido ascórbico. Cubra o xarope com uma toalha. Deixe repousar por 2 a 3 dias. Filtre e coloque em uma garrafa. Tome 3 colheres de sopa, de manhã, à tarde e à noite, todo dia.

 

Xarope de folhas de sabugueiro

Xarope refrescante. Você vai precisar de 4 a 5 umbelas de sabugueiro, 1 litro de água fervente, 1 kg de açúcar e 20 gramas de ácido cítrico (à venda em farmácias). Coloque as umbelas de sabugueiro em um prato grande e fundo, despeje água fervente e adicione o açúcar e o ácido cítrico. Misture bem. Deixe a mistura em infusão durante 1 a 2 dias, misturando 2 vezes ao dia. Filtre, esquente novamente para dissolver bem o açúcar e o ácido cítrico e coloque em uma garrafa. Beba o xarope de sabugueiro várias vezes em dias quentes.

 

Xarope de guaco

Para tratar tosse e bronquite. Você vai precisar de 5 a 6 folhas do guaco, 1 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de água. Colocar em uma panela o açúcar em fogo baixo até derreter, acrescente uma xícara de água fervente e ponha as folhas de guaco. Desligue o fogo e coloque um prato para abafar. Sirva quente. Beber o chá 3 vezes ao dia.

 

Xarope de nabo

Contra a tosse. Você vai precisar de 1 nabo grosso e alguns cubos de açúcar candy. Faça um buraco no interior do nabo. Coloque o açúcar candy dentro do buraco e deixe macerar por uma noite ou pelo menos por algumas horas. Recupere o suco obtido. Beba 1 colher de sopa 4 vezes por dia. Se o buraco for maior, você terá mais xarope e deverá adicionar mais açúcar. Se você tiver pequenos nabos e for difícil fazer um buraco neles, você pode cortá-los em lâminas em uma saladeira e misturar com o açúcar candy. Depois deixe macerar como explicado mais acima.

 

Xarope de tomilho

Em caso de tosse (seca ou produtiva) ou bronquite. Você vai precisar de 2 tigelas de folhas secas de tomilho, 1 litro de água e 1 kg de açúcar. Coloque o tomilho em uma panela. Despeje 1 litro água fervente por cima. Deixe em infusão por 1 dia. Filtre a mistura e adicione o açúcar. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora e depois escoa. Engarrafe assim que esfriar. Beba 20 ml, 3 vezes ao dia.

 

Xarope de transagem

Em caso de tosse (seca ou produtiva) e bronquite. Você vai precisar de folhas, caules e raízes frescas de transagem. Esta planta pode ser encontrada em lojas especializadas (herbolários). Lave bem a transagem. Você pode deixá-la de molho na água. Coloque a planta dentro de uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo brando durante algumas horas. Esprema para retirar o suco, passe em uma passadeira e adicione açúcar (cerca de 1kg para uma panela média). Cozinhe novamente. Você pode adicionar um punhado de bagas secas de zimbro. Coloque em pequenas garrafas quentes e feche herméticamente. Coloque 1 a 2 colheres de sopa deste xarope em chá quente várias vezes ao dia.

 

Xarope de verbasco

Em caso de tosse (seca ou produtiva) ou bronquite. As flores de verbasco podem ser encontradas em lojas especializadas, herbolários. Lave bem as flores de verbasco. Deixe de molho dentro da água. Pese 15 gramas de flores de verbasco e coloque dentro de uma panela. Adicione 25 gramas de açúcar e cubra a mistura com água. Cozinhe a mistura por cerca de 10 minutos. Coe a mistura e coloque em pequenas garrafas quentes, feche herméticamente. Utilize cerca de 6 colheres de sopa do xarope de verbasco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...