Os três principais tipos de 3D

 

A tecnologia 3D existe há muito tempo. Antigamente havia uns óculos que proporcionavam um 3D que enjoava porque doía os olhos. Existiam óculos com lentes verdes, rosas… porém os mais populares eram azuis e vermelhos. Este 3D antigo não era muito realista e enjoava. Ele era projetado gravando uma imagem "em azul" e outra imagem "em vermelho" com uma variação pequena de ângulo para causar o efeito 3D. As duas imagens eram combinadas e quando os óculos eram postos ele "filtrava" essa imagem combinada e o efeito 3D acontecia.

Esse 3D não precisava de uma TV específica ou algo do tipo para acontecer, era só ter o óculos e pronto, mas ele não se popularizou domesticamente para pessoas comuns. Em 2004 este tipo de 3D ficou extinto em filmes e por isso a tecnologia ficou abandonada. Em 2009, com o lançamento de Avatar, de James Cameron, o 3D voltou à ativa. Há vários tipos de 3D, mas há particularmente 3 tipos que são os mais famosos, os mais adotados pelos produtores dos filmes e os mais difundidos entre as salas de cinema do mundo são RealD, Dolby Digital 3D e IMAX.

O RealD é um 3D que possui uma qualidade razoável. Para transformar uma sala normal em uma sala que suporte RealD, deve-se colocar uma tela prata no telão do cinema, que fará uma filtração das cores, e por isso os óculos são mais baratos e podem ser levados tranquilamente do cinema. Os óculos apenas são polarizados para mostrar a imagem em 3D. Na Europa, esses óculos podem ser comprados, então você não precisa "roubar" como aqui no Brasil.

O Dolby Digital 3D possui uma qualidade muito melhor de imagem e de som. Isso faz parecer que você está realmente dentro do filme. O RealD dá apenas uma noção de 3D, ou seja, uma ideia de profundidade. Ele é melhor que o 3D antigo, porém não é tão bom a ponto de você ficar "dentro do filme". Para transformar uma sala normal em uma sala Dolby Digital 3D, deve-se colocar um filtro de cores no projetor, o que dispensa a necessidade de comprar a tela prata. Os óculos são mais caros porque utilizam uma polarização de imagem diferente, e por isso só dá para conseguir esses óculos se você roubar, ou talvez oferecendo uma boa quantia em dinheiro.

O IMAX é sensacional! A tela e o projetor do filme são grandes. Os óculos são caros e por isso não dá para levar. Na verdade, o único óculos que se consegue legamente é o óculos do RealD. Desses tipos de 3D o IMAX é o que mais sai da tela, podendo até assustar. O IMAX é o tipo de 3D que tem a melhor qualidade de imagem e som.

A maioria dos filmes que são lançados atualmente usam o RealD como tecnologia 3D. Não vai demorar muito para todos os filmes possuírem a tecnologia 3D.

Fonte: tecnologite.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...