Dica de Português - Acentuação e sinais auxiliares da escrita

 Antes de ensinar a acentuar palavras há de se observar a existência de dois tipos de acentos, o acento tônico e o acento gráfico.
O acento tônico trata-se da sílaba mais forte da palavra que sempre corresponde a sílaba tônica. Por exemplo, a palavra "prato" tem acento, o acento tônico, entretanto não tem acento gráfico.
O acento gráfico serve para mostrar visualmente onde está localizado o acento tônico, desse modo ajudando no pronunciamento correto da palavra, além de que mesmo a falta do acento gráfico já ajuda a resolver essas dúvidas.
Enfim, toda palavra tem acento, pelo menos o acento tônico.

Ocasiões para usar o acento no Português

Acentuação gráfica - Quando o objectivo do acento é marcar a sílaba tónica (pronunciada com mais força do que as outras). O Acento Agudo e o Acento Circunflexo desempenham esta função.
Acentuação fonética - Quando o acento é uma característica da letra, ou seja, quando o som da letra é modificado por este. O Til, o Acento Agudo, o Acento Grave, o Acento Circunflexo e o Trema (somente no Brasil) podem desempenhar esta função.

Sinais auxiliares da escrita

São aqueles sinais que, não sendo acentos, de alguma forma tentam aproximar a escrita da pronúncia. São eles: Hífen e Cedilha.

Fonte: pt.wikibooks.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...