Conheça a importância do colágeno no nosso corpo

 

O colágeno  ou colagénio  é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.

A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?

Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. 
O colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.
Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. Ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos.

 

8 mitos e verdades sobre o colágeno

1) O colágeno engorda?

Não, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas ele sozinho não vai engordar não. Ah não ser que você abuse da alimentação e ainda complemente com o colágeno, aí sim irá engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então pode ser até que, quem toma colágeno frequentemente possa emagrecer.

2) Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?

Não, ele não vai acabar com uma flacidez pré existente. Ele vai ajudar a diminuí-la (com o te

4) O colágeno faz o cabelo crescer mais rápido? E as unhas?

Sim, por ser uma proteína ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. Mas o uso do colágeno sozinho não faz milagre, para isso você precisa ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), castanhas, azeite extra virgem, não fumar, não beber e praticar atividade física.

5) Tomo bebida alcoólica…posso tomar colágeno também?

Você até pode tomar o colágeno e consumir bebida alcoólica, mas a bebida desidrata o organismo e os efeitos do colágeno podem ser imperceptíveis se você abusa do álcool.

6) O colágeno é a mesma coisa que gelatina?

Não. A gelatina tem colágeno mas em quantidade bem menor do que o recomendado.

7) Tomar em cápsulas ou em pó?

A dose de colágeno necessária para se ter efeito deve ser de no mínimo 10g ao dia. Normalmente as cápsulas não suprem essa necessidade (não cabe 10g em 1 cápsula, ou você deverá tomar várias ao mesmo tempo). O colágeno hidrolisado em pó pode ser a melhor opção. Se você compra um colágeno industrializado, siga a forma de utilizar escrita na embalagem! Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.

8) Qual a melhor forma de tomar o colágeno hidrolisado em pó?

A melhor maneira é bater 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado puro, com suco de frutas cítricas!

Você nota bastante diferença na pele mas não o fim do problema) e vai prevenir o agravamento da flacidez!

3) Tenho muitas estrias, se tomar o colágeno elas vão desaparecer?

Não! O colágeno ajuda sim a prevenir o aparecimento de estrias, mas não as elimina. A melhor coisa a fazer é consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento específico para estrias.

 

Como tomar, para que tomar

O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.

 

Suplementos

Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno:  em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (esta um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação ok?)

Efeitos e como tomar

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis. Existem poucos estudos sobre os efeitos dos suplementos de colágeno em condições de flexibilização, como a osteoartrite.  No entanto temos alguns estudos que sustentam a suplementação do colágeno para manutenção e melhora das condições do organismo. Alguns importantes estudos foram realizados no Brasil mesmo, aqui pertinho da minha cidade, pela Unicamp/Campinas.

Uma dúvida muito comum em consultório é como tomar este colágeno.

Em primeiro vale a pena você conversar com seu nutricionista para avaliar a sua alimentação, pois precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta bem equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo. Além disso quanto melhor for a sua alimentação e dia a dia, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado. Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.

Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.

O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal. Então o que mais recomendo é você comprar o colágeno hidrolisado em pó mesmo, e adicionar à sua refeição: misturar no leite, no suco, ou na fruta por exemplo. Compre em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Nós nutricionistas podemos mandar manipular o colágeno com alguns aditivos como antioxidantes que farão mais benefícios à sua saúde, vale a pena dar uma investigada sobre o que você quer ok!

Os riscos de efeitos colaterais variam, dependendo do tipo de colágeno e tratamento que você recebe. Os cremes de colágeno, provavelmente, vão fazer o maior dano à sua carteira, e não no seu rosto. Os suplementos orais podem principalmente representar um perigo se você tem sensibilidade alimentar ou alguma condição que impossibilite esta suplementação. A maioria do colágeno disponível no mercado é feito a partir de colágeno obtido da hidrólise em animais como bovinos ou suínos.  injeções de colágeno pode ter alguns efeitos secundários.

Fonte: saboridades.net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...