Como aplicar decalques em móveis

Decalques ou colagem podem adicionar um toque caseiro e divertido a móveis de madeira informais. Eles não devem ser utilizados em móveis caros, porém parecem perfeitos em algumas reproduções americanas antigas. Os decalques do tipo holandês da Pensilvânia ou outros desenhos estilos country podem ser muito bonitos nos móveis da cozinha ou no quarto das crianças.

Algumas lojas de material para construção ou de ferragens geralmente oferecem decalques, porém provavelmente você encontrará mais escolha em lojas para artesanato.

 

Técnicas de aplicação

Uma superfície a ser decorada com decalques deve estar limpa; remova toda a cera e sujeira. O decalque consiste em uma imagem pintada ou impressa sobre uma base de papel envernizada ou laqueada. Para aplicar um decalque, molhe com água morna até que o papel solte, então cuidadosamente alise o decalque sobre a superfície a ser decorada e retire o papel.

Dica: Siga qualquer instrução específica fornecida pelo fabricante.

Caso não goste do efeito de um decalque ou se ele não estiver posicionado corretamente, retire-o enquanto ele ainda está molhado, molhe com água morna novamente e reaplique. Para remover decalques já secos, compre fitas para remoção de decalques. Molhe a fita removedora com água morna, como indicado pelo fabricante, e coloque-a sobre o decalque a ser removido.

Deixe por aproximadamente 30 minutos, ou como indicado, e então puxe, o decalque sairá junto com a fita.

 

Protegendo a superfície

Para evitar danos aos decalques, as superfícies deverão ser seladas com verniz. Aplique o verniz diretamente sobre os decalques.

 

Lembrete importante:

Existem muitas opções para levar em consideração ao decorar móveis. Seja qual for o efeito que você quer dar ao seu móvel  primeiro certifique-se que os materiais são compatíveis e que você saiba como utilizá-los corretamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...