O que são os filtros do Gmail e como usá-los?

Quem usa o Gmail já deve ter reparado em um recurso que se chama filtros. Mas o que são esses filtros? Pra quê eles servem? Descubra agora que recurso é esse e como você pode usá-lo.

 

O que são? Pra quê servem?

Os filtros do Gmail permitem que você gerencie o fluxo de mensagens recebidas. Ao utilizar os filtros, você pode automaticamente marcar, arquivar, excluir, marcar com estrela, encaminhar suas mensagens e até mesmo mantê-las longe de spam -- tudo com base em uma combinação de palavras-chave, remetente, destinatários, entre outros.

Em palavras mais fáceis: os filtros servem para você separar seus emails automaticamente, sem precisar ficar excluindo, arquivando, encaminhando… manualmente.

 

Como usá-los?

Para usar os filtros primeiro eles devem ser criados por você. Veja um passo-a-passo de como criar filtros no Gmail:

1 – Acesse seu Gmail.

2 – Ao lado do botão Pesquisar na Internet existe um link chamado Criar um filtro. Clique nele..

3 - Digite os seus critérios de filtro nos campos apropriados.

4 - Clique em Pesquisa de teste para ver quais mensagens atualmente no Gmail correspondem aos termos de filtragem. Você pode atualizar os seus critérios e executar outra pesquisa de teste ou clicar em Próxima etapa.

5 - Selecione uma ou mais ações na lista. Essas ações serão aplicadas a mensagens que correspondam aos seus critérios de filtragem, de acordo com a ordem em que as ações estão listadas. Por exemplo, você pode escolher Encaminhar mensagens correspondentes para um endereço de e-mail específico e, em seguida, Excluir as mensagens. Se escolher encaminhar as mensagens para outro endereço, será necessário primeiro confirmar que você é o proprietário de qualquer novo endereço de encaminhamento.

6 - Se você deseja aplicar esse filtro a mensagens que já estão no Gmail, marque a caixa de seleção Aplicar este filtro às x conversas abaixo.

7 - Clique em Criar filtro.

Observação: Quando você criar um filtro para encaminhar mensagens ele será aplicado somente às novas mensagens. As mensagens existentes às quais o filtro se aplica não serão encaminhadas.

 

Para criar um filtro a partir de uma mensagem:

1 - Clique no menu suspenso ao lado de Responder.

2 - Selecione Filtrar mensagens semelhantes.

3 - Digite os seus critérios de filtro nos campos apropriados.

 

Para editar ou excluir os filtros existentes:

1 - Clique em Configurações (na parte superior direita de qualquer página do Gmail).

2 - Clique em Filtros.

3 - Localize o filtro que deseja alterar e clique no link Editar correspondente ou clique em Excluir para remover o filtro.

4 - Se você está editando o filtro, digite os critérios atualizados para ele nos campos apropriados e clique em Próxima etapa.

5 - Atualize as ações e clique em Atualizar filtro.

 

Observação: Você pode criar um número ilimitado de filtros, mas apenas 20 deles podem encaminhar mensagens para outros endereços. Você pode maximizar seu encaminhamento filtrado ao combinar filtros que enviam para o mesmo endereço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...