Dicas e truques para facilitar sua vida na cozinha

Algumas dicas podem facilitar, e muito, o trabalho na cozinha. Aprenda como picar cebola sem chorar, tirar a casca do tomate com facilidade e outros ótimos truques. Com as dicas abaixo você evita problemas e ainda facilita a rotina na cozinha.

 

Ovo fresquinho

Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom.

Para quem não consegue de maneira alguma separar a clara da gema do ovo, a dica é bem simples. Basta partir a casca do ovo cuidadosamente e despejar em um funil com um recipiente embaixo. Assim a gema ficará presa e a clara cairá no recipiente.

 

Salsinha sem umidade

Essa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou picada, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seque as folhinhas com papel-toalha ou em um secador de saladas (encontrado em supermercados e lojas de utensílios para a cozinha) e, sobre uma tábua, pique bem.

Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda.

 

Cebola sem choro

Sabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque, na hora em que é cortada, ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, formado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os. Para evitar essa desagradável sensação, use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente.

Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda. Outra dica coloque a tábua de corte ao lado da chama do fogão ligado, a chama consumirá uma parte dos gases irritantes.

 

Tomate pelado

Eis um truque infalível para tirar a pele do tomate antes de preparar deliciosos molhos e refogados: com uma faca afiada, corte um X na base do tomate e coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas.

O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.

 

Pimentões nada indigestos

Você fica com a digestão lenta depois de comer o legume? Para resolver o problema, basta retirar sua pele. A tarefa é simples: lave-o bem, sob água corrente, e enxugue-o. Espalhe um pouco de óleo em sua superfície e espete-o com um garfo grande. Aproxime-o da chama alta do fogão e, quando ele estiver chamuscado em todos os lados, retire-o do fogo.

Em seguida, tire a pele esfregando o pimentão com papel-toalha.

 

Não misture as bananas com outras frutas

As bananas liberam gases que aceleram o amadurecimento das outras frutas podendo estragá-las rapidamente. Para manter as frutas sempre frescas, as bananas devem ficar separadas em recipientes distintos ou deixadas uma parte da fruteira reservada só para elas.

 

Água de batata ou massas cozidas nas plantas

Depois de cozinhar batatas ou massas, em vez de jogar a água fora, deixa esfriar e reaproveite regando as plantas. A água de batatas ou massas cozidas contém nutrientes que deixam as plantas mais saudáveis.

 

Descascar batata

Na mesma onda de descascar alimentos na cozinha, as batatas dão um certo trabalho. Pois esqueça a faca, você vai descascar batatas em segundos após essa dica. Depois de cozinhar as batatas, coloque-as em uma vasilha com gelo. Depois de alguns segundos aperte os dois lados da batata, a casca sairá facilmente.

 

Como descongelar a carne mais rápido

O ideal para descongelar a carne sem precisar usar o micro-ondas é retirar do freezer com antecedência, colocar em recipiente e aguardar alguns minutos para que o gelo derreta na temperatura ambiente.

Mas quando é preciso descongelar a carne rapidamente, a dica é mergulhar o alimento em um recipiente com água fria e algumas gotas de vinagre. Esse truque ajuda na aceleração do processo de descongelamento da carne.

 

Alface fresca por mais tempo

Para manter a alface fresca por mais tempo dentro da geladeira, retire-a da embalagem plástica e seque bem as folhas. Em seguida, envolva a alface em um papel toalha, coloque em um pote plástico limpo e seco e guarde no fundo da geladeira.

 

Para tirar o gosto de óleo na fritura

Para que a sua fritura não fique com aquele gosto forte de óleo, após o preparo, coloque alguns pedacinhos de raiz de gengibre no prato para tirar o sabor de fritura dos alimentos.

 

Como formar gelo rapidamente

A dica de como formar gelo rapidamente é colocar água fervida nas forminhas no lugar de água com temperatura normal. Isso acelera a formação do gelo.

 

Se o molho queimar…

Basta colocá-lo em outra panela, adicionar um pouco de açúcar – sem exagero para não deixar o molho adocicado – e continuar cozinhando. Esse truque ajuda a eliminar o odor e o gosto ruim do molho queimado.

 

Arroz queimado

Uma das coisas que dão mais ódio na cozinha é deixar o arroz queimar. Uma dica é colocar uma fatia de pão branco na panela do arroz queimado e deixar por 5 minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado e você poderá comer seu arroz tranquilo, sem aquele gosto ruim.

 

Descascar alho

Outra coisa chata de descascar são os dentes de alho. Pois não perca tempo descascando cada cabeça com a mão. Jogue os dentes de alho em uma vasilha, em seguida, com outra tigela grande faça uma “tampa” e comece a sacudir bastante os alhos dentro. Ao terminar, os dentes de alhos estarão livres das malditas casquinhas.

 

Cozinhar milho

Nunca foi tão fácil cozinhar uma espiga de milho. Coloque-as no microodas com um pouco de água por 6-8 minutos, depois é só comer. Panela de pressão é para os fracos.

 

Esquentar pizza no microondas

Ao esquentar aquela pizza que sobrou do dia anterior no microondas, coloque um copo d’água ao lado, a a água vai ajudar a massa a não desidratar e ficar macia como se fosse fresca.

 

Brownie na Caneca

É possível fazer brownie de caneca! Você vai precisar de

  • 1/4 de xícara de açúcar e farinha,
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó,
  • pitada de sal,
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 3 colheres de sopa de água.

Misture tudo e depois coloque no microondas por 1 minuto e 40 segundos.

Depois é só comer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...