Remédios caseiros que funcionam - Parte 1

A designação remédios caseiros (remédios naturais) representa um termo questionável, e é às vezes criticado pelos médicos como sendo uma terapia com efeito limitado. É por isso que nesta seção tentaremos apresentar os remédios caseiros cuja eficácia é quase sempre comprovada através de estudos ou confirmada pela prática, trata-se principalmente de tratamentos à base de plantas (fitoterapia) ou substâncias minerais.

 

Água de arroz

Contra a diarréia e a gastroenterite. Você vai precisar de 30 gramas de arroz e 1 litro de água. Ferva o arroz por cerca de 30 minutos. Cubra a panela com uma tampa para evitar a evaporação da água do arroz. Coe o arroz e separe a água para tomá-la. Você também pode adicionar açúcar ou mel.

 

Água salgada

Contra as dores de garganta. Você vai precisar de 1 litro de água e 1 a 1 1/2 colher de sopa de sal. Ferva a mistura água + sal e deixe esfriar. Faça gargarejos várias vezes ao dia para combater as dores de garganta.

 

Amora-preta e vinho branco seco

Contra a herpes zóster (para secar as feridas de herpes zóster). Você vai precisar de 10 amoras de cerca de 5 a 8 cm e vinho branco seco. Coloque 1/3 de litro de vinho branco + 10 amoras em uma panela e deixe ferver. Deixe esfriar até ficar morna. Lave as feridas com algodão embebido no líquido preparado acima, isso deve ajudar a secar as feridas ocasionadas pelo herpes zóster.

 

Banho de assento de barbatimão

Para tratar candidíase. Para fazer um banho de assento de barbatimão você irá precisar de 2 xícaras de chá de casca de barbatimão, 2 litros de água e 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre. Ferva a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos. Depois coe e acrescente a colher de suco de limão (ou vinagre, se preferir). Faça lavagens com o líquido quando julgar necessário. Não ingerir.

 

Banho de assento de hamamélis

Contra hemorróidas e distúrbios venosos. Para uma xícara de infusão de hamamélis utilize de 1 a 2 gramas de folhas secas de hamamélis e cerca de 200ml de água (mais para os banhos de assento). É possível encontrar as folhas secas de hamamélis à venda em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione as folhas secas de hamamélis.

Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma doce eficaz em substâncias ativas). Em caso de hemorróidas externas, banhos de assento à base de hamamélis podem ser de uma ajuda preciosa. Neste caso utilize a infusão de hamamélis preparada acima. Para fazer infusão beba uma xícara 3 vezes ao dia entre as refeições, em caso de hemorroidas ou pernas pesadas.

 

Banho de lavanda

Para se descontrair e relaxar. Indicado por exemplo, contra o estresse. Pese cerca de 60 gramas de flores de lavanda secas. Macere a lavanda no fogo baixo em cerca de 1 litro de água durante meia hora. Cubra com uma tampa e deixe esfriar.  Coe e tome o banho com a água uma vez ao dia, por exemplo à noite, para relaxar e dormir melhor.

 

Batatas contra queimaduras

Contra as queimaduras de primeiro grau (leves). Descasque as batatas e rale-as crua para fazer uma "pomada". Coloque a "pomada" sobre a queimadura com um pano por cima para mantê-la no lugar. A dor desaparecerá após alguns segundos. Assim que a sensação de calor voltar, coloque uma nova "pomada de batata" sobre a queimadura.

 

Bicarbonato de sódio

Contra a queimação de estômago, para branquear os dentes e contra o mau hálito. Para branquear os dentes coloque um pouco de pó de bicarbonato na sua escova de dente (a escova deve estar úmida) e repita a ação várias vezes durante a semana. Contra a queimação de estômago dissolva 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba o líquido rapidamente.

Remédio natural e útil em caso de acidez gástrica ou queimação de estômago, todavia esta preparação não deve ser muito utilizada para esta indicação, pois ela pode provocar inchaços e hipertensão. Um risco de aumento da acidez em um longo prazo também pode estar associado a esta preparação. Contra o mau hálito dissolva 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e faça gargarejos com a mistura.

 

Cana do brejo

Dificuldade para urinar ecalculo renal. Você precisará de 2 colheres de sopa de cana do brejo secas e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, acrescente 2 colheres de sopa da erva e deixe ferver. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Beba uma xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

 

Canja de galinha

Contra gripes e resfriados. Você vai precisar de 1/2 kg de frango (coxa, asa ou peito), 1 cebola, 4 dentes de alho, 2 cenouras, 2 batatas picadas, 1 caldo de galinha, 1/2 xícara de arroz, salsinha a gosto, 1 colher (sopa) de óleo e 1 litro e meio de água fervente. Tempere cada pedaço de frango com um pouco de sal. Na panela de pressão coloque o óleo, deixe esquentar e acrescente o frango, a cebola e o alho e o caldo de galinha, deixe fritar só um pouco e acrescente a água fervente.

Coloque o arroz, a cenoura, a batata, sal e tampe a panela. Depois que a panela pegar pressão conte 15 a 20 minutos, o cozimento deve ser feito em fogo médio. Quando der o tempo de cozimento aguarde a panela perder a pressão, abra acrescente a salsinha. Consuma um prato de canja de duas a três vezes ao dia.

 

Cataplasma de açafrão

Para ajudar a tratar a psoríase (medida complementar). Você vai precisar de Pó de açafrão e água. Misture uma colher de café em pó de açafrão com um pouco de água para umedecer bem o pó, e para que este possa aderir à pele. Aplique esta preparação em forma de cataplasma (emplastro) nas zonas onde a psoríase estiver.

 

Cataplasma de agrião

Para tratar bolhas. Você vai precisar de folhas amassadas de agrião e azeite de Oliva. Amasse as folhas de agrião e misture com azeite de oliva. Aplique nas bolhas 2 vezes ao dia por 30 minutos.

 

Cataplasma de argila

Contra os abscessos no seio, "os dedos brancos", as feridas infeccionadas, reumatismo, entorses, equimoses e herpes zóster. Você vai precisar de argila moída (à venda em lojas especializadas ou farmácias, mais barata do que a argila fina). Encha um recipiente com argila moída e cubra com água fria. Não misture! A argila absorve. Se estiver muito líquida adicione um pouco mais de argila, se estiver muito dura adicione mais água. Com o tempo e a experiência as proporções vão se ajustando.

Cubra a parte infectada com um grande cataplasma de argila (diretamente sobre a pele). Cubra com um lenço limpo e passado para retirar os micróbios e depois com uma fita para mantê-lo no lugar (ou um sutiã, em caso de abscesso no seio). Deixe no local por no máximo 2 horas ou menos se a argila secar antes. Renove quantas vezes for possível, continue ainda alguns dias após a cura. Não utilize a mesma argila várias vezes, jogue-a fora após o uso! Não utilize sobre pontos de sutura!

 

Cataplasma de batata

Contra a bronquite. Cozinhe as batatas, amasse-as bem quentes sobre um tecido fino (lenço). Coloque um novo tecido sobre as batatas. Aplique sobre o peito nu do doente por 2 horas (cuidado com as queimaduras). Reinicie a operação 2 a 3 vezes ao dia. Este cataplasma "amadurece" a bronquite.

 

Cataplasma de confrei

Cicatrizar feridas e amenisar a dor. Você vai precisar de pó de folhas de confrei e água fervente. Coloque o pó das folhas em uma vasilha e acrescente água fervente até formar uma pasta grossa. Coloque sobre o local afetado ainda quente, protegido por uma gaze fina. Aplique por no máximo 2 horas.

 

Cataplasma de linhaça

Contra os reumatismos e artrose. Ele é também recomendado em caso de problemas dermatológicos, como furúnculos ou ulcerações. Você vai precisar de farinha de linhaça, água, lenço e toalha. Coloque 3 colheres de farinha de linhaça em uma tigela com água quente (é preferível que seja fervente)  e aguarde até que a mistura se torne levemente consistente.

Coloque esta mistura em um lenço limpo sobre um prato e espalhe-a por toda a extensão do lenço; teste a temperatura em seu punho. Espere esfriar um pouco e aplique este cataplasma sobre o local desejado; cubra com uma toalha grossa para conservar o calor. Aplique o cataplasma de manhã e à noite, durante 5 dias (em caso de dores reumatismais).

 

Cataplasma de mostarda

Contra os reumatismos e a bronquite. Esta mistura é contra-indicada para crianças com menos de 15 anos, pois pode ser muito irritante em pacientes jovens. Compre grãos de mostarda e moa-os para obter uma farinha. Você pode também comprar diretamente farinha de mostarda. Adicione à farinha de mostarda um pouco de água fria a morna (não adicione água quente) até a obtenção de uma massa.

Envolva a mistura em uma toalha ou lenço para fazer um cataplasma. Em caso de reumatismo, aplique o cataplasma nas regiões dolorosas durante cerca de 15 minutos, retire assim que sentir uma forte sensação de queimação. Em caso de bronquite ou tosse, aplique o cataplasma sobre o peito durante cerca de 15 minutos.

 

Cebola

Contra as picadas de insetos. Aplique meia cebola sobre a picada de inseto e esfregue por alguns instantes. 

 

Chá das folhas da goiabeira

Para tratar menstruações muito fortes e hemorragia uterina. Você vai precisar de 20 gramas das folhas novas da goiabeira e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente as folhas. Deixe descansar por dez minutos. Tomar 4 xícaras ao dia.

 

Chá de folhas de oliveira

Para emagrecer. Você vai precisar de 1 colher de sopa das folhas secas de oliveira e 1 litro de água. Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio. Ao levantar fervura, despeje uma colher (sopa) de folhas secas de oliveira (de preferência aquelas que vem moídas). Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe. Tomar 4 xícaras ao dia. Faça um chá fresco a cada dia.

 

Chá de jurubeba

Para aliviar cólicas hepáticas. Você vai precisar de 30 gramas das folhas e frutos de jurubeba e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente as folhas e frutos de jurubeba. Deixe descansar por dez minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.

 

Chá de salsa

Minimização dos sintomas da menstruação (dor de cabeça, nos lombos e região uterina). Você vai precisar de 20 gramas da salsa inteira (folhas e talos) e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente a salsa. Deixe descansar por dez minutos. Beber o chá 3 vezes ao dia.

 

Cloreto de magnésio

Em caso de distúrbios e doenças relacionadas à falta de magnésio, como o estresse, a fadiga, a ansiedade e a insônia. Em caso de constipação exercendo um efeito laxante. Tem efeitos contra diversas infecções devido à sua ação preventiva e curativa do sistema imunológico. Você vai precisar de sachês de 20 gramas de cloreto de magnésio (à venda em farmácias) e 1 litro de água. Dissolva o cloreto de magnésio na água. Visto que não é possível beber toda a mistura de uma vez só, mas sim por doses, é aconselhado estocá-la no refrigerador para ficar menos amarga.

O cloreto de magnésio tem um gosto muito amargo, isso pode ser um sério freio no consumo deste remédio. Aqui está uma boa dica: ao invés de dissolver o cloreto de magnésio na água e bebê-lo é possível utilizá-lo para salgar sopas, saladas, etc. Em vez da dose prevista de sal, ponha uma meia-dose de sal de cozinha e meia-dose de magnésio. O gosto amargo não estará tão sensível. Mantenha o sachê bem fechado, pois o produto atrai a umidade e pode se tornar um "xarope" de sal".

Para os adultos e crianças com mais de 5 anos: beber 1 dose, de 6 em 6 horas, durante 48 horas, e depois de 8 em 8 horas, até a cura completa. Observação: 1 dose = 125ml (copo pequeno), em 1 litro é possível ter então 8 doses. É importante observar que  2 a 5  litros de cloreto de magnésio são necessários para obter bons resultados (ou seja, entre 16 e 40 doses).

 

Compressas

Contra os panarícios. Você vai precisar de leite, alho e miolo de pão. Em uma panela, esquente um pouco de leite com dois dentes de alho picados e adicione o miolo de pão que absorverá o pouco de leite. Misture com o alho picado e assim você obterá a massa que será colocada na compressa. A compressa deve ser aplicada sobre o panarício durante cerca de 20 minutos. A preparação não deve estar fervendo. Renove a compressa 3 vezes por dia, até melhorar. O resultado e o alívio são rápidos.

 

Cravo-da-índia

Contra as dores de dente. Você vai precisar de cravo-da-índia ou essência de cravo-da-índia (óleo essencial de cravo-da-índia). Utilize os cravos-da-índia inteiros ou embeba um cotonete com óleo essencial de cravo-da-índia e aplique sobre o dente dolorido ou mastigue os cravos-da-índia.

 

Decocção camomila

Para clarear os cabelos ou obter reflexos dourados nos cabelos. Também serve para acalmar as irritações do couro cabeludo. Todavia, tome cuidado com o risco de alergia, não utilize se tiver alergia a esta planta. Para fazer uma decocção de camomila você irá precisar de 100 gramas de flores secas de camomila, cerca 1 litro de água e metade de um limão. Ferva água com as flores secas de camomila por 20 minutos (princípio da decocção).

Adicione o suco do meio limão e coe a mistura. Aplique essa mistura sobre os cabelos úmidos e deixe agir por alguns minutos. Aplique esse produto de preferência no sol, para aumentar ainda mais o efeito do clareamento. Você também pode trocar a decocção de camomila por uma infusão de camomila se estiver com pressa, só que esta pode ser menos eficaz.

 

Decocção de dente-de-leão

Problemas digestivos: dispepsia, problemas na região do fígado, prevenção dos cálculos biliares (prevenção e não tratamento!), anorexia, prevenção dos cálculos urinários e acne. Para uma xícara de decocção de dente-de-leão coloque 3 a 4 gramas da planta inteira com raiz de dente-de-leão em 200 ml de água fria. Deixe ferver por cerca de quinze minutos.

 

Decocção de frângula

Em caso de constipação (prisão de ventre) ocasional. Para uma xícara de decocção de frângula utilize 5 gramas (5 colheres de café) de casca seca de frângula cortada finamente e 200 ml de água. Podemos encontrar as cascas secas de frângula à venda em farmácias ou lojas especializadas - herbolários.

Não consuma a casca fresca de frângula, pois ela pode provocar diarréias com sangue e outros efeitos secundários do tipo gastrointestinais. Coloque a água fria e as cascas secas de frângula para ferver em uma panela. Assim que atingir a ebulição, deixe ferver por mais 10 minutos. Em seguida, deixe macerar essa mistura a frio, durante 2 horas. Coe e beba uma xícara de decocção de frângula antes de cada refeição.

 

Decocção de salsinha

Como desintoxicante, principalmente dos rins. Estima-se que a salsinha possa purificar os rins e prevenir determinadas doenças. No entanto tome cuidado, pois em caso de doença renal, favor sempre consultar um médico. Para uma xícara de decocção de salsinha você irá utilizar um punhado de folhas inteiras de salsinha com o caule, cerca de 500 ml de água, vara-dourada, 1 colher de café de folhas secas, 1 colher de café da cavalinha seca e mel.

Pique a salsinha em pequenas partes. Em uma panela, ferva a água e a salsinha. Assim que estiver em ebulição, deixe ferver por mais 3 minutos. Adicione imediatamente uma colher de vara-dourada e uma colher de café de cavalinha. Retire a panela do fogo e deixe repousar com uma tampa por 10 minutos. Coe se necessário. Adicione mel à preparação, diretamente na xícara. Beba uma xícara por dia, durante duas semanas. Repita esta decocção 3 vezes ao ano.

 

Decocção de tília

Em caso de febre, síndrome gripal e distúrbios do sono. Para uma xícara de decocção de tília você irá utilizar 2 gramas (cerca de 1 colher de café) de flores secas de tília e cerca  de 300 ml de água. As folhas secas de tília podem ser encontradas à venda em farmácias, lojas especializadas ou herbolários, mas também é possível colhê-las na natureza e depois secá-las. Ferva a água fria e as flores de tília em uma panela. Assim que atingir a ebulição deixe ferver por mais de dez minutos. Coe se necessario. Beba uma decocção de flores de tília várias vezes ao dia.

 

Dente de alho

Contra as dores de garganta. Você vai precisar apenas de um dente de alho pequeno. Retire a pele escura do dente de alho, mas não toque na pele lisa (branca). Desde os primeiros desconfortos da dor de garganta chupe o dente de alho preparado previamente. Não morda, deixe derreter na boca. Quando sentir que a dor está anestesiada cuspa o dente de alho. Em caso de mais desconforto (ardência, garganta arranhada) repita novamente a operação. Geralmente, se esse tratamento for iniciado cedo, um dente de alho é o suficiente. 

Fonte: www.criasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...