Da telona para os palcos: veja filmes que viraram musicais

Existem tramas que fazem sucesso nos palcos e depois migram para as telonas. Além disso, há histórias que fazem caminho contrário de se destacar no teatro e depois nos cinemas.

A família Addams, famosa por aparecer em filmes e séries de televisão, ganha agora mais uma versão, mas desta vez nos palcos. O musical, em cartaz em São Paulo, conta com Marisa Orth e Daniel Boaventura no elenco. Mas Addams não são os únicos personagens que transitam entre as telonas e os palcos, seja no Brasil ou em turnê pelo mundo.

 

A atriz vencedora do Oscar Whoopi Goldberg levou para o teatro a comédia musical Mudança de Hábito, sucesso dos cinema em 1992 com ela no papel principal. No filme, que voltou em 1993 com Mudança de Hábito 2, Goldberg interpreta uma cantora que testemunhou um assassinato e foi colocada sob proteção da polícia se disfarçando de freira em um convento. Ela transforma as irmãs integrantes de um coral em estrelas, mas não deixa de viver várias situações de risco.

 

O filme de Steven Spielberg Prenda-me Se For Capaz , estrelado por Tom Hanks e Leonardo DiCaprio e lançado em 2002, também ganhou uma versão musical. Nos teatros, a peça estreou em 2009 nos Estados Unidos, e contou, em uma das temporadas na Broadway, com Tom Wopat, Norbert Leo Butz, Aaron Tveit, e Kerry Butler.

 

O musical do Homem-Aranha na Broadway, Spider-Man: Turn Off the Dark, quebrou alguns recordes de bilheteria. A peça estreou em novembro de 2010, e mesmo um ano após ter entrado em cartaz em Nova York, os ingressos se esgotavam com frequência. A montagem passou por alguns problemas, como uma série de lesões de atores durante ensaios e apresentações em seus primeiros dias e um longo período de pré-estreia que resultou na saída da diretora Julie Taymor da produção.

 

O musical Priscilla, a Rainha do Deserto, baseado no filme homônimo, fez sua estreia em 2006, em Sidney, Austrália. Após passagem pelo Reino Unido e a Broadway, veio ao Brasil. A montagem conta a história de três drag queens que vão ao deserto australiano realizar seu espetáculo. Durante a viagem, Mitzi, Felicia e Bernadette estreitam laços de amizade e vivem aventuras dentro do ônibus de excursão, chamado Priscilla.

 

No caso de O Fantasma da Ópera, o cinema imitou o que acontecia nos palcos. A primeira montagem do musical, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux, aconteceu em Londres em 1986. Ganhou diversas versões teatrais, além do filme de 2004 com Gerard Butler no papel principal. O álbum com as canções do espetáculo já vendeu cerca de 40 milhões de unidades em todo o mundo.

 

Batman Live é a versão teatral das histórias do homem-morcego que pode ser conferida pelo público brasileiro. O super-herói já foi a estrela de diversos filmes, como Batman, de 1989, Batman Begins (2005) e Batman - O Retorno (1992), só para citar alguns.

 

O clássico Conduzindo Miss Daisy ganhou uma versão para os palcos de Nova York recentemente. A trama mostra a história de uma velha judia excêntrica que é obrigada pelo filho a conviver com um motorista negro, contratado para servi-la. No começo, ela recusa o novo empregado, mas aos poucos ele vai quebrando as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre os dois e eles acabam estabelecendo uma comovente relação de amizade, que dura mais de vinte anos. Na verdade, o filme é baseado no espetáculo do circuito Off-Broadway de 1987.

 

Hair está em temporada no Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Além de ganhar os palcos da Broadway ao retratar o nascimento do movimento cultural e comportamental dos anos 60 e 70, o espetáculo se tornou um fenômeno e marcou época, tanto no exterior como em uma lendária versão nacional. A história também ganhou os cinemas em 1979.

 

A Bela e a Fera se tornou um sucesso Disney desde seu lançamento em 1991. Ao mesmo tempo, a história ganhou o mundo dos musicais e teve até uma montagem nos palcos brasileiros.

 

O musical O Rei Leão se inspirou no filme homônimo lançado em 1994. A trama traz um reino governado por Mufasa e Sarabi, um casal de leões que tem um filho chamado Simba. O recém-nascido é envolvido nas maldades de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

 

Mamma Mia está em cartaz no Teatro Abril em São Paulo. A montagem já foi traduzida para quatorze idiomas, como japonês, italiano, coreano, dinamarquês, francês, alemão, espanhol e russo. A trama é apontada pelos críticos como o Musical Nº1 do Mundo, além disso, ganhou uma versão cinematográfica em 2008, com os atores Meryl Streep e Pierce Brosnan.

 

Você se lembra de Sintonia do Amor? O longa ganhará uma versão nos palcos da Broadway em breve. A trama mostra a história de um menino que está cansado de ver seu pai viúvo sempre triste e calado. Para tentar mudar essa situação, o garoto decide ligar para um programa de rádio à procura de uma namorada para seu pai.O filme foi lançado em 1993 e tinha no cast atores como Tom Hanks e Meg Ryan.

 

A DreamWorks Theatricals e a Broadway Across America decidiram produzir uma versão nos palcos de Madagascar.O filme é de 2005 e conta a história de quatro animais do zoológico de Nova York que foram transferidos para a África, porém eles acabam perdendo a rota e vão para Madagascar. Alex, o leão; Marty, a zebra; Melman, a girafa hipocondríaca e Gloria, a hipopótama são os personagens principais. Sem contar o grupo de pingüins que também tem uma importância no longa. O espetáculo deve ficar em cartaz de 15 a 24 de abril no Radio City Music Hall na cidade de Nova York.

 

Chicago traz muita música e conta a história do Jazz dos anos 20 nos palcos. Além de fazer sucesso nos palcos, a trama ganhou uma versão em Hollywood que teve no elenco Lucy Liu, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, entre outros.

 

Nine também trocou os palcos da Broadway pelas salas de cinema. O espetáculo original entrou para a Broadway em 1982 e tinha o ator Raul Julia. Inclusive, a produção faturou cinco prêmios Tony. A trama chegou nas telonas em 2010 e contou com um elenco recheado de estrelas de Hollywood. Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penelope Cruz, Judi Dench, Nicole Kidman e Sophia Loren. Lewis interpretará o personagem principal.

Fonte: cinema.terra.com.br / www.clickcultural.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...