Sinais de que a cadela está grávida e como acontece o parto

Aproximadamente 2 semanas após o cruzamento as tetinhas da cadela começam a inchar e é fácil de perceber, principalmente se for na primeira cria, pois as tetinhas eram imaturas e amadurecem pela gravidez. Basta observar se elas estão crescendo, se tiver, é gravidez na certa. A maneira mais correta de se identificar a presença de gestação em cadelas é realizando um exame de ultra-sonografia a partir do 25 dia de gestação.

Porém, nem sempre podemos contar com esta tecnologia. Então preste atenção:

1. Ao redor de 19 a 21 dias de gestação, um veterinário poderá palpar o aumento de volume que os fetos causam no útero (isto em condições normais).

2. Ao redor dos 30 dias a cadela começa a ganhar peso, seu abdômen começa a ganhar volume.

3. Ao redor de 45 dias ela começa a ficar com as mamas edemaciadas (inchadas) com presença de secreção láctea (leite). Mas cuidado, pois uma gravidez psicológica (pseucociese) também podem manifestar os sintomas 1 e 2.

Outro sintoma perceptível é o cansaço, além de passar a comer e dormir mais. Podem também ter ânsia e vômitos. Quando uma cadela está grávida dizemos que ela está prenha. Caso sua cadela não seja esterilizada e tenha contato com um cachorro não castrado, ela pode ficar prenha e vir a ter filhotes. A gravidez dá trabalho e gera gastos. Se você não quer se preocupar com isso então talvez seja melhor esterilizar.

Pode ser comum a cadela apresentar sinais de depressão. O seu estômago também irá inchar durante uns 45 dias após o início da gestação, pois ela estará começando a ganhar peso. Caso você acredite que sua cadela esteja prenha você deve levá-la ao veterinário para que ele realize testes para confirmar ou não a gravidez.

Caso a gravidez seja confirmada o veterinário pode também utilizar o ultra-som para verificar quantos filhotes serão. Geralmente é possível saber o número de filhotes cerca de 30 dias depois do início da gestação. Alguns veterinários podem propor a utilização de raios-X para saber o número de filhotes. Apesar de ser um método muito preciso alguns veterinários acreditam que o uso de raios-X não seja aconselhável, pois este emite radiação, o que poderia afetar os filhotes.

É muito importante que você mantenha sua cadela saudável durante a gravidez. É bom mantê-la exercitada. A prenhes não é desculpa para parar de passeá-la. Verifique também se ela está se alimentando bem e bebendo água suficientemente. Quando estiver chegando o dia de parir a cadela irá ficar agitada e querer cavar no chão por todos os lados.

Ela está querendo cavar um local seguro para seus filhotes e você pode ajudá-la a montar este “ninho”. Você pode montar um abrigo com uma caixa de papelão grande o suficiente para seu cachorro caber confortavelmente dentro dela. A caixa deve ficar com a abertura voltada para cima. O ninho deve ser de fácil acesso para a cadela, por isso evite caixas com paredes muito grandes.

Forre a caixa com toalhas e panos para tornar o abrigo confortável. Quando a futura mãe estiver para dar a luz ela irá ficar agitada e começar a cavar no abrigo que ela montou para seus filhotes. É comum também ela querer ficar urinando constantemente. Em um dado momento ocorrerá uma descarga verde escura saindo da vagina.

Este é o sinal de que a placenta dela se soltou e o trabalho de parto da cadela está começando. Na maioria das vezes a cadela consegue fazer todo o trabalho sozinho. Às vezes o trabalho de parto pode ser muito cansativo e ela pode precisar de uma ajuda sua. Você pode ajudar tirando os filhotinhos da membrana que os envolve quando eles nascem. Você também pode cortar o cordão umbilical dos filhotes, caso a mãe não faça isso.

Corte-os usando fio dental e tesoura esterilizada. Depois passe um anti-séptico, como iodo. Importante também é contar o número de placentas. Elas devem corresponder ao número de filhotes, caso não ocorrer é porque houve retenção. E precisa ser tratado, pois a mãe corre o risco de ter uma séria infecção uterina. Quando o trabalho de parto terminar limpe e retire as toalhas que estarão sujas no ninho e troque-as por toalhas novas e limpinhas.

Pode ser bom estimular a nova mamãe a se mexer um pouco para ajudá-la a relaxar e reduzir a tensão muscular após o parto. Lembre-se que caso pareça que há algo errado com o trabalho de parto ou com sua cadela entre imediatamente em contato com o veterinário. Alguns donos preferem chamar o veterinário para participar de todo o trabalho de parto.

Você pode ajudá-la a limpar os filhotes com uma toalhinha macia, enxugando-os até que chorem. Esfregá-los, ao mesmo tempo em que limpa ajuda a estimular a respiração. Se isso não fizer o filhote respirar e chorar, segure-o firme de cabeça para baixo, protegendo sua cabeça e pescoço, e balance-o. A força centrífuga irá ajudar a retirar o muco da garganta e narinas dele, para que ele possa respirar.

No intervalo entre os nascimentos, deixe os filhotes mamarem o colostro, pois é muito importante para a saúde e imunidade contra infecções, e ainda ajuda nas contrações e no trabalho de parto da mãe. Quando as contrações recomeçarem, coloque-os separados da mãe. Depois do parto a cadela se acalma, sua respiração volta ao normal e param as contrações.

A alimentação ideal pós-parto deve ser leve e líquida - ofereça água e algo como caldo de galinha com arroz. A cadela deve ficar com os seus filhotes em local calmo e tranquilo. Temperatura ambiente constante por volta de 32 graus e sem correntes de vento. Nos dias seguintes, o alimento deve continuar a ser balanceado e fortalecido - há rações próprias para aleitamento, nos mercados e Pet Shops.

Deve-se oferecer também bastante água fresca para ajudar na produção de leite. A mãe deve ficar sempre junta dos filhotes para lhes fornecer calor. É bom observar se ela toma o cuidado de não sentar ou deitar sobre eles. As mães de primeira viagem podem ficar confusas durante e após o parto. Você precisará ter firmeza, paciência e muito carinho com ela, ajudando no parto, no cuidado com os filhotes e na amamentação.

 

Primeiras horas e dias

  • 24 horas: É muito importante que todos os filhotes recebam o colostro e sejam examinados pelo veterinário.
  • Após 24 a 48 horas: A secreção vaginal pós-parto começa a diminuir e a clarear.
  • 8 a 10 dias: olhos abrem
  • 3 a 17 dias: início da audição

 

Curiosidades

  • O filhote é expulso, ainda envolvido na bolsa amniótica.
  • A mãe abre a bolsa com os dentes e puxa-a para baixo.
  • A cadela corta o cordão umbilical e lambe o filhote.
  • Ao lambe-lo, estimula a circulação.
  • Os filhotes encontram os mamilos da mãe por instinto.

 

Fontes: br.answers.yahoo.com / www.linkanimal.com.br / www.sitedocachorro.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...