Ervas, Pimentas e Temperos

Com a capacidade de acentuar ou modificar o sabor dos ingredientes, os temperos desempenham um papel muito importante na culinária. Eles tornam os alimentos mais apetitosos, aumentando a secreção salivar e auxiliando o trabalho do estômago.

Veja a seguir como tirar o melhor proveito dessas deliciosas composições.

 

Alecrim

Conhecido como rosmaninho ou rosmarinho, é um aromatizante para aves, cordeiros, cabritos e peixes, em seus vários preparos - assados, grelhados ou cozidos. Também realça o sabor do molho de tomate, de vinagres e manteigas, croquetes de carne e legumes, sopas de galinha e peixe. No preparo do churrasco, pode-se colocar um raminho na churrasqueira para perfumar as carnes. O alecrim tempera massas, molhos de saladas, aves e peixes. E fica delicioso nas carnes vermelhas, em ensopados e assados.

 

Endro ou Dill

Está presente em muitos pratos alemães e nórdicos. Com seu sabor suave, é perfeito para temperar peixes como o salmão e o badejo. Também é usado em queijos frescos e cremosos, nas receitas com iogurte, em omeletes, saladas de batata, pepinos, em picles e sanduíches. Como suas folhas são frágeis, deve ser colocado no final do preparo.

 

Hortelã

Com seu sabor e cheirinho refrescante, a hortelã marca presença principalmente na cozinha do oriente médio. Suas folhas são usadas para chá, em ensopados, molhos e saladas. Sempre que possível, opte por usar as folhas frescas. Tempere as carnes de carneiro, lombo ou vitela e no final, adicione as folhas de hortelã para incrementar o sabor e o perfume dos pratos. Para preparações leves como sanduíches e saladas como tabule, de pepino ou de grão-de-bico use a hortelã.

 

Manjericão

Originário da Índia, o manjericão conquistou a Europa, onde tem lugar garantido principalmente na cozinha italiana, no tempero de saladas, massas, omeletes e dando um sabor especial ao molho do tomate. É também a base do pesto, delicioso molho genovês. Suas folhas, muito delicadas, não suportam cozimento. Em geral, são colocadas no final do preparo ou no momento de servir o prato. Seu aroma perfumado e característico combina perfeitamente no tempero de massas, molhos e patês.

 

Sálvia

Originária da região do Mediterrâneo, a sálvia marca presença em muitos pratos da cozinha francesa. É ótimo tempero para as carnes com sabor mais pronunciado como porco, vitela, coelho, pato e alguns tipos de peixes. Faz par perfeito com o alho e é ótimo para marinar essas carnes.

 

Pimentas

As pimentas também fazem excelentes combinações. Provenientes de plantas originárias do continente americano, as pimentas foram levadas por Cristóvão Colombo para a Europa e difundidas em todo o mundo. As espécies mais conhecidas no Brasil são:

 

Dedo-de-moça ou chifre-de-veado

Este fruto vermelho, grande e comprido (cerca de 7,5 cm), tem a ponta levemente encurvada. Seu sabor picante mais suave, é ideal para pratos ensopados. Fica delicioso no tempero de moquecas, caldeiradas, pirão de peixe, frangos e molho vinagrete.

 

Malagueta

O fruto é menor e também vermelho, quando maduro. Tem em média 3,5 cm de comprimento por 0,5 cm de largura. A malagueta é usada fresca ou seca, principalmente em molhos e na vinha d'alhos de carnes. Picante e com um sabor mais acentuado do que a dedo-de-moça, combina muito bem no tempero de carnes vermelhas como costela, cupim e pernil e com os molhos que as acompanham.

 

Dicas

Congelando suas ervas

O congelamento altera um pouco a consistência das ervas mas, ainda assim, elas podem ser usadas em pratos cozidos, molhos e sopas. Para congelar, lave e seque bem os ramos das ervas. Em seguida, pique ou destaque as folhas, embalando-as em sacos plásticos.

 

Horta de temperos

Com uma pequena horta em sua casa, você pode ter ervas sempre fresquinhas à mão. E não precisa sequer de um grande quintal. Mesmo em um apartamento você pode ter ervas e temperos plantados em pequenos vasos ou em uma jardineira maior. A única exigência é que o local (cozinha, varanda ou mesmo área de serviço) seja bem iluminado e arejado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...