Artes Marciais criadas na Coreia

Artes marciais coreanas são as diversas artes marciais originadas, adaptadas ou modificadas na Coreia. As mais conhecidas atualmente a nível internacional são o Taekwondo e o Hapkido. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas.

 

Gongkwon Yusul

A humanidade sistematizou técnicas e habilidades em forma de artes marciais e lutas de combate para obter o melhor em pequenas e importantes batalhas desde o começo da história. Artes marciais que usam apenas os punhos foram desenvolvidas da sua própria maneira em preparação para uma situação onde armas não estivessem disponíveis.

Essas artes marciais também mudaram em resposta a evolução dos tempos e mudanças na sociedade. O Gongkwon Yusul permite até mesmo técnicas cujo uso é limitado ou cuja transferência é proibida por ser considerada uma grande ameaça pelos ainda existentes círculos de artes marciais. O que é mais importante no Gongkwon Yusul é usar as técnicas de contato e as habilidades de luta suave da maneira mais racional e harmoniosa possível.

A fluidez deve ser buscada de forma que nossas mentes possam entrar até mesmo em um estado meditativo de forma que nosso cérebro funcione de forma fluida em qualquer parte de nosso dia-a-dia. O Gongkwon Yusul leva em consideração que a outra pessoa sempre tem alta prioridade no treinamento todo o tempo tendo em vista as técnicas em seu conteúdo serem consideravelmente guerreiras e letais.

Especificamente, em suas várias e poderosas técnicas de luta, como ruptura de juntas e ligamentos, ou interceptando o suprimento de oxigênio da carótida, não podem ser aprendidas propriamente dentro de seu verdadeiro sentido sem uma profunda reflexão tendo a outra pessoa como o elemento mais importante, sem profunda reflexão.

Como o Gongkwon Yusul enfatiza a herança do verdadeiro espírito de arte marcial, o conceito do “ponto perfeito” é considerado importante no uso do ataque ou técnicas de luta. Além disso, sobrepujar um adversário não significa mera e simplesmente o uso de força externa ou através de ofensa física indiscriminada, mas o triunfo baseia-se através de força interior que reveste realmente aqueles que possuem o espírito da arte marcial.

Gongkwon Yusul é totalmente independente de outras bem conhecidas artes marciais coreanas como o Taekwondo, Hapkido, Kyuk Tu Gi and Teuk Gong Mu Sul. Kang Jun, o Presidente da Korea Gongkwon Yusul Association, nasceu em 27 de maio de 1969, em Seul, Coréia do Sul. Aos dez anos de idade começou a treinar uma arte marcial japonesa, o Hakko-Ryu Jujutsu (em coreano Pal Kwang Ryu Yu Sul), orientado pelo seu pai.

O Pal Kwang Ryu Yu Sul, chamado de "Hakkoryu Jujutsu" no Japão, foi ministrado no estilo Yu Sul coreano para os alunos em vez de estilo japonês. Mais tarde ele também treinou Gumdo (Kendo), Taekwondo (tendo se graduado na HSD University), Taekkyon entre outras artes coreanas e japonesas. Seu entusiasmo por aprender artes marciais nunca declinou.

Antes de Mestre Kang Jun abrir sua própria instituição ele adorava ensinar muitos instrutores desde que se tornou um mestre em Hapkido. Artistas marciais tradicionais coreanos têm um ponto fraco: eles focam muito em chutes ao invés do amplo combate. Através de sua experiência no Judô, ele descobriu que as técnicas de Yu Sul são muito eficientes no combate moderno.

Contudo, ele não conseguiu achar em nenhum lugar na Coréia, tal combinação em uma única arte. Ele precisava não só de um sistema de técnicas desportivas, mas uma arte marcial tradicional que fosse efetiva no combate moderno. Ainda assim, muitos coreanos tentaram essas idéias, e muitas pessoas pensaram ser um estilo de luta de rua.

Muitos alunos de Mestre Kang Jun sugeriram o nome da arte marcial como Sistema Kang Jun. Grão-mestre Kang Jun gastou muito tempo pensando em um a logomarca para o Gongkwon Yusul. Ele começou a ponderar sobre como o logo poderia parecer bom e maravilhoso, e como passasse a mensagem e significados do Gongkwon Yusul através de sua marca, mas isso se tornou muito difícil para ele.

Grão-mestre Kang Jun ama a tradição coreana da pesca com vara e linha. Logo depois de retornar da pescaria tarde da noite, ele caiu em um profundo sono e começou a sonhar. Em seu sonho, ele se via pescando exatamente como havia feito durante o dia e no mesmo lugar. Então ele viu um homem idoso de cabelos brancos sentado ao seu lado pescando com ele.

Ele olhou para o relógio meio sonolento e viu que já eram três horas da manhã. Ele começou a anotar a mensagem que recebeu do velhote em seu sonho. Era um tanto estranho e antigo caractere chinês com um grande círculo como ele nunca havia visto antes. Ele colocou " Gong Kwon Yu Sul" no interior do círculo, em vez do caracter desconhecido.

Gongkwon significa lutar com as mãos vazias onde não há arma disponível. O punho cerrado simboliza o ataque e a palma simboliza a defesa que para o ataque. Michel Salgado é o único no Brasil considerado Mestre em Yusul e reconhecido pela Associação Coreana e pelo governo Coreano, tendo iniciado seu treinamento aos seis anos de idade na arte do judô com o Mestre Tatu, com nove começou a praticar Tae kwon do com o Mestre Jarbas, teve alguns títulos em campeonatos, e aos dezoito anos, já faixa preta, iniciou no Hapkido com o Grão Mestre Alexandre Gomes.

Em 2004 conheceu o Gongkwon yusul, treinou com total dedicação e em 2006 foi para a Coréia, onde participou de um rigoroso treinamento e avaliação na qual foi considerado apto a receber a graduação de Mestre.

 

Haidong Gumdo

O Haidong Gumdo é uma arte marcial que foi introduzida no Brasil pelo Grande Mestre Yang Tae Kim, que atualmente reside no México. Portugal foi o primeiro país da Europa com Haidong Gumdo. O Haidong Gumdo é uma arte marcial da espada criada na Coreia durante a dinastia de Koguryo (37 B.C. - 668 A.D.), um dos três reinos antigos da península de Han.

Localizado ao redor do rio Amnokkang, Koguryo era conhecido por sua tradição marcial, devido a sua eficiência o reino cresceu tão rapidamente que foi o primeiro dos três a se transformar numa dinastia. O terceiro general da dinastia Koguryo, Yu Yu, formalizou um método de treinamento para os soldados, chamados de Samurang. Depois da unificação de Shilla, o Samurangs não contaram com a ajuda governamental e entraram em um período de decadência.

Contemporaneamente, o mestre Jang Baek San ensinou a arte para o senhor Jeong-Ho Kim, começando seus treinamentos em 1961, Kim modernizou a arte e montou um dojang na cidade de Ahn Yang em 24 de Julho de 1982. Em 23 de Julho de 2002, o primeiro campeonato mundial Haidong Gumdo aconteceu no estádio Yong Pyung, na província de Kang Won, com mais de 10,000 competidores, vindos de 14 países participaram do evento, entre eles Portugal que contou com 3 participantes.

Em 2004, o “World Haidong Gumdo Championship” também foi um sucesso contando com mais de 10,000 competidores de 31 países.

 

Hankido

Hankido é uma arte marcial coreana, desenvolvida por Myung Jae Nam na década de 1980, a partir do hapkido. O nome hankido é uma mistura de "hankuk" (a palavra coreana para o país) e "hapkido". Pode-se dizer que o hankido é o caminho do povo coreano para desenvolver sua energia interna. O Hankido é um estilo relativamente novo de hapkido, desenvolvido recentemente pelo "Kuksanim" Myung Jae Nam.

Também é sabido que o povo coreano, devido a ocupação japonesa, é muito averso a idéias e pensamentos oriundas do Japão, então, Myung Jae Nam decidiu dar a sua nova arte um nome coreano que melhor correspondesse à mentalidade coreana. Myung Jae Nam teve contatos com o japonês Aikikai e escreveu um livro no qual ele explica tando o aikido e quanto o hapkido.

Durante os anos 70 ele era o representante oficial na Coréia para o Aikikai. Este novo estilo de hapkido é facilmente reconhecido por seus movimentos elegantes, circulares que o praticante de hankido usa para adquirir o controle do seu oponente. O Hankido foi introduzido primeiro oficialmente durante os Primeiros Jogos de H.K.D Internacionais em Seul, Coréia do Sul.

Durante a terceira edição destes jogos, Myung Jae Nam introduziu uma outra arte, a qual chamou hankumdo. No Brasil o hankido, bem como o hankumdo, são representados exclusivamente pelo grão-mestre Sérgio Fernandes (que também representa a IHF no Japão) através da Confederação Brasileira de Hapkido-Hankido-Hankumdo - Semokwan - IHF.

A IHF (International Hapkido-Hankido-Hankumdo Federation) é o órgão máximo do desta nobre arte e tem sede na Coréia do Sul. A diferença entre hapkido e hankido é que o hankido é uma arte muito mais interna onde hapkido é uma arte semi-interna. A diferença entre o aikido e o hanpkido é que no hankido as técnicas têm uma finalização, enquanto no aikido, geralmente, se dá a oportunidade ao agressor, depois de receber a técnica, fugir.

Outro aspecto sem igual de hankido é que consiste em doze técnicas de autodefesa básicas (ho shin ki 호신기) que são conectadas a 24 técnicas de respiração: doze para o defensor chamado "técnicas do Céu" (Chun Ki Bub, 천기법, 天氣法) e doze técnicas para o atacante chamado "técnicas da Terra" (Ji Ki Bub, 지기법, 地氣法). Céu e Terra são opostos entre si e assim se assemelham ao Um (Yin) e Yang chinês.

Há mais técnicas no hankido que estas doze técnicas de círculo, mas estas formam a base estável para todo praticante de hankido. Depois da morte de Myung Jae Nam o desenvolvimento do hankido é responsabilidade da Jaenam Musul Won Foundation.

 

Hankumdo

Hankumdo é a arte da espada coreana cujas técnicas básicas são baseadas nas letras do alfabeto coreano, o hangul. Assim você pode dizer que hankumdo é o caminho para o povo coreano aprender a controlar a espada. Muitas artes marciais coreanas foram influenciadas pesadamente pelos estilos japoneses no século vinte. Para dar ao hankumdo uma verdadeira propriedade de estilo coreano Kuksanim Myung Jae Nam usou o alfabeto coreano.

A base para todas as técnicas do hankumdo são as letras do alfabeto coreano, hangul. As técnicas têm o mesmo nome como os caráter seguidos pela palavra Bae Gui (베기) o qual significa ataque. Depois da morte Myung Jae Nam's em 1999, o desenvolvimento do hankumdo é realizado pela Jaenam Musul Won Foundation. Mudanças e várias adições para o currículo do hankumdo, desde então, foram feitas por Ko Ju Sik (고주식), o diretor técnico da nova federação (IHF).

 

Hapkidô

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dentro dos conflitos decorrentes, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Uma das pessoas que teve grande influência dentro do moderno contexto marcial coreano foi o mestre Yong Sool Choi, nascido em 1904 e falecido em 1986.

Choi foi residir com o mestre Sokaku Takeda, nascido em 1860 e falecido em 1943, que era um mestre nas artes marciais originadas dos samurai, cuja técnica marcial era denominada de Daito Ryu Aiki Jitsu. Segundo a tradição, durante a sua viagem do Japão para Coreia, Choi perdeu uma parte da sua bagagem, incluindo dinheiro e os certificados comprobatórios dos seus treinamentos com o mestre Sokaku Takeda.

O que se sabe com certeza é que Choi não foi para Ching Buk, sua terra natal, mas se dirigiu para outra região da Coreia, a Tae Gu. Após este feito de Choi, Suh pediu para que lhe ensinasse suas técnicas marciais. Em 1954, outro acontecimento envolvendo Bok Sub Suk e Choi iria ser mais um marco para história marcial. Outra pessoa importante, Ji Han Jae, nasceu em Angong, na Coreia, e foi um dos discípulos de Choi.

Ji abriu outra pequena academia e passou a ter poucos alunos. Segundo o próprio Ji Han Jae após criar o nome Hapkido para sua arte marcial, permitiu que o seu mestre Yong Sool Choi, por respeito, usasse este nome. Em 1960 devido aos problemas políticos envolvendo Coreia e Japão, com destaque para o nacionalismo coreano, Ji Han Jae, leu um livro de aikido e observou que os caracteres japoneses de Aikido eram semelhantes ao do Hapkido.

Na década de 60 foi criada oficialmente a "The Korea Hapkido Federation", a primeira organização mundial de Hapkido, onde estavam como membros desta Organização grandes nomes de mestres coreanos, na direção desta organização estavam como President "Dae Hoon Choi", como Chairman "Grão Mestre Chong Kyu Pak", como Secretario Geral Mestre Park Sung Jae" (atualmente vivendo no Brasil e reorganizando o hapkido mundial), como mestre geral Ji Han Jae.

Os registros desse Histórico estão documentados nos arquivos da "The Korea Hapkido Federation". Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia, Ricardo Nery, chegaram ao Brasil no final da década de 60.

Para convencer o alto comando de suas qualidades técnicas foi preparado uma demonstração em um ginásio do exército em Quitaúna e nela o GM Park Sung Jae solicitou aos presentes que o atacassem. A partir de então o GM Park Sung Jae foi aceito e passou a treinar uma equipe do exército brasileiro.Em homenagem ao Hapkido e ao GM Park Sung Jae pelo seu esforço e dedicação ao ensino dos militares brasileiros foi erguido um monumento dentro do quartel do exército.

Com a vinda do GM Park Sung Jae para o Brasil, seu irmão mestre Park Kyu Jae passou a tomar conta das academias na Coreia. Atualmente GM Park Sung Jae continua ensinando o Hapkido, em aulas particulares para um grupo seleto de mestres faixas pretas e também ainda esta apresentando seminários no exterior e no Brasil. Por volta de 1954 o jovem discípulo Park Sung Jae e seu Grão-mestre No Suk Pak passaram a organizar melhor os treinamentos, redefinir as técnicas a serem aprendidas para cada nível, enfim apresentar um novo formato mais organizado para o então Hapkido e também identificando esta nova escola como Jung Do Kwan (escola do caminho reto).

Grão Mestre Park Sung Jae ainda mantém alguns mestres treinando sobre sua supervisão pessoal, garantindo o futuro deste belo estilo de Hapkido, um dos mais antigos ainda existentes. A Associação Sang Hwal Yesul Kwan foi criada a partir de um trabalho com mais de 20 anos criado pelo Mestre Marcos Silvério, onde ele ministrava aulas de Hapkido para crianças carentes em sua cidade, após três meses de treino a criança ja apresentava melhora de comportamento tanto escolar quanto na casa.

A caminhada do praticante dentro do hapkido do estilo Semokwan é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan.

 

Hoi Jeon Moo Sool

Hoi Jeon Moo Sool é uma arte marcial coreana criada pelo Mestre 10º Dan Myung Jae Ok, que usa movimentos circulares na defesa e no ataque, usando a energia do oponente contra ele próprio. O Hoi Jeon Moo Sool, assim como diversas artes marciais coreanas, se baseiam em 3 princípios:

  • Yu (água), são os movimentos circulares, a água representa a adapta idade do praticante à situação.
  • Won (círculo), representa a trajetória do aluno na sua aprendizagem.
  • Wha (harmonia), representa o elemento principal no treinamento, mente, corpo e instante devem estar em combinação simultânea.

A filosofia das artes Marciais Coreanas em geral, são definidas em Bravura durante as batalhas; Lealdade aos pais e a Nação; Honestidade e procedimento correto; Segurança e ajuda aos outros. Não julgue, não se precipite, não acredite em tudo que ouve. Não critique outras pessoas, você mal conhece as pessoas que o rodeiam. Não compare.

Saiba diferenciar opinião de fato. Generalizar é perigoso. Cuidado com rumores. O Hoi Jeon Moo Sool é composto por cinco técnicas:

  • Kyeok Ki é a técnica que contém ataques, defesas e chutes.
  • Tu Ki, também conhecido como Du Ki, é a técnica de Defesa Pessoal, que utiliza projeções, bloqueios e travas em suas técnicas.
  • Mu Ki é a técnica de armas que possui Jang Kum (espada longa), Jung Kum (espada média),
  • Dan Kum (espada pequena), Jang Bong (bastão longo), Jung Bong (bastão médio), Dan Bong (bastão curto), Tee (belt) entre muitas outras.
  • Hwal Ki é a técnica de para o bem estar corporal que ensina ao aluno todos os pontos de pressão do corpo, fisioterapia, sistema muscular, sistema do esqueleto e acupuntura.
  • Nae Ki é a técnica que ensina o aluno a mexer com sua energia "interior" (ki), com técnicas de respiração, controle da mente (KI) com certos movimentos (ponse).

O Hoi Jeon Moo Sool é divido em quatro escolas:

  • Hoi Jeon Moo Sool é a técnica de defesa pessoal, com a exceção de chutes.
  • Jok Sool Do é a técnica de chutes.
  • Kum Sool Do é a técnica de espada do Hoi Jeon Moo Sool utilizando a espada longa (120 cm) e curta (30 cm).
  • Bong Sool Do é a técnica de bastão Bo do Hoi Jeon Moo Sool.

 

Sipalki

Sipalki-Do é uma arte marcial de origem milenar com raízes na China, que foi introduzida na região onde hoje se situa a Coréia do Sul por Mongóis e cuja a primeira menção escrita foi no texto ilustrado sobre antigas artes coreanas de guerras chamado "MUYE DOBO TONGJI" (livro ilustrado sobre Artes Marciais), publicado em quatro volumes no ano de 1790, por ordem do rei Chongio.

Até o ano 1552 d.C., na Coréia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem o uso de armas. Em 1966 o Grão-Mestre Soo Nam Yoo foi graduado como 9º DAN em uma reunião entre os membros da Liga Internacional. Hoje o Grão-Mestre Soo Nam Yoo, 10º DAN, preside a grande entidade de Sipalki, a Mundial Sipalki.

 

Soo Bahk Do

Soo Bahk Do é o nome da arte marcial fundada e ensinada por Kwan Jang Nim Hwang Kee, e seu sucessor Hwang Hyun Chul, conhecido como HC Hwang e instrutores que são certificados como membros da organização da Moo Duk Kwan World, Inc. Na Coréia, as artes nativas de auto-defesa (Soo Bahk Ki e Tae Kyun) foram combinados com outros princípios da luta (Kung Fu da Norte e Sul da China) e as orientações morais, tais como a filosofia do Do (Tao), no Ja (Lao Tzu) e Ja Kong (Confúcio) pelo fundador Hwang Kee, no que é hoje conhecido como Bahk Soo Do (Tang Soo Do) Moo Duk Kwan.

Hwang Kee criou a Moo Duk Kwan em 9 de novembro de 1945. Hwang Kee estudou por vários anos e pesquisou em muitas fontes. Soo Do Moo Duk Bahk Kwan tem cinco classificações de cintos: branco, laranja, verde, vermelho e azul ultramarino. A classificação do Soo Bahk Do é um privilégio, apesar da idade ou capacidade física. Soo Do Moo Duk Bahk Kwan tem oito conceitos chaves para a formação nas artes marciais: coragem, concentração, resistência, honestidade, humildade, controle de poder, tensão e relaxação e controle de velocidade.

Soo Do Moo Duk Bahk Kwan prende dez artigos de fé na prática da disciplina marcial e da vida prática:

  • Seja fiel ao seu país
  • Seja obediente com seus pais e maiores
  • Seja amoroso entre marido e esposa
  • Seja cooperativo entre irmãos
  • Seja respeitoso com os maiores
  • Seja fiel ao seu professor
  • Seja fiel a seus amigos
  • Enfrente o combate só com justiça e honra
  • Nunca recuar na batalha
  • Sempre termine o que começa

Nos Estados Unidos, "Bahk Soo Do" e o "Bahk Soo Do logotipo" são marcas federais registradas da Federação Soo Do Moo Duk Bahk Kwan de EUA.

 

Taekwondo

Taekwondo, também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate.  A arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais. Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.

O taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, actualmente 9º DAN. No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.

O International Taekwondo Federation (ITF) é a primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo General Choi Hong Hi. O World Taekwondo Federation (WTF) é o estilo olímpico, reconhecido pelos comitês mundiais como estilo oficial. A Songahm Taekwondo Federation (STF) foi criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983 e diferencia-se de outros estilos por incorporar treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, armas, rupturas de madeira e programas especiais de acordo com cada praticante.

A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e em seguida em dans. Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalicio e só uma pessoa pode possuir.

Ti é a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. Podendo variar as cores de acordo com federações. Pela WTF, ocorrem em três rounds de dois minutos para os faixas-preta e dois rounds de um minuto e meio para os coloridas.

 

Tangsudo

Tangsudo é uma arte marcial coreana criada por Hwang Kee na década de 1930 com raízes em várias artes marciais, incluindo o Karatê Shotokan, Taekkyeon, Subak, e o kung fu chinês. Hwang Kee, seu fundador, afirmou ter criado esta arte a partir de textos antigos sobre subak (uma arte marcial coreana mais velha) enquanto vivia e treinava com um mestre chinês na Manchúria na década de 1930.

Em 1000 anos da história da Coreia, o exercito ameaçava constantemente à família real pelo controle do governo, exigiam-lhes que mantivessem o código de éticas do taoísmo e as lições budistas. Em 1876 com a invasão japonesa, vem a derrubada da dinastia YI (1392-1910), mas antes de sua derrota um militar leal vendo o que estava para acontecer se aproximou das autoridades e apresentou projetos e propostas,para fazer um exército coreano forte e poderoso.

Em 9 de novembro de 1914, nascia o Grão Mestre Hwang Kee na altura da ocupação japonesa em um lugar chamado Kiong Ki. Em maio de 1936 Hwang Kee Viajou a China, especificamente na Manchúria, onde teve a oportunidade de conhecer um Grande Mestre Chinês chamado Yang Kuk Yin onde se tornou seu discípulo de 1936 a 1941.

Em agosto de 1945 o governo japonês perde a guerra, e o tratado da paz é assinado e a Coreia é libertada, e este ano se torna de suma importância para o povo coreano. De 1950 a 1953, acontece a guerra da Coreia, em 1953 dividi-se a Coreia. O ano de 1957 teve importante significado para o Kwan Ja Nim Hwang Kee e sua arte marcial, pois naquele ano ele descobriu MOO YEI DOBO TONG JI, que era um documento histórico importante e valioso com técnicas de Arte marcial, Moo Dobo Tong Ji tinha aproximadamente 300 anos, este era o único livro de Arte marcial com antigas técnicas, de aproximadamente 2.000 anos.

Durante este ano de 1964 havia discussões e movimentos para a unificação do "TangSooDô" e o "Tae KwonDô" encabeçada por um grupo de Mestres de TaekwonDô dirigido pelo General Choi Hong Hee.  O Kwan Jan Nim Hwang Kee pensou em sua responsabilidade que era manter as técnicas originais e passar a Moo Duk Kwan como foi desenvolvida pelas gerações passadas, e continuar a ensinar as gerações futuras, de modo que ele e todo o povo Koreano sentisse orgulho desta poderosa e nobre Arte Marcial.

O Kwan Jan Nim Hwang Kee se manteve firme a frente da organização durante as perseguições políticas, porque sábio como era tinha uma visão futurista, e acreditava na importância, e o valor extremos de se conservar esta arte marcial e suas técnicas milenares, e sabia também que mais tarde estas artes coreanas obteriam grande reconhecimento do mundo ocidental, e das autoridades locais.

Há muitas posturas no tangsudo e as técnicas básicas são simples. No método tradicional, o estudante deve aprender os fundamentos antes de tudo, mais tarde pratica o combate de um passo e o combate de três passos. Os mestres dão grande importância aos Princípios e Credo de Tangsudo; os estudantes aprendem disciplina e respeito.

Os estudantes praticam as técnicas básicas em posições estáticas, avançando ou recuando. As formas são as sequências predeterminadas das técnicas básicas. O combate dá a possibilidade de usar livremente todas as técnicas de encontro a um ou diversos oponentes. O combate de um passo deixa praticar as técnicas de auto-defesa contra um ataque sabido numa maneira controlada.

O combate livre permite praticar as técnicas contra o outro num ambiente controlado. De acordo com a teoria tradicional, se o estudante faz contato constantemente, será difícil controlar as suas técnicas quando necessita. De acordo com a aproximação moderna, o combate livre assemelha-se ao combate no kick-boxing.

Se o combate livre for orientado para a competição ou o combate na rua, o estudante deve fazer um grande esforço para melhorar sua resistência. O Treinamento de auto-defesa ensina um estudante como defender-se contra agarramentos, contra preensões e contra chaves (fechamentos). Quebrar das tábuas é uma atividade favorita de muitos estudantes e espectadores.

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...