Aprenda a criar estampas em tecido

Estampas exclusivas são um desejo bem comum para quem quer criar peças de artesanato com diferencial. A estamparia em tecido usa várias técnicas, entre elas o Batik, sistema que facilita a realização desses desejos de tecidos únicos. Mas o que é o Batik?

O Batik é uma técnica onde o tecido é isolado com cera quente antes de receber a tinta e dessa forma os desenhos são criados com um toque muito pessoal, já que é impossível que uma peça seja reproduzida diversas vezes. Muito provavelmente criada pelos chineses, já que a origem exata ainda é duvidosa, o batik evolui com os javaneses que criaram instrumentos que facilitam sua aplicação.

Nós, que somos iniciantes nessa brincadeira, vamos usar uma ferramenta simples e bem conhecida para criar nossas estampas: o pincel. Os javaneses criaram um tipo de “cachimbo”, o chanting, com o qual os desenhos podem ser extremamente detalhados. Quem desejar se aprimorar na técnica deve procurar um curso presencial e descobrir os segredos dessa arte incrível de estampar tecidos.

 

Você vai precisar de um tecido de algodão para estampar e tintas de tecido bem diluídas em água. São tintas de tecido comum mesmo, mas quem tiver tintas de uso mais profissional também pode aplicar. Antes de começar lembre de lavar o seu tecido para retirar toda a goma que possa haver nele e que impede que a tinta seja absorvida.

 

Você vai precisar de:

  • Papel sulfite
  • Lápis para costura ou comum
  • Tesoura
  • Tecido
  • Fita crepe
  • Parafina
  • Pincel média de cerdas arredondadas

 

Primeiro, faça um esboço no papel do desenho que deseja criar ou separe a gravura que quer reproduzir no tecido.

   

Corte o tecido no tamanho do projeto que vai elaborar e fixe-o sobre a área de trabalho com fita crepe.

   

Baseado no esboço feito, desenhe o seu tecido. Pode ser lápis para costura ou lápis comum mesmo.

   

Leve a parafina para derreter no fogo. Essa é mesma parafina usada para fazer velas. Ela precisa fica bem transparente.  Para obter o ponto ideal, pingue a parafina num retalho do tecido. Ela deve ser absorvida totalmente. Se ficar parecendo um pingo de vela, é porque ainda está fria.

   

Molhe seu pincel na parafina. O pincel deve ser de cerdas arredondadas e tamanho médio. Lembre de manter a parafina sempre aquecida para não perder o ponto.

   

Passe o pincel com parafina sobre o desenho com bastante cuidado. Onde a parafina for aplicada a tinta não será absorvida. Dessa forma pode-se criar uma gama enorme de desenhos e gravuras.

   

Observem que o desenho vai sendo recoberto com a parafina. As formas que são fechadas, como a estrela, precisam ser bem isoladas com a parafina. O Batik fica bacana com muitos detalhes no desenho, explore.

   

Comece a pintar o tecido com as tintas bem diluídas. Pode pintar sobre a parafina, sem medo.

   

Aplique as tintas conforme seu projeto. Observe como as cores não se misturam mesmo estando bem diluídas. Aguarde que o tecido seque totalmente. Seque na sombra.

   

Para retirar a parafina use um ferro bem quente. Coloque o jornal sobre as partes onde tem parafina e passe o ferro em cima. A parafina derreterá e será absorvida pelo jornal.

   

Troque o jornal várias vezes e retire o máximo possível de parafina. Alguns resquícios permanecem, e sairão com as lavagens.

Vejam como a parafina é absorvida pelo jornal.

Ao terminar de retirar a parafina, o seu tecido já estará pronto para ser usado em seu projeto, que pode ser uma bolsa, uma cortina, uma almofada como da foto no topo, use sua imaginação.

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...