Este tem sido o verão mais quente dos últimos anos. Sol, praia, calor… que delícia! Mas, tudo tem o seu lado ruim, não é mesmo? Com as altas temperaturas, suamos muito mais e precisamos nos preocupar com o odor da transpiração. Nessas horas, os desodorantes são os nossos melhores amigos. Para entender como eles funcionam e escolher o ideal para você, conversamos com o dermatologista Adriano Almeida. Confira!
Antitranspirantes x Desodorantes
Segundo o dermatologista, um desodorante deve inibir o desenvolvimento bacteriano, neutralizar as substância odoríferas, ter um odor adequado e não causar irritação. Já os antitranspirantes são um um pouco diferentes pois diminuem o suor. Ambos podem ser encontrados em roll-on, creme, spray e etc., que na verdade são apenas veículos em que se pode empregar o produto.
Pontos positivos x Pontos negativos
Quando transpiramos, as glândulas sebáceas e sudoríparas liberam o suor. Esse processo de transpiração colabora com a regulação da temperatura por meio da evaporação da umidade do corpo e da liberação do ácido lático. Porém, quando o suor sai na pele, ele é inodoro, sendo a ação das bactérias a responsável pelo odor.
“O uso do desodorante, então, colabora para evitar essa propagação de bactérias na pele, evitando o que chamamos de cecê”
explica Adriano.
O único ponto negativo referente ao uso desse tipo de produto é que eles podem, eventualmente, causar alergias, coceiras e até levar a ferimentos e manchas nas axilas.
Como escolher o tipo ideal
Para escolher o tipo certo de desodorante para você, é importante saber em qual tipo de pele o produto será aplicado. Peles secas, por exemplo, não se dão bem com produtos à base de álcool. Neste caso, um desodorante em creme é mais adequado. Já para os homens, desodorantes em consistências líquidas e que possam ser aplicados à distância são preferíveis, devido aos pelos. Já os antitranspirantes são ótimos para quem transpira em excesso, pois bloqueiam parte desse suor.
No geral, procurar um dermatologista é a maneira mais eficaz de encontrar o produto perfeito que supra suas necessidades. O profissional, com certeza, saberá indicar o produto adequado.
Fonte: papofeminino.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário