Como evitar cabelos secos

Cabelo seco é a denominação que se dá em cosmética aos cabelos ressecados devido a pouca produção de glândulas sebáceas do couro cabeludo, ou que se tornaram secos devido a uma sucessão de tratamentos químicos que acabaram por danificar os fios; tornando-os quebradiços, opacos e sem vida.

São difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos. Cabelos secos podem ser hereditários, ainda que não possam ser reconhecidos desde a infância. Conforme crescemos, os cabelos secos vão aumentando, assim como acontece com nossa pele. Outra razão para cabelos secos pode ser tintura, clareamento ou permanentes, que roubam a hidratação natural dos cabelos.

O uso do secador, babyliss ou ferros para enrolar, exposição ao sol (que também agride a pele) e vento salino das praias são alguns dos fatores que contribuem para o problema. A nossa própria alimentação pode prover nutrientes que podem danificar os cabelos. Mesmo que sejam necessários aproximadamente três dias para que os nutrientes que consumimos nos alimentos cheguem aos nossos cabelos, é possível notar a diferença da saúde capilar depois de nos alimentarmos de forma inadequada.

As escamas do cabelo, ou seja a proteção externa dos fios, se abrem e deixam os fios mais vulneráveis a agentes externos como frio, sol, poluição etc. Um fator preponderante também para ressecar os fios é a água. Isso mesmo, a água da região onde moramos pode ter um ph alcalino ou, por exemplo, como em Portugal a água ter excesso de calcário, o que contribui por vezes para tornar o cabelo mais seco.

Um detalhe importante, por vezes um produto de excelente qualidade e que faz efeito num cabelo, pode não fazer no seu. O cabelo assim como nossa pele tem suas características próprias e pode ou não reagir bem com este ou aquele produto. Por isso é importante que você experimente produtos diferentes e veja o que mais se adequa aos seus cabelos.

Lembre-se também de nunca utilizar água excessivamente quente para lavar os cabelos, utilize água morna ou água fria. Para os cabelos a água quente é um perigo. Se você faz tratamentos químicos como alisamentos ou escova progressiva, fale com o profissional que fez o procedimento em seu cabelo.

Não vale a pena ficar tentando adivinhar o que pode ou não dar certo no seu cabelo. Geralmente quem passa por um procedimento químico como uma escova progressiva, existe uma gama que faz parte do tratamento de xampu e condicionadores que devem ser utilizados para se obter o efeito desejado na escova.

 

Receitas Caseiras para Cabelos Secos

Você pode também utilizar algumas receitas caseiras para deixar seus cabelos mais sedosos como, por exemplo:

- Utilize um copo de iogurte natural misturado com uma colher de sopa de mel. Espalhe nas pontas e coloque uma touca por cerca de 15 minutos. Á seguir retire bem com água abundante e utilize seu xampu para cabelos secos e seu condicionador. O iogurte tem proteínas que deixam os fios mais hidratados.

- Utilize um abacate, misturado com uma colher de azeite de oliva, uma colher de mel e uma xícara de leite. Bata tudo no liquidificador e aplique no cabelo. Para potencializar o efeito envolva o cabelo com uma toalha molhada em água quente, ou touca térmica por 30 minutos. O abacate é uma fruta "gordurosa" que aliado as propriedades do leite e do mel amaciam os seus cabelos.

Relativamente a produtos específicos para cabelos secos, há vários de excelente qualidade no mercado, procure fazer um diagnostico e somente utilizar xampus e cosméticos específicos para seu tipo de pele ou cabelo. Mesmo assim, você tem de experimentar para ver se seu cabelo se adapta bem.

Esteja apenas atenta a marca, procure sempre uma marca conhecida e procure produtos que contenham:

  1. Macadamia
  2. Tutano de Boi
  3. Queratina
  4. Jaborandi
  5. Extrato de Algodão
  6. Semi di Lino
  7. Germem de Trigo
  8. Ceramidas
  9. Vitamina A

Os componentes acima hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo. Existem também ampolas hidratantes que podem ser misturadas ao creme. Como finalizadores, existem os "silicones" para as pontas dos cabelos. Procure um que não seja muito oleoso, coloque uma ou duas gotas pequenas nas mãos, esfregue uma na outra e espalhe levemente nas pontas dos cabelos e em cima por vezes onde ficam alguns fios "arrepiados", mas lembre-se passe levemente para não "engordurar" o cabelo.

 

Dicas Para os Cabelos Secos

Lave os cabelos sempre em água morna.

Cabelos secos necessitam de produtos que proporcionem maior hidratação e lubricidade aos fios.

Use produtos específicos, como xampus e condicionadores adequados para cabelos secos.

Use cremes de tratamento. A aplicação varia conforme a necessidade, podendo ocorrer uma vez na semana ou mesmo a cada 20 dias.

Você pode usar pomadas ou fluidos, espalhando-os em pequena quantidade nas mãos e aplicando suavemente sobre os fios mais rebeldes.

Alterne a temperatura do secador: quente e frio, para não ressecar ainda mais os fios.

Quanto à aplicação de xampus, pode ser realizada da raiz às pontas dos cabelos, desde que os produtos possuam detergência suave, de preferência para xampus sem sal e que possuam ph neutro.

O condicionador, por sua vez, deve ser aplicado nos fios, e não no couro cabeludo.

Na dúvida de alguma patologia em seu cabelo ou couro cabeludo, ou queda de fios em excesso, um profissional médico deverá ser consultado.

Fonte: www.minhavida.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...