Tipos de Açúcar

O açúcar traz na bagagem uma reputação nada boa. O fato é que, além de esbanjar calorias, os grãos adocicados não oferecem nutrientes importantes ao organismo. Ou seja, você se esbalda de calorias vazias ao deliciar alguma tentação recheada de açúcar.

Não existe uma recomendação específica para o consumo de açúcar. Porém, por ser rico em calorias e não fornecer fibras, proteínas, vitaminas e minerais, é aconselhável diminuir a ingestão ao máximo. Para não extrapolar na dose analise os rótulos alimentícios e observe se há açúcar ou sacarose (outro nome dado a ele) na composição.

Doces, pães, bolos e tortas vêm acrescidos de açúcar. Essa, inclusive, é uma das causas da alta quantidade calórica que eles apresentam. Os doces não precisam ser riscados do seu cardápio, o segredo é a moderação.

Se você consome muitos cafezinhos ao longo do dia e usa açúcar para adoçá-los, sua dieta está em risco. Cada colher de chá de açúcar tem 20 calorias. Apesar de o uso do açúcar refinado ser mais comum, certamente você já topou com os outros tipos de grãos no mercado.

Na lista variada, encontramos o açúcar cristal, o de confeiteiro, o mascavo, o light e o orgânico. A diferença entre eles se resume nas etapas do processo de produção, confira:

 

Açúcar Cristal

Para que o resultado seja este tipo de açúcar, o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. A partir do açúcar cristal outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro, são obtidos.

O açúcar cristal, portanto, passa por menos processos na hora de ser preparado.

 

Açúcar Refinado

Tipo de açúcar conquistado a partir da diluição do açúcar cristal. A calda obtida passa por diversos processos até chegar ao peneiramento. A porção mais fina é separada para a obtenção do açúcar de confeiteiro e, o restante, é o açúcar refinado.

 

Açúcar de Confeiteiro

Após o peneiramento do açúcar para a separação dos grãos que vão dar origem ao açúcar refinado e de confeiteiro, amido é adicionado. A finalidade da junção é evitar a aglomeração dos pequenos cristais, formando assim, o açúcar de confeiteiro.

 

Açúcar Light

Ele é obtido a partir do açúcar refinado, quando o adoçante artificial chamado sucralose. Com o poder de dulçor 600 vezes maior que o da sacarose, o adoçante garante que a ingestão calórica seja menor, quando comparado ao consumo de açúcar refinado.

 

Açúcar Mascavo

Por não passar pelo processo de refinamento, a qualidade nutricional do açúcar mascavo é melhor, em relação ao açúcar refinado. Ele apresenta vitaminas e minerais que não estão presentes na versão refinada.

 

Açúcar Orgânico

O diferencial deste tipo de açúcar é que a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. Além disso, o açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final.

Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo. Portanto, apresenta uma quantidade maior de vitaminas e minerais em relação ao açúcar refinado.

 

Açúcar refinado ou açúcar mascavo?

Trocar o açúcar refinado pelo mascavo é um erro comumente cometido por quem pretende cortar calorias, sem lançar mão dos adoçantes. A tática não funciona. A quantidade calórica dos dois tipos de açúcar é semelhante.

Enquanto 100 gramas de açúcar refinado apresentam 400 calorias, a mesma quantidade de açúcar mascavo contém 380 calorias. Apesar de o açúcar mascavo conter mais nutrientes, a orientação sobre as doses açucaradas inclui todos os tipos de açúcar.

As vitaminas e minerais devem ser obtidos por outras fontes alimentares como, por exemplo, frutas, legumes e verduras. Para fugir do sabor residual deixado pelos adoçantes, o açúcar light é o produto mais indicado.

 

Alertas Sobre a Saúde

O fato de acrescentar muitas calorias à alimentação faz com que o açúcar cause um desequilíbrio na saúde, quando consumido além da conta. O prejuízo mais facilmente notado é o ganho de peso. Com os quilos extras, os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumentam, por exemplo.

Além disso, pessoas com tendência a desenvolver diabetes ou que já sofrem com a doença devem evitá-lo. Os grãos açucarados aumentam rapidamente a quantidade de glicose no sangue, com a agravante de o pâncreas não produzir (ou produzir em quantidade insuficiente) a insulina, hormônio responsável pela retirada de glicose do sangue.

Devemos também lembrar que a diabetes alastra-se entre os mais jovens. Nestes casos, o açúcar deve ser substituído por edulcorantes artificiais, a fim de evitar a ingestão de alimentos que colaboram para o aumento da glicose sanguínea.

Uma alimentação equilibrada, com a distribuição adequada dos grupos alimentares também deve ser seguida.

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