Dentes amarelados - Tipos de manchas, causas, tratamentos e receitas caseiras

Com o passar do tempo é normal que os dentes fiquem amarelados  e com aspecto mais feio do que quando eramos crianças. O problema são os nossos hábitos.

Comemos alimentos escuros e com fortes pigmentos que são os grandes vilões dos dentes brancos. Para clarear os dentes o ideal é fazer uma consulta ao dentista e não procurar formas alternativas de fazê-lo.

 

Tipos de manchas

Existem dois tipos de manchas que podem afetar a coloração dos dentes. São elas:

Manchas Extrínsecas - Estas aparecem com o consumo freqüênte de alimentos que contenham corantes, chá, e café. Além também do cigarro e do acúmulo de bactérias.

Manchas Intrínsecas - Estas podem estar relacionadas com a genética ou mesmo o uso de antibióticos e consumo excessivo de flúor. Alguns traumatismos também podem ocasionar essas manchas, além de cáries e tratamento de canal. A idade também influência o aparecimento deste tipo de mancha.

 

As maiores causas dos dentes amarelados

1 - Ingestão de alimentos com cores fortes (beterraba, catchup, mostarda, shoyu e curry)

2 - Bebidas escuras (café, coca-cola, chá preto, vinho tinto e suco de uva)

3 - Fumo

4 - Idade

5 - Após o tratamento de canal, o dente também pode vir a escurecer

 

Tratamentos

Existem vários tipos de tratamento para que esse problema seja solucionado. Veja:

Profilaxia com jatos de bicarbonato de sódio - É utilizada em casos de manchas provocadas pelo consumo de café, chás, alimentos com corantes, placas bacterianas.

Micro adesão - É utilizada em caso de manchas provocadas pelo uso excessivo de flúor.

Clareamento dentário - É utilizado em casos de manchas provocados pelo uso de antibióticos e flúor, e dentes que foram tratados odontologicamente que apresentaram uma mudança de cor.

 

Clareamento dentário - A opção mais procurada

O clareamento consiste na técnica que tem por objetivo remover manchas através do uso de substâncias químicas visando fornecer um aspecto visual mais  branco e natural.

Os clareamentos podem ser:

Clareamento de dentes não vitais  - realizados em dentes com tratamento de canal. Esse clareamento é realizado internamente.

Clareamentos de dentes vitais - realizados em dentes que não apresentam tratamento. É aplicado um gel na superfície externa do dente através de uso de moldeiras. Esse procedimento é realizado em casa ou através do uso de laser argônio.

O clareamento a laser de argônio é a técnica mais rápida e eficiente para o clareamento de dentes escurecidos. Nessa técnica é aplicado o gel a base de peróxido de hidrogênio, que é aplicado na superfície dos dentes. O laser é aplicado sobre este gel que é responsável em ativar a liberação de oxigênio, garantindo um clareamento mais eficiente.

O clareamento a laser possui muitas vantagens. É rápido e o paciente já sai do consultório com os dentes clareados. Não existe a necessidade de se utilizar moldeiras e é um método seguro.

 

Receitas caseiras para clarear dentes amarelados

1 - Mastigue folhas de goiabeira ou esfregue-as diretamente nos dentes. Folhas de sálvia também servem.

2 - Umedeça o bicarbonato com gotas de água e depois, usando um pedaço de algodão (ou o dedo) esfregue nos dentes à noite, após escová-los. Não lave mais a boca até o dia seguinte.

3 - Para os fumantes que ficam com os dentes escurecidos pela nicotina a opção é retirar a parte mais espessa do leite de magnésia do frasco. Esfregar nos dentes com o dedo ou usando um pedaço de algodão à noite, quando for se deitar, após escovar os dentes. Não lave mais a boca até o dia seguinte.

Fontes: www.osdezmais.com / www.tutomania.com.br / www.dicasgratisbrasil.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...