Árvore - Umarizeiro

O Umarizeiro (Geoffroea spinosa) é uma árvore de grande porte, frondosa, com caule e ramos cheios de pequenos espinhos, comum no Sertão do Nordeste brasileiro. Os frutos, chamados umari, embora um pouco amargos, comem-se cozidos ou em mingaus, por ocasião das secas e mesmo nos tempos normais.

Deles se retira uma massa (mesocarpo), tida como peitoral e vermífuga. As folhas constituem substancial ração para o gado; o chá das mesmas, misturadas com os brotos, passa por emenagogo e antidiarréico. Cresce nas várzeas.

O nome alude ao fenômeno desta planta verter tanta água pelos brotos, no principio da estação pluvial, que chega a molhar a terra. Os sertanejos consideram o fato como excelente indício de chuvas abundantes. É conhecida por diversos nomes, como umari, marizeiro, umarizeiro ou mari.

É uma árvore grande e o significado do seu nome é "Árvore que chora". Tem flores amareladas, perfumadas e frutos ovóides, verde-amarelados, pendentes de longos pedúnculos. Um alerta é sobre sua extinção, pois poucas pessoas sabem que ela existe e que ainda tem árvores na região de Sobradinho-Ba.

Ela também pode ser encontrada na Argentina e no Paraguai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...