21 Maravilhas que existem no espaço e que você provavelmente não conhecia

O espaço é bem mais complexo do que podemos imaginar, nem mesmos os cientistas e astronautas puderam explicar como pode existir tanta água em uma nuvem, por exemplo, e como pode um planeta ser coberto inteiramente de diamantes. Conheça essas e muitas outras curiosidades do mundo espacial.

 

1 – Reservatório de água espacial

O problema é falta d’água? Não para esta nuvem. A quantidade estimada pelos astrônomos é de cerca de 140 trilhões de vezes a quantidade de água que temos em nossos oceanos. Isso tudo fica armazenado em uma nuvem H20 em formato gasoso. Fica a 12 bilhões de anos-luz daqui e próximo a um buraco negro.

 

2 – Um planeta feito de diamantes

55 Cancri-e é um planeta coberto inteiramente de diamantes, e tem quase o dobro do tamanho do planeta Terra.

 

3 – O planeta gelado que queima

Gelo queima e queima muito bem! Por incrível que pareça, muitos não sabem disso. Para os que não sabiam, pasmem com este planeta aí da imagem, o Gliese 436 b. Ele tem uma temperatura média de 439 ºC, sua superfície é completamente coberta por água, mas ela não evapora. Ao invés disso, as moléculas se unem para formar algo conhecido como “gelo quente.”

 

4 – Uma nuvem com cheiro de framboesa!

A Sagittarius B2 é uma nuvem de poeira cósmica composta basicamente de formiato de etila, a mesma substância que dá framboesas seu gosto e cheiro. Caso então você tenha dúvidas sobre qual o cheiro do centro de nossa galáxia, agora já sabe.

 

5 – Um sistema pra lá de iluminado

A 49,8 anos-luz da terra existem seis estrelas orbitando ao redor de um centro de massa. Este sistema de múltiplas estrelas se chama Castor. O conjunto é 54 vezes mais brilhante do que o nosso Sol, dá pra fazer um bronzeado maneiro lá.

 

6 – Um planeta que não gira, e que talvez possa ser habitado

Lembra do planeta de gelo que queima? O Gliese 581 c é vizinho dele e os cientistas dizem que é o candidato mais indicado para uma futura colonização. O planeta não gira, então o lado iluminado é super quente e o lado escuro é frio a beça, mas no meio há uma pequena faixa de território temperado, é ali que poderemos morar um dia.

 

7 – Estrelas que viajam em hipervelocidade

Sim, existem estrelas viajando pelo espaço a velocidades que chegam a trilhões de quilômetros por hora.

 

8 – Eletricidade #MODEON

Em um buraco negro próximo de nós existe um campo de eletricidade que emana uma quantidade absurda de energia elétrica, com uma área tão grande que ultrapassa a da nossa Via Láctea.

 

9 – Um dos maiores objetos que se tem notícia

Himiko Cloud é uma nuvem que tem quase a metade das proporções de nossa Via Láctea, é considerada um dos maiores objetos que se tem notícia no universo.

 

10 – No Large Quasar Group as leis da física não funcionam

E se você pensava que a Himiko era grande, espere até conhecer o Large Quasar Group (LQG), é muito maior. É 40 mil vezes maior do que nossa galáxia. Se uma nave viajasse na velocidade da luz ela levaria 4 bilhões de anos para atravessá-la. O grande diferencial dela é que ela consegue quebrar até mesmo algumas leis da física.

 

11 – A estrela da luz dobrada

E por falar em leis da física, o que você está vendo aí é uma estrela azul em torno de uma estrela amarela. A luz dela está sendo dobrada, isto mesmo, dobrada. Como resultado a estrela azul fica deformada. Isso ocorre devido à estrela estar próxima de um corpo extremamente massivo, provando a teoria criada por Einstein chamada Einstein Ring (Anel de Einstein).

 

12 – Unicórnios existem?

Não. Aliás, não que eu saiba, mas a nebulosa Trifid certamente se assemelha com um deles.

 

13 – Mickey Mouse do espaço

Olha o Mickey desenhado na superfície de Mercúrio.

 

14 – Uma estrela na temperatura ideal!

Apesar de estarmos acostumados com estrelas ardendo em chamas, os cientistas descobriram recentemente um astro com temperatura média 31 ºC.

 

15 – Uma das maiores estrelas do universo, a gigante vermelha

Se você achava o Sol grandão, permita-me lhe apresentar a VY Canis Majoris. É uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação de Canis Major. É uma das maiores estrelas conhecidas, tem 1500 vezes o tamanho do nosso Sol.

 

 

16 – Os magníficos pilares da criação

É basicamente um enorme “viveiro de estrelas,” com centenas de milhões de anos-luz de diâmetro. É esplêndido!

 

17 – Magnetars: Elas estão descontroladas!

Girando descontroladamente, estas estrelas são capazes de destruir seu cartão de crédito, mesmo que esteja a milhões de quilômetros de distância, graças ao enorme campo magnético.

 

18 – Matéria negra

Se você juntar todo o que conseguimos enxergar no universo, tudo acumularia apenas 5% da massa total do universo. O que é o resto então? 27% deste montante é invisível e se chama “matéria escura.” Veja mais sobre Matéria negra no Wikipédia.

 

19 – Energia negra

Não confunda com o “lado negro da força.” Para deixar tudo mais interessante, 68% de tudo que existe é hipoteticamente formado por energia negra (ou energia escura), e isto de alguma forma está expandido o universo. Ok, pode entrar em pânico agora. Veja mais sobre energia negra no Wikipédia.

 

20 – Buracos negros

Os buracos negros são os mais temidos do universo. Além do horizonte de eventos de um buraco negro, ou de sua fronteira gravitacional, nada pode escapar. Nem mesmo a luz, NADA ESCAPA DELES.

 

21 – Buracos brancos

Eles são o oposto dos buracos negros, mas infelizmente apenas existem em teoria. A matéria entra por um lado e sai pelo outro. Alguns dizem que eles podem guardar respostas para coisas loucas do universo, como como viajar no tempo, por exemplo.

Fonte: rockntech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...