Como aplicar estêncil em móveis

O estêncil é uma maneira rápida e fácil de dar mais estilo a móveis de madeira. A chave é escolher o método de aplicar estêncil que se adapta melhor à sua peça. Os estênceis são a maneira de decorar seus móveis mesmo que você seja um iniciante.

Os estênceis podem ser aplicados sobre qualquer acabamento e a maneira mais fácil de trabalhar com eles é sobre verniz que ainda está um pouco molhado. Quando a superfície a ser decorada estiver completamente seca, o estêncil deverá ser fixado cuidadosamente de modo que as bordas do desenho não borrem.

Utilize tinta para desenhos informais e pó de bronzeamento - dourado, prateado, bronze, cobre ou colorido - para um efeito mais formal.

 

Materiais

Utilize um estêncil pronto, disponível em lojas de artesanato ou faça seu próprio estêncil. Se seu desenho possui mais de uma cor, faça um estêncil para cada uma. Para desenhos grandes ou complexos, faça vários estênceis pequenos ao invés de um grande.

Trace seu desenho com cuidado sobre o plástico para estêncil e corte com um estilete bem afiado. Certifique-se que todos os cantos e curvas estão exatos e precisos.

Uma opção mais fácil é comprar o estêncil pronto. As lojas de material para artesanato vendem uma ampla gama de estênceis prontos em vários estilos.

 

Técnicas de aplicação

Estênceis pintados

Passar tinta sobre um estêncil tem seus segredos e exige um pincel especial. Para obter os melhores resultados, utilize tinta em spray ou esmalte brilhante ou semi brilhante. Certifique-se que a tinta para o estêncil é compatível com o acabamento.

As superfícies onde será aplicado o estêncil devem estar limpas; remova toda a cera e sujeira. Caso esteja decorando uma peça que foi envernizada recentemente, trabalhe enquanto o verniz ainda não está completamente seco. Pressione o estêncil em posição com cuidado sobre a superfície pegajosa, alisando até que esteja completamente colado na madeira.

Certifique-se que todos os cantos cortados estejam colados no verniz, porém tome cuidado de não tocar o verniz ou você deixará impressões digitais.

Em superfícies secas, fixe o estêncil cuidadosamente com fita adesiva. Se o acabamento for novo, certifique-se que esteja completamente seco, caso contrário a fita poderá danificá-lo. Cubra toda a peça com jornal.

Passe a tinta em spray sobre o estêncil em aplicações curtas e uniformes, cubra completamente a superfície do estêncil, porém não deixe a tinta ficar espessa demais de modo a escorrer ou pingar. Deixe a tinta secar quase completamente e remova o estêncil.

Repita esse processo para cada cor do desenho. Certifique-se que cada cor está completamente seca antes de aplicar a próxima cor.

 

Estênceis com bronzeamento

As superfícies onde será aplicado o estêncil devem estar limpas; remova toda a cera e sujeira. O bronzeamento deverá ser aplicado sobre verniz. Caso esteja trabalhando em uma peça que foi envernizada recentemente, aplique o estêncil enquanto o verniz ainda não está completamente seco.

Caso esteja trabalhando em um acabamento antigo ou completamente seco, aplique uma camada fina de verniz sobre a superfície onde será aplicado o estêncil e deixe secar até que ainda esteja pegajoso - entre 30 minutos e duas horas. Certifique-se que o verniz é compatível com o acabamento existente.

Pressione o estêncil em posição com cuidado sobre a superfície envernizada, alisando até que esteja completamente colado. Certifique-se que todos os cantos cortados estejam colados no verniz, porém tome cuidado de não tocar o verniz ou você deixará impressões digitais. Não é necessário cobrir a peça.

Aplique o bronzeamento com um pedaço de veludo ou flanela macia sobre seu dedo indicador ou faça uma pequena trouxinha de tecido. Trabalhe com pouco pó, molhe o veludo no bronzeamento e esfregue nas áreas expostas do estêncil. O bronzeamento pode ser aplicado uniformemente, porém você pode dar profundidade a seus desenhos esfumaçando e arredondando as pinceladas.

Dica: Trabalhe das bordas para dentro em cada área do estêncil.

Repita o processo para cada cor do desenho. Caso precise sobrepor os estênceis para aplicar as cores, deixe o verniz secar completamente entre as cores. Remova o excesso de pó de bronzeamento com água morna e uma escova macia, seque a madeira e deixe-a secar ao tempo por aproximadamente uma hora.

Aplique outra camada fina de verniz sobre a área sem acabamento, deixe ficar pegajoso e repita o processo de aplicação do estêncil. Quando o desenho estiver completo, deixe secar e remova o excesso de pó de bronzeamento como descrito acima.

 

Protegendo a superfície

Para evitar danos às superfícies pintadas elas deverão ser seladas com verniz. Aplique o verniz diretamente sobre os estênceis.

Dica: Uma maneira simples porém elegante de decorar móveis é pintando faixas.

Fonte: casa.hsw.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...