O técnico em Informática desenvolve sistemas através de análise e programação, projeta, configura e instala redes, projeta e confecciona trabalhos em CAD e páginas para Internet. Pode atuar em indústrias, comércio, prestação de serviços, escolas, hospitais e outros locais onde existir a necessidade de recursos de Informática, além de poder prestar atendimento por conta própria.
O curso de técnico em informática dura em torno de 3 anos e na maioria das vezes há estágio durante o curso. Este profissional também está apto a realizar configurações de sistemas, a instalar equipamentos e a verificar as causas de falhas na programação de computadores.
O Técnico em Informática deve ser um profissional atualizado, cooperativo, comunicativo, ético e confiante, que atue de forma responsável, participativa e empreendedora no desenvolvimento de atividades tecnológicas ligadas à informática. Deve também apresentar facilidade de adaptação e estar sempre aberto a mudanças, visando alavancar projetos e ações inovadoras para a solução de problemas apresentados nos diversos segmentos da área.
Existem diversos segmentos dentro da área, e o Técnico em Informática pode trabalhar com:
- Manutenção de computador
- Criação de sites (Web Design)
- Webmaster
- Computação Gráfica
- Monitor de Informática
- Operador de Computador
- Administrador de Redes
- Programador
Sendo a profissão de técnico em informática reconhecida, mas não regulamentada, qualquer escola legalmente constituída pode oferecer a formação do Técnico em Informática, e o Certificado legalmente expedido e registrado em livro próprio tem validade Nacional.
No jornal SPTV houve uma matéria falando sobre a profissão de técnico em informática. Vários profissionais da área deram entrevista e falaram um pouco sobre a rotina de um técnico em informática. Confira esta matéria no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário