Como Surgiu o Cappuccino?

O cappuccino é uma bebida oriunda de Viena, tendo aparecido nos bons cafés e restaurantes no fim século XIX, com o nome de "Kapuziner" mas, logo em seguida, foi muito difundida na Itália e praticamente adotada por todos os italianos. É preparada apenas com café-expresso e leite.

O nome "cappuccino" tem origem na vestimenta dos frades da ordem franciscana que, por ter um capuz preso ao hábito estes frades passaram a ser chamados de "capuchinhos". A cor marrom da vestimenta dos frades adicionada deste capuz fez com que esta preparação de café de cor amarronzada semelhante ao hábito dos capuchinhos e com um capuz de espuma de leite, recebesse também o nome de cappuccino. Seu nome tem origem em um monge cappuccino que batizou, no ano de 1600, esta bebida pagã para que os bons cristãos pudessem consumi-la.

Na Itália, na confecção de um legítimo cappuccino só é permitido o uso de café expresso e leite, mas aqui no Brasil é comum se adicionar chocolate e até mesmo canela, os dois em pó, sobre a espuma de leite, o que produz aromas e sabores agradáveis, além de um visual primoroso, mas modificando a autenticidade e simplicidade do legítimo cappuccino italiano.

Fonte: br.answers.yahoo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...