Conheça jeitos de usar, amarrar e combinar lenços, cachecóis e echarpes

Curingas para todas as estações, lenços podem ser amarrados na cintura como cinto, na cabeça e, principalmente, no pescoço. Se ventar muito ou chover dá para amarrar no cabelo; se esfriar, dá para usar no pescoço; se esquentar, vale amarrar no passante da calça como se fosse cinto. Ele pode ser o nosso melhor amigo.

Na hora de escolher, prefira os quadrados - que são mais fáceis de adaptar - feitos de tecidos com caimento leve e tamanho proporcional. Isso evita volume extra. Por isso, também é preciso ter cuidado para não destacar o que não se quer: lenço no pescoço pede brincos discretos, e quem tem seios fartos deve evitar lenços nessa altura. O mesmo vale para quadris e pescoço.

Seja criativa nas amarrações. Variando as possibilidades, você tem combinações infinitas de visuais. Dá para amarrar na frente, atrás e até do lado. Adote as pontas soltas para alongar o tronco. Aposte no laço para dar um ar elegante aos decotes profundos. Quanto às echarpes, use-as enroladas, sempre folgadas e nunca justas ao pescoço.

Mas qual a diferença entre lenços, echarpes e cachecóis?

Lenço: Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim. É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça. Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.

Cachecol: Indicado para dias realmente frios, os cachecóis costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê. Normalmente são compridos, estreitos e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta).

Echarpe: É uma faixa de tecido retangular, bem larga e comprida. As echarpes costumam ser feita de materiais mais leves como algodão, voile ou chifon e, a maioria (assim como o cachecol) ainda possui acabamento de franjinhas. Pode ser usada ao redor do pescoço e também sobre os ombros. É uma peça estilosa, que dependendo do modelo, combina até com eventos formais, podendo ser combinada com vestidos e blazers. Assim como o lenço, é indicada para dias com temperaturas mais amenas.

Inove no estilo

Étnica: com um lenço quadrado grande, forme o triângulo no colo, mas dê duas voltas e amarre-o de volta na frente, por cima da peça. Essa amarração é muito usada no lenço tradicional palestino, com grafismos e franjas. Por criar volume no busto, é indicada para mulheres de seios médios ou pequenos.

Delicada: dê um nó de gravata bem justo na echarpe e amarre as pontas na nuca. Outra opção é enrolar um modelo retangular fazendo uma espiral. Envolva o pescoço com três voltas e finalize com um nó atrás do pescoço. As echarpes de tecidos leves, como musselina e chiffon, não criam volume. Por isso, podem ser usadas com as pontas soltas, apenas com um nó de lado, para que não pareça uma gravata. O laço mais volumoso é a versão mais romântica. Feito de tecidos nobres, como seda e cetim, ele encara até festas informais e baladas.

Quentinha: Cachecóis mais compridos podem ser usados dobrados ao meio, com as pontas presas dentro dele mesmo, ou enrolados no pescoço com as pontas para frente, trás ou uma de cada lado. Os mais curtinhos podem ser amarrados como uma gravata justa no pescoço e vão bem dentro de decotes e casacos.

 

Passo a passo: formas de colocar no pescoço

 

Passou 1: Coloque a ponta do cachecol repousando em um dos ombros. Passe-o pela frente do pescoço e depois contorne o pescoço por trás. Deixe sempre bem folgadinho!
Passo 2: Cruze o cachecol pela frente novamente.
Passo 3: Deixe-o repousar no outro ombro. Para o cachecol não cair o tempo todo e não perder o estilo arremate-o com um broche ou button (para as mais jovens).


Passo 1: Dobre o lenço ao meio, na forma transversal para que forme um triangulo.
Passo 2: Amarre no pescoço os dois lados que deram ângulos idênticos, deixando uma papada na frente. Aqui vai a dica, não dê nós muito rente ao pescoço, não fica legal.
Passo 3: Você pode deixar as duas pontas nas suas costas, ou esconde-las abaixo da papada que se formou em sua frente. As vezes costumo inclusive dar um nó debaixo do lenço para ele ficar mais fixo e bonito.


Passo 1: Coloque o lenço no pescoço de forma que as duas pontas fiquem para trás. Certifiquem que as pontas estejam mais ou menos do mesmo tamanho, fica mais bonito.
Passo 2: Passe as duas pontas do lenço para frente do seu corpo, cada uma de um lado, cruzando-as na parte detrás do pescoço.
Passo 3: Dê um nó.
Passo 4: Como esse echarpe é maior que o lenço aeromoça fica legal deixá-lo para frente como na foto. Aqui vale a mesma coisa, se quiser um acabamento mais rígido de outro nó.


Passo 1: Coloque a echarpe atrás do pescoço de modo que as suas pontas fiquem para frente. Deixe uma ponta maior que a outra.
Passo 2: Dê um nó frouxo.
Passo 3: Faça uma dobra na ponta mais longa e dê mais um nó. A distância do nó e o pescoço fica por sua conta.


Passo 1: Coloque a echarpe atrás do pescoço de modo que as suas pontas fiquem para frente do mesmo tamanho.
Passo 2: De um nó bem frouxo e próximo ao pescoço.
Passo 3: O nó fica assim.
Passo 4: Dê um nó de cada um dos lados.
Passo 5: Passe a ponta da echarpe no nó do outro lado.
Passo 6: Faça o mesmo com o outro lado.
Passo 7: Puxe as pontas, mas não deixe os dois nós se encostarem. O resultado é esse.
Passo 8: Se puxar as duas pontas e encostar os nós fica assim. Escolha qual o visual que mais te agrada ou deixe a tradição gaúcha!


Passo 1: Coloque o secou atrás do pescoço de modo que as suas pontas fiquem para frente do mesmo tamanho.
Passo 2: Junte as duas partes do cachecol que ficou para frente.
Passo 3: De literalmente um nó. Não precisa habilidade e o resultado é esse!


Passo 1: Cruze o cachecol na sua parte dianteira, deixe um lado maior que o outro.
Passo 2: Enrole uma vez o lado cumprido no curto.
Passo 3: Enrole mais uma vez o lado cumprido no curto.
Passo 4: Passe a ponta mais longa no “nó”que se formou quando enrolou o cachecol.
Passo 5: Acerte o cachecol e pronto, fica assim, um nó bem encorpado.


Passo 1: Dobre o lenço ao meio, na forma transversal para que forme um triangulo.
Passo 2: Amarre no pescoço os dois lados que deram ângulos idênticos, deixando uma papada na frente. Aqui vai a dica, não dê nós muito rente ao pescoço, não fica legal.
Passo 3: Leve essas duas pontas para frente do seu corpo.
Passo 4: Dê um nó.


Passo 1: Dobre o lenço, no sentido diagonal, ao meio, de forma que ele vire um triângulo.
Passo 2: Vá dobrando várias vezes ao meio, até que forme “uma lingüiça”.
Passo 3: Coloque no pescoço de forma que as duas pontas do lenço fiquem para frente.
Passo 4: Dê um nó de leve e fica assim e pode ser o acabamento final do seu lenço, fica super charmoso, mas se quiser um acabamento mais rígido, dê outro nó.
Passo 5: Fica assim. Coloque o nó par ao lado para dar um encanto ao visual.

 

Na cabeça

Transformados em faixas, lenços e echarpes podem segurar o volume da franja, cobrir completamente os fios no frio ou servir como tiara. Deixe as pontas da echarpe soltas, caindo sobre os ombros, para garantir uma silhueta longilínea. Para fazer a tiara, apoie um lenço fino e comprido na nuca e cruze as pontas no topo da cabeça ou faça uma faixa enrolando um modelo quadrangular. Amarre-as atrás do pescoço. Você também pode juntar as pontas do triângulo com a amarração para cima, num visual pin-up. Outra maneira charmosa é enrolar a echarpe levinha como se fosse um turbante estreito, com o laço na frente.

Onde mais sua imaginação deixar

Na Cintura: Dobre-o até transforma-lo em uma faixa, ou enrole fininho e passe pelo cós e prenda na lateral. Outro detalhe que dá um charme extra é fazer um nó no centro, como se fosse uma fivela de cinto. Se preferir, use cinto por cima, mas sempre escondendo as pontas do lenço.

Na bolsa: Dê um colorido às suas bolsas fazendo um nó simples em uma das alças. O tamanho do lenço deve ser proporcional ao do acessório para as pontas não ficarem longas demais. A amarração é indicada em viagens com mudança de temperatura. Além de enfeitar, deixa uma saída para o frio sempre à mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...