Existem cantores que aparecem de repente, passam por todos os programas de TV, emplacam um sucesso, muitas vezes por estar em alguma novela e somem da mesma foram que apareceram: do nada. Quem não se lembra de Palpite, um mega sucesso da cantora? Foi um acontecimento estrondoso. Palpite, a música de trabalho da novata Vanessa Rangel, foi tema do casal formado por Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis, na novela Por Amor, de 1997. Ela é tão única na carreira de Vanessa, que foi parar na trilha da novela global mesmo antes da cantora gravar o primeiro disco! Todas as outras faixas do álbum são desconhecidas do grande público.
Carreira
Vanessa Teixeira Rangel nasceu em Niterói no dia 29 de julho de 1971, é cantora, compositora, instrumentista e violonista, aos nove anos de idade começou a tocar violão.
Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling. No final de 1997, gravou o CD Vanessa Rangel, lançado no ano seguinte. Com dez músicas de sua autoria, o destaque era a canção Palpite, incluída na trilha sonora da telenovela Por Amor, da Rede Globo, além da regravação de Acontece (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais.
Participou do CD 14 Bis - bis, interpretando, com Lô Borges, a faixa Sonhando o Futuro (Lô Borges e Cláudio Venturini).
Em 2000, lançou seu segundo disco, Mediterrâneo, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para Do Avesso (incluída na trilha sonora da telenovela Vila Madalena, da Rede Globo), Por Toda a Vida Agora e a faixa-título, entre outras, além de Paisagem na Janela (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção Palpite foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea As Cem Melhores do Século e as 14 Mais, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.
Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música. Anos mais tarde, retornou à carreira de servidora pública federal.
Infelizmente, uma cantora do calibre de Vanessa Rangel acabou se perdendo no fio condutor de uma carreira brilhante que poderia tentar salvar a música popular brasileira, mas vale ressaltar que no início dos anos 2000 o pagode já estava em alta, tentando derrubar a cada segundo toda uma geração de músicos conceituados e prestigiosos, deixando assim caminho fechado para Vanessa.
Vanessa saiu de cena, mas sua música é única e seus dois discos são perfeitos.
Fonte: pt.wikipedia.org / maisculturabrasileira.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário