Dicas e Sugestões Para o Uso Correto da Centrífuga

A centrífuga é um aparelho doméstico utilizado no preparo de sucos. As centrífugas são muito recomendadas para se obter sucos altamente nutritivos. Porém algumas pessoas ainda preferem o bom e prático liquidificador.

Reclamam que a centrífuga é difícil de lavar e desperdiça os alimentos. Esse post veio para quem tem uma centrífuga e enfrenta esses problemas. Aqui você descobrirá como usar corretamente sua centrífuga. Existem algumas coisas importantes que devem ser seguidas para ser feliz ao lado de sua centrífuga.

 

Dicas e Sugestões ao Preparar Sucos

Use frutas e legumes frescos porque têm mais suco. Abacaxi, beterraba, aipo, maçã, pepino, cenoura, espinafre, melão e uva são particularmente indicados para processar na centrífuga. Não é preciso tirar as cascas se forem finas.

Só é preciso descascar, por exemplo, as laranjas, e a beterraba crua. Também deve-se retirar a casca branca dos cítricos porque confere um gosto amargo a bebida. No caso do limão, pode-se manter a casca para Limonada Suíça.

Quando preparar suco de maçã não se esqueça que a espessura do suco depende da qualidade da maçã que escolher. Dê preferência para o tipo de maçã que mais lhe agrada. O suco de maçã oxida muito rapidamente.

Para retardar esse processo junte-lhe umas gotas de limão. As frutas que contenham amido, como as bananas, as papaias, os abacates, os figos e as mangas não são próprios para este aparelho. As folhas e os talos, como é o caso da alface, podem ser processados sem problemas.

Deve-se beber o suco logo após a sua preparação. Se ficar exposto ao ar durante algum tempo, o suco perderá o seu sabor e valor nutricional. Para extrair o máximo de suco, deve empurrar o pilão lentamente. A centrífuga não é própria para processar frutas ou legumes muito duros e/ou fibrosos/gomosos, como é o caso da cana-de-açúcar.

Lave a fruta e/ou os legumes e corte em pedaços que caibam no tubo. Certifique-se que a jarra está colocada sob o bico de servir. Ligue a centrífuga girando o botão de velocidades. A velocidade baixa é especial para frutas e legumes macios como uvas, tomates, pepinos e framboesas.

A velocidade normal é para toda espécie de frutas e legumes. Coloque os pedaços previamente cortados dentro do tubo, e com o pilão, empurre com cuidado contra o filtro em movimento. Não faça demasiada força no pilão porque isso poderá afetar a qualidade do resultado final e pode, até, fazer com que o filtro pare de girar.

Quando tiver processando todos os ingredientes e a saída do suco parar, desligue a Centrífuga e aguarde que o filtro pare de girar.

 

Dicas e Sugestões de Utilização

Coloque o coletor de suco na Centrífuga. Coloque o coletor de bagaço na Centrífuga inclinado-a ligeiramente para a frente. Introduza primeiro a extremidade superior e depois empurre para baixo até encaixar. Enquanto estiver preparando o suco, pode esvaziar o coletor de bagaço desligando a Centrífuga e retirando o recipiente com cuidado.

Antes de continuar, volte a montar o coletor já esvaziado. Coloque o filtro no coletor de suco. Certifique-se que o filtro fica bem preso ao cilíndro do motor (“clique”).

Segure a tampa sobre o filtro e coloque-a em posição. Encaixe as travas de segurança na tampa para fechar (“clique”). Certifique-se que as travas estão fechadas e em posição de ambos os lados da tampa. Encaixe o pilão no tubo de alimentação fazendo alinhar a ranhura do mesmo com a pequena saliência no interior do tubo.

Coloque a jarra debaixo do bico. Coloque a tampa na jarra para evitar respingos ou se quiser guardar o suco na geladeira. Para separar a espuma do suco, encaixe o separador de espuma na jarra. Se gostar da bebida com uma camada de espuma não coloque o separador na jarra.

A centrífuga só funciona se todas as peças estiverem montadas corretamente e se a tampa estiver fechada com as travas laterais.

 

Dicas e Sugestões para a Limpeza

A limpeza torna-se muito mais fácil se for efetuada imediatamente após cada utilização. Não utilize produtos de limpeza abrasivos, esfregões, acetona, álcool, etc. para limpar a centrífuga. Todas as peças desmontáveis podem ser lavadas na máquina de lavar louça.

Desligue o aparelho, retire o plugue da tomada elétrica e aguarde que o filtro pare de girar. Retire as peças sujas do motor. Desmonte a centrífuga pela seguinte ordem:

  • Retire o recipiente de bagaço;
  • Retire o pilão;
  • Abra as travas laterais;
  • Retire a tampa.
  • Retire o coletor de suco juntamente com o filtro.

Lave estas peças com a escova de limpeza em água quente com um pouco de detergente líquido e enxágue à torneira. Limpe a unidade do motor com pano úmido. Nunca mergulhe a unidade do motor em água e nem sob torneira aberta.

 

Dicas e Sugestões para a Segurança do Utilizador

Antes de usar pela primeira vez, leia as instruções com atenção e guarde-as para uma eventual consulta futura. Antes de ligar à corrente, verifique se a voltagem indicada na base do aparelho corresponde à corrente elétrica local.

Não utilize o aparelho se o cabo de alimentação, o plugue ou outro componente se encontrar danificado. Se o fio estiver danificado, só deverá ser substituído pela fabricante ou por uma concessionária autorizada para evitar qualquer situação danosa ao consumidor.

Este aparelho destina-se apenas a uma utilização doméstica. Mantenha fora do alcance de crianças e nunca deixe o aparelho funcionando sozinho. Nunca use acessórios ou peças de outros fabricantes ou que não tenham sido especificamente recomendados para a centrífuga.

Verifique o filtro sempre que utilizar a Centrífuga. Se detectar alguma fenda ou dano, não utilize o aparelho e contate o posto autorizado mais próximo. Certifique-se que todas as peças estão corretamente montadas antes deligar o aparelho à eletricidade.

A Centrífuga só pode ser usada com a trava de segurança acionada. No caso de uma carga pesada, não trabalhe com a Centrífuga mais do que 40 segundos seguidos de cada vez e deixe-o esfriar o suficiente antes
de prosseguir.

Nunca introduza os dedos ou algum objeto dentro do tubo de alimentação com a centrífuga em funcionamento. Apenas o pilão deve ser usado para esse fim. A trava de segurança só deve ser aberta depois de se desligar a Centrífuga e quando o filtro parar de rodar.

Não retire o recipiente da polpa com a Centrífuga funcionando. Não toque nas pequenas lâminas da base do filtro. Ao final da operação do produto desligue o aparelho e retire o plugue da tomada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...