Mito ou Verdade: Acordar com despertador faz mal?

Dormir cedo é essencial para acordar se sentindo bem e ter dias melhores. Para quem estudo ou trabalha cedo é muito difícil acordar sem o despertador. O sono está ligado a uma série de benefícios à saúde e várias funções de manutenção do organismo estão relacionadas aos ciclos do sono.

A memorização de informações aprendidas durante o dia é realizada com o sono mais profundo. O metabolismo, a digestão e a regulação hormonal também precisam do descanso para ser normalizados.  E com um sono regular temos a redução das chances de desenvolvimento de tumores.

O sono se divide em NREM (Movimento não rápido dos olhos) e REM (Movimento rápido dos olhos). Além disso, o primeiro possui quatro subdivisões. No estágio inicial do sono NREM ainda estamos muito próximos ao estado de vigília.

Logo em seguida vem o segundo estágio, que já representa uma dormência, mas não em estados profundos. Chegando ao terceiro ponto do sono NREM, ficamos menos suscetíveis a despertar. O que diferencia esse momento do quarto estágio é a dificuldade de acordar por estímulos externos (que fica ainda maior), pois o quarto período NREM é o que chamamos de “sono profundo”.

Depois dessa fase, voltamos ao terceiro estágio e então partimos para o REM. É nesse momento que costumamos sonhar, temos intensa atividade cerebral e também separamos os fatos comuns dos importantes, para que o cérebro consiga realizar a fixação dos itens mais necessários na região do córtex, responsável pela “memória definitiva”.

É como se nosso sistema nervoso gravasse no HD o que durante o dia ficou apenas na memória RAM. Os equipamentos, como o despertador, podem interromper os ciclos do sono, o que não é nada saudável. Acordar no meio de um ciclo pode causar taquicardia, além de gerar uma mudança muito abrupta na atividade cerebral.

Então, respondendo a pergunta do título do post, acordar com o despertador faz mal a saúde. Indo dormir cedo, as chances dos ciclos do sono serem interrompidos são menores. Para você se acostumar a acordar sem o despertador vá dormir com bastante antecedência e coloque o despertador um pouco mais tarde.

Não coma nada pesado antes de dormir e não beba líquidos para não precisar levantar no meio da noite para usar o banheiro.

Fonte: algomaisinteressante.blogspot.com

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...