Conheça as causas, sintomas e tratamentos contra a celulite

A celulite é uma afecção benigna e crônica, caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando um aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços. É reconhecida com facilidade e não tem cura. Ocorre em mulheres magras e gordas. É uma das patologias mais comuns no sexo feminino.
Afeta 95% das mulheres, comprometendo coxas e nádegas, sendo considerada antiestética. Além da aparência a celulite traz outros incômodos, a temperatura corporal é mais fria onde há celulite, há uma piora da celulite na gravidez e antes da menstruação.
Tomar líquidos (água, sucos,) também ajudam no tratamento da celulite. A quem diga que a lipoaspiração elimine a celulite e que os refrigerantes diet causam a celulite, isso é mentira.

Causas da celulite
O aparecimento da celulite depende de vários fatores:
  • Predisposição genética familiar,
  • Fatores hormonais,
  • Alimentação
  • Vida sedentária.
  • má circulação sanguínea

Fatores Agravantes
  • Alimentação inadequada
  • Sedentarismo
  • Transtornos ortopédicos
  • Lordose exagerada
  • Disfunção hepática
  • Disfunção gastrointestinal
  • Bebidas alcoólicas
  • Pílulas anticoncepcionais
  • Cigarro
  • Obesidade
  • Excesso de sal
  • Estresse

 

Diagnóstico da celulite

Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
O médico que realiza a avaliação da celulite é geralmente o dermatologista. E seu diagnóstico é dividido em graus, que quando tratada no início dos sinais, poderá responder muito bem ao tratamento.
  • Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
  • Grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
  • Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
  • Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.
Ela também é diferenciada pelo efeito que causa a pele, tais como:
Pele de Laranja: corresponde aos poros foliculares pilosos cercados por zonas edematizadas. Essa zona deprimida é a pele normal ( covinhas), zona elevada que está alterada.
Pele acolchoada (capitonné): a superfície está " coberta" por " covinhas" cercadas por zonas elevadas, apresentando um aspecto de lóbulos ou cordões de consistência suave.
A roupa apertada não provoca celulite . Quando existe celulite, a roupa apertada comprime os vasos, prejudicando a circulação na região e piorando a celulite. É importante também não confundir celulite com gordura localizada. As duas alteram o visual do corpo na barriga, culotes, abdome, nádegas e parte interna do joelho. Como diz o nome, gordura localizada , pois é um aumento do tecido adiposo e a celulite é uma alteração crônica no funcionamento das células de gorduras, envolvendo outros mecanismos supracitados.

Na medicina
O termo celulite é usado para descrever infecção do tecido celular sub-cutâneo da pele. Esta infecção pode ser causada pela flora da pele ou bactérias exógenas, e ocorre geralmente onde a pele tenha previamente sido lesada (porta de entrada): cortes, queimaduras, picadas de insecto, feridas cirúrgicas, entre outras. As zonas da pele mais comumente afetadas são a face e a perna, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo. É caracterizada por dor localizada, edema (inchaço), eritema (vermelhidão) e calor. 

Tratamentos
Diversas formas de tratamento são propagandeadas como eficazes para a celulite, mas poucas apresentam resultados consistentes e com base científica. Dentre os tratamentos considerados eficazes estão:
  • Redução de peso por meio de alimentação saudável e vida ativa.
  • Terapias com lasers, acupuntura, radio-frequência e infravermelho. Em conjunto ou separadamente estes tratamentos mostraram-se efetivos contra a celulite.
Inicialmente, deve-se fazer uma avaliação clínica detalhada, para se poder optar pelo método de tratamento mais adequado, as mais recomendadas são:
Mesoterapia: Procedimento médico pelo qual se injeta um fármaco (substância em pequenas doses, com agulhas muito curtas, nos locais onde se deseja tratar.
Drenagem Linfática: é uma massagem leve e estimuladora dos vasos linfáticos, provocando a desintoxicação. Ela pode ser manual ou por aparelhos (endermologia,dermotonia).
Subincisão: é um método cirúrgico sob anestesia local, realizado com o auxílio de uma agulha especial.
Ultra-som: são vibrações sonoras que ajudam a eliminar a gordura.
Laser: específico para tratamento de celulite.
Eletroporação: tratamento não-injetável, que permite a penetração de medicação em camadas profundas da pele, sem dor, e com excelentes resultados.

Para celulite com flacidez
O relevo do bumbum e das pernas pode ficar mais irregular se eles estiverem flácidos. Por causa da gravidade, a região sem tonicidade ganha um aspecto drapeado quando ficamos em pé. Você tem certeza de que se trata de falta de firmeza quando puxa a pele do quadril para cima e os furinhos desaparecem. Aposte em:

Velashape
É o atual queridinho dos dermatologistas, pois une no mesmo equipamento três tecnologias: radiofrequência, raios infravermelhos e manipulação mecânica. As duas primeiras agem na flacidez (uma de forma mais profunda e a outra superficialmente). A massagem é feita por rolos de sucção que melhoram a circulação, diminuindo o inchaço. Estudo apresentado pelo dermatologista espanhol Iñigo de Felipe comparou três grupos de mulheres: um fez apenas o tratamento estético com esse aparelho, o segundo seguiu uma dieta e praticou exercícios e o terceiro combinou cardápio equilibrado, atividade física e tratamento estético. O último grupo mostrou a melhor porcentagem de perda de peso, além de maior satisfação com o resultado. Isso quer dizer que o efeito do tratamento estético é potencializado quando a paciente segue um estilo de vida saudável.

Radiofrequência
Existem dois aparelhos com essa tecnologia, o Accent e o Thermacool. Ambos agem de maneira similar, pois são capazes de tencionar as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. “Funciona muito bem para levantar o bumbum". Além disso, quando a pele está menos flácida, ela forma uma barreira que consegue conter melhor as ondulações formadas pelo depósito de gordura.

Carboxiterapia
Ela está na maioria das clínicas com o apelo de romper as células de gordura que agravam o aspecto da celulite. Falta unanimidade científica sobre esse efeito. Entretanto, há evidências de que a carboxiterapia age sobre a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme. Esse benefício, por si só, justifica o tratamento da celulite associada à flacidez. O gás carbônico que é injetado sob a pele através de uma agulha estimula a formação de colágeno. Ele, por sua vez, aumenta a firmeza da camada superficial da pele.

Para celulite com gordura localizada
Quando as células de gordura aumentam de volume, elas se amontoam. Logo, a ondulação na pele fica mais evidente nas áreas com maior foco de gordurinhas, como o culote e a pochete na barriga. Nos casos mais graves, o aspecto é de um acolchoado. Aposte em:

Injeções antigordura: Após o lipostabil a substância que foi uma sensação há alguns anos – ser proibido, um novo ativo está sendo usado para romper as células de gordura. O desoxicolato de sódio foi escolhido depois de ser aplicado, com sucesso, para tratar pacientes com aids que apresentavam uma alteração na distribuição da gordura pelo corpo (uma reação aos medicamentos). O estudo mostrou bons resultados sem impactar os níveis de gordura no sangue dos voluntários. A mesma pesquisa demonstra que o procedimento pode funcionar para pequenos focos aplicado gordurinha localizada, mas nunca para quem está acima do peso. Tem mais: está provado que as injeções antigordura dão resultados melhores na região do abdômen do que nos quadris.

Ultra-som focal: Ultrashape e Ultracontour são os dois equipamentos que oferecem a tecnologia de ultra-som focado, ou seja, que atinge um ponto específico. Eles prometem detonar a gordurinha localizada sem dor, o que rendeu à técnica o apelido de lipo sem cortes. Na verdade, o procedimento ainda é polêmico. Alguns dermatologistas acreditam, sim, que as ondas são capazes de chegar à camada em que se localizam as células de gordura para rompê-las e, assim, dar um contorno corporal mais bonito. Outros deve se essa gordura liberada seria realmente eliminada pelas fezes e urina e, pior, se não causaria prejuízo à saúde, aumentando os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Mas todos os especialistas são unânimes em relação ao perfil da candidata: a mulher não deve estar acima do peso. Outra desvantagem: o preço pode ultrapassar os mil reais por sessão (são três ao todo) por área tratada assim como nós, mulheres, a celulite também é complexa. Por isso, aposte em tratamentos que combinem mais de uma técnica. O objetivo? Atacar o problema em diversas frentes.

Para celulite com dor e inchaço
Como da de casca de laranja (grau mais leve) ou queijo cottage (moderado), o quadro vem acompanhado por dor e sensação de peso nas pernas. A retenção líquida pode piorar na TPM por causa da ação dos hormônios, comprimindo ainda mais os vasos e piorando a aparência da pele. Aposte em:
Carboxiterapia: Apesar de não existir a comprovação científica de que o gás carbônico injetado dentro da pele rompe as células de gordura, é fato que as pacientes sentem uma melhora com o tratamento. Provavelmente porque o método melhora a oxigenação dos tecidos e, por tabela, a circulação sanguínea. Isso ajuda a nutrir melhor as células e faz uma espécie de drenagem linfática, diminuindo o inchaço e, por consequência, a celulite associada à retenção líquida.

Endermologia: C
om equipamentos de diversos nomes (Dhermia, Dermosux, Silhouette), a técnica tem um fundamento único: o cabeçote da máquina faz movimentos de sucção e rolamento da pele. Essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo e, assim, ajuda o organismo a liberar melhor as toxinas pelo sistema linfático. Alguns dermatologistas, entretanto, alertam para o risco de o vácuo aumentar a flacidez da pele. Quem já apresenta essa predisposição deve evitar a técnica.

Para celulite com depressões profundas
As pernas apresentam poucas lesões (de uma a quatro em média) com bastante profundidade. Esse tipo de furinho costuma deformar o relevo da pele, tracionando-a para baixo, como se fosse uma cicatriz. Aposte em:
Subcisão: Com uma agulha-bisturi, o médico corta as traves subcutâneas, que puxam a pele para baixo e formam aquela depressão mais acentuada. Quando essas pontes são rompidas, a pele tende a recuperar o relevo plano. A microcirurgia deve ser feita sob anestesia local e os hematomas que costumam aparecer após o procedimento desaparecem em até uma semana.

Preenchimento: C
om ácido hialurônico, a mesma substância usada para aumentar o volume dos lábios, dá para “rechear” as depressões mais profundas da celulite. O preenchimento é temporário – dura de três a seis meses – e pode complementar o tratamento acima: se mesmo com a subcisão sobrarem furinhos, o médico lança mão do preenchimento, já que é bem menos invasivo (só demanda uma picada).



O que esperar dos cremes?
Os cosméticos anticelulite deram um salto. “As novas tecnologias presentes nesse tipo de formulação garantem uma absorção melhor e mais rápida, maior estabilidade aos princípios ativos e ótima cosmética – ou seja, são livres de óleo, fáceis de espalhar e contam com aroma e toque agradável, fatores fundamentais para a mulher passar o creme todos os dias. Alguns contam também com partículas peroladas, que causam um efeito luminoso, que disfarça as depressões. Mas, mesmo com todo esse avanço, não dá para dizer que um cosmético vai resolver toda a complexidade da celulite. Por isso, vale rever a sua expectativa quando gasta (muito!) dinheiro naquele último lançamento – nenhum vai emagrecer você, mas apenas ajudar a melhorar a textura e o relevo superficial da pele. Normalmente, os cosméticos funcionam para o tratamento de graus iniciais, aqueles com aspecto de casca de laranja bem leve, e agem como um coadjuvante aos procedimentos estéticos nos casos graves.
Cinco cremes prometem melhorar o aspecto de casca de laranja, típico da celulite. Eles contêm ativos consagrados para melhorar a textura da pele e são gostosos de usar :

1. My Silhouette, Nivea -
Conta com dois ativos para melhorar o contorno corporal: chá branco para limitar o armazenamento de gordura nas células e extrato de anis para melhorar o colágeno.
2. Retinol Anti- Celulite, Roc - Enquanto a cafeína age na quebra das células de gordura, o retinol estimula a formação de colágeno, diminuindo o relevo da pele. A embalagem de alumínio preserva os ativos.

3. FitGel, Vive Cosmétique -
A cafeína ajuda na quebra das células de gordura. O mentol e a cânfora resfriam a pele e prometem reduzir medidas.

4. Cellu/Reverse, Elancyl -
A xantoxilina é uma nova substância que impede o estoque e estimula a quebra das células de gordura. Entre outros ativos: cafeína (atua nas células de gordura), ureia (hidratante), HMC (antiflacidez) e pilosella (ação drenante).
5. Corporal Care Cellu-Attack, Atache - Tem cafeína e L-carnitina. A tampa funciona como um massageador, o que melhora a absorção do creme.


Segue algumas receitinhas caseiras para acabar com as terríveis celulites:
1° - Você vai precisar de 20g de argila verde de uso doméstico, 7 gotas de óleo essencial de menta, Água mineral.
Misture a argila e o óleo essencial com a água, numa quantidade suficiente para formar uma pasta espessa. Espalhe a massa sobre o abdómen, braços, coxas e nádegas. Deixe atuar durante 30 minutos. Retire com água. Use a máscara duas vezes por semana.
Acabar com a celulite nunca é uma tarefa fácil, requer algum empenho, consistência e persistência. Esta receita caseira para a celulite terá de ser complementada com uma alimentação cuidada, ingestão adequada de água e algum exercício físico. A celulite é o resultado de alguns maus hábitos e o tratamento terá obrigatoriamente de passar também pelo reajuste dos hábitos menos adequados para que a celulite desapareça de vez e não volte a incomodar.

2° - Você vai precisar de 1 bucha vegetal, 1 creme anticelulite, Filme plástico. 
No banho, esfolie o local (com a bucha) para ativar a circulação. Em seguida, aplique o creme anticelulite e massageie. Enrole a região com o filme plástico e aguarde por 30 minutos.

3° - Você vai precisar de ½ litro de azeite de oliva extra virgem, 5 colheres de (sopa) de alecrim fresco.
Coloque o azeite e o alecrim dentro de vidro limpo e seco, de modo que o óleo cubra toda a erva. Tampe e guarde. Após uma semana, use diariamente esse concentrado, espalhando no corpo na área afetada após o banho massageando em movimentos circulares. Retire apenas o excesso com uma toalha.

4° - Creme Redutor
Ingredientes:
*Extrato alcoólico de hortelã
*Extrato alcoólico de centella
*Álcool de cereias
*2 tabletes de cânfora
*2 colheres de chá de creme de leite grosso
Modo de Preparo:
Coloque a mesma quantidade do extrato de hortelã e do extrato de centella ,com a mesma quantidade do álcool de cereais dentro de um vidro escuro em seguida coloque em descanso longe da claridade e deixe em repouso por quatro dias essa infusão. Depois de quatro dias filtre a mistura. Dilua os tabletes de cânfora nos extratos e acrescente o creme de leite. Misture levemente
Modo de Usar:
Aplique o creme nos locais afetados pela celulite, fazendo movimentos circulares. A aplicação do creme deve ser feita 2 vezes ao dia, de preferência após o banho.

4° -    Sabonete
Ingredientes:
1 kg de base glicerinada branca
20 ml de extrato glicólico de centella asiática
20 ml de extrato glicólico de castanha da índia
50 ml de essência de algas azuis
3 colheres (sopa) de microesferas esfoliantes laranja
Modo de Fazer:
Corte a glicerina em pedaços pequenos. Coloque-a em uma vasilha refratária de vidro eleve ao micro-ondas por aproximadamente 1 minuto e 30 segundos ou até que ela fique completamente derretida. Espere até que a temperatura chegue a 40º (temperatura de um banho quente) e adicione a essência de algas azuis.
Misture os extratos glicólicos e adicione as microesferas de laranja esfoliantes. Misture novamente. Se formar ‘nata’, borrife álcool de cereais (o álcool desmancha a nata e evapora rapidamente, não fazendo mal nenhum à pele). Despeje o preparado em formas de sabonete e desenforme quando secar.

5° - Suco
Ingredientes:
1 colher (sopa) de germe de trigo
1/2 pepino com casca
1/2 maçã pequena com casca
1 morango
½ cenoura
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.Faça esse suco 4 x na semana e tome pela manhã sem adição de açúcar.

Máscara
Ingredientes:
02-xícaras(chá)de carqueja(seco ou natural)
04-colheres(sopa)de gesso fino
01-colher(sopa)de pedra hume em pó
02-copos de água filtrada
01-colher(chá)de sal
Modo de Preparo:
Bata a carqueja no liquidificador com água. Pegue uma vasilha e ponha o gesso fino e o sal. Por ultimo adicionar o suco da carqueja e misturar bem.

Modo de Usar:

Limpe área afetada e aplicar a máscara. Deixar  por 40 minutos. Retirar com água fria. Aplicar está máscara 03 vezes por semana
7° - Você vai precisar de 100 ml de óleo de semente de uva, 3 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 gotas de óleo essencial de lavanda.
Misture todos os  óleos e faça uma massagem circular na área onde esta localizada a celulite: dê pancadas com a mão em concha nas partes afetadas. Faça diariamente essa aplicação ajudará ativar a circulação.

Nenhum comentário:

id='comment-post-message'>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...